O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellini, Nerynei Meira Carneiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alcova, Paulo Sérgio Aguera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual André Seugling em Cornélio Procópio, estado do Paraná, com foco na implementação de produção didático-pedagógica do ensino da língua espanhola por meio do blog. Observou-se o desempenho dos alunos na socialização e reconstrução do conhecimento prévio em científico, de forma a gerar apropriação e mudanças dos significados na prática social. A aplicação da estratégia e ações de ensino levou ao desenvolvimento de diversas atividades práticas, por meio das quais os alunos analisaram criticamente um autêntico texto sobre a utilização pedagógica do blog. Constatou-se que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em sala de aula, gerou ações dinâmicas de pesquisas e traduções dos falsos amigos, leituras de diversos gêneros e suportes, como: artigo de opinião, histórias em quadrinhos, tiras, figuras, letras de músicas. Na sequência, os estudantes produziram tiras cujas falas dos personagens traziam falsos cognatos. O uso da rede social virtual resultou em socialização das atividades nos fóruns onde os alunos interagiram e trocaram opiniões.
id UENP-2_bdd94c7148446f067ce6ac6e58b50be8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/94
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André SeuglingLíngua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog.Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual André Seugling em Cornélio Procópio, estado do Paraná, com foco na implementação de produção didático-pedagógica do ensino da língua espanhola por meio do blog. Observou-se o desempenho dos alunos na socialização e reconstrução do conhecimento prévio em científico, de forma a gerar apropriação e mudanças dos significados na prática social. A aplicação da estratégia e ações de ensino levou ao desenvolvimento de diversas atividades práticas, por meio das quais os alunos analisaram criticamente um autêntico texto sobre a utilização pedagógica do blog. Constatou-se que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em sala de aula, gerou ações dinâmicas de pesquisas e traduções dos falsos amigos, leituras de diversos gêneros e suportes, como: artigo de opinião, histórias em quadrinhos, tiras, figuras, letras de músicas. Na sequência, os estudantes produziram tiras cujas falas dos personagens traziam falsos cognatos. O uso da rede social virtual resultou em socialização das atividades nos fóruns onde os alunos interagiram e trocaram opiniões.Claraboia2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94Claraboia; n. 6 (2016): linguística; 89-982357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94/pdfCopyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBellini, Nerynei Meira CarneiroAlcova, Paulo Sérgio Aguera2022-08-12T17:34:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/94Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:34:45Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
title O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
spellingShingle O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
Bellini, Nerynei Meira Carneiro
Língua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog.
title_short O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
title_full O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
title_fullStr O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
title_full_unstemmed O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
title_sort O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
author Bellini, Nerynei Meira Carneiro
author_facet Bellini, Nerynei Meira Carneiro
Alcova, Paulo Sérgio Aguera
author_role author
author2 Alcova, Paulo Sérgio Aguera
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellini, Nerynei Meira Carneiro
Alcova, Paulo Sérgio Aguera
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog.
topic Língua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog.
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual André Seugling em Cornélio Procópio, estado do Paraná, com foco na implementação de produção didático-pedagógica do ensino da língua espanhola por meio do blog. Observou-se o desempenho dos alunos na socialização e reconstrução do conhecimento prévio em científico, de forma a gerar apropriação e mudanças dos significados na prática social. A aplicação da estratégia e ações de ensino levou ao desenvolvimento de diversas atividades práticas, por meio das quais os alunos analisaram criticamente um autêntico texto sobre a utilização pedagógica do blog. Constatou-se que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em sala de aula, gerou ações dinâmicas de pesquisas e traduções dos falsos amigos, leituras de diversos gêneros e suportes, como: artigo de opinião, histórias em quadrinhos, tiras, figuras, letras de músicas. Na sequência, os estudantes produziram tiras cujas falas dos personagens traziam falsos cognatos. O uso da rede social virtual resultou em socialização das atividades nos fóruns onde os alunos interagiram e trocaram opiniões.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 6 (2016): linguística; 89-98
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421959413760