O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual André Seugling em Cornélio Procópio, estado do Paraná, com foco na implementação de produção didático-pedagógica do ensino da língua espanhola por meio do blog. Observou-se o desempenho dos alunos na socialização e reconstrução do conhecimento prévio em científico, de forma a gerar apropriação e mudanças dos significados na prática social. A aplicação da estratégia e ações de ensino levou ao desenvolvimento de diversas atividades práticas, por meio das quais os alunos analisaram criticamente um autêntico texto sobre a utilização pedagógica do blog. Constatou-se que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em sala de aula, gerou ações dinâmicas de pesquisas e traduções dos falsos amigos, leituras de diversos gêneros e suportes, como: artigo de opinião, histórias em quadrinhos, tiras, figuras, letras de músicas. Na sequência, os estudantes produziram tiras cujas falas dos personagens traziam falsos cognatos. O uso da rede social virtual resultou em socialização das atividades nos fóruns onde os alunos interagiram e trocaram opiniões. |
id |
UENP-2_bdd94c7148446f067ce6ac6e58b50be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/94 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André SeuglingLíngua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog.Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual André Seugling em Cornélio Procópio, estado do Paraná, com foco na implementação de produção didático-pedagógica do ensino da língua espanhola por meio do blog. Observou-se o desempenho dos alunos na socialização e reconstrução do conhecimento prévio em científico, de forma a gerar apropriação e mudanças dos significados na prática social. A aplicação da estratégia e ações de ensino levou ao desenvolvimento de diversas atividades práticas, por meio das quais os alunos analisaram criticamente um autêntico texto sobre a utilização pedagógica do blog. Constatou-se que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em sala de aula, gerou ações dinâmicas de pesquisas e traduções dos falsos amigos, leituras de diversos gêneros e suportes, como: artigo de opinião, histórias em quadrinhos, tiras, figuras, letras de músicas. Na sequência, os estudantes produziram tiras cujas falas dos personagens traziam falsos cognatos. O uso da rede social virtual resultou em socialização das atividades nos fóruns onde os alunos interagiram e trocaram opiniões.Claraboia2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94Claraboia; n. 6 (2016): linguística; 89-982357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94/pdfCopyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBellini, Nerynei Meira CarneiroAlcova, Paulo Sérgio Aguera2022-08-12T17:34:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/94Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:34:45Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling |
title |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling |
spellingShingle |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling Bellini, Nerynei Meira Carneiro Língua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog. |
title_short |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling |
title_full |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling |
title_fullStr |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling |
title_full_unstemmed |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling |
title_sort |
O uso do blog nas aulas de espanhol: experiência no Colégio Estadual André Seugling |
author |
Bellini, Nerynei Meira Carneiro |
author_facet |
Bellini, Nerynei Meira Carneiro Alcova, Paulo Sérgio Aguera |
author_role |
author |
author2 |
Alcova, Paulo Sérgio Aguera |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bellini, Nerynei Meira Carneiro Alcova, Paulo Sérgio Aguera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog. |
topic |
Língua Espanhola. Ensino. Produção. Didático-pedagógica. Blog. |
description |
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual André Seugling em Cornélio Procópio, estado do Paraná, com foco na implementação de produção didático-pedagógica do ensino da língua espanhola por meio do blog. Observou-se o desempenho dos alunos na socialização e reconstrução do conhecimento prévio em científico, de forma a gerar apropriação e mudanças dos significados na prática social. A aplicação da estratégia e ações de ensino levou ao desenvolvimento de diversas atividades práticas, por meio das quais os alunos analisaram criticamente um autêntico texto sobre a utilização pedagógica do blog. Constatou-se que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em sala de aula, gerou ações dinâmicas de pesquisas e traduções dos falsos amigos, leituras de diversos gêneros e suportes, como: artigo de opinião, histórias em quadrinhos, tiras, figuras, letras de músicas. Na sequência, os estudantes produziram tiras cujas falas dos personagens traziam falsos cognatos. O uso da rede social virtual resultou em socialização das atividades nos fóruns onde os alunos interagiram e trocaram opiniões. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/94/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 6 (2016): linguística; 89-98 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317421959413760 |