A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Isabel Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6364
Resumo: O presente relatório expõe o trabalho realizado no âmbito da minha prática de ensino supervisionada no 3º Ciclo do Ensino Básico, no ensino do espanhol língua estrangeira, neste âmbito desenvolvi um projeto de investigação cujo tema é: “A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira”. O principal objetivo do meu estudo é verificar a eficácia do uso de um meio alternativo (blogue) como ferramenta de aprendizagem ao auxílio de uma língua estrangeira. O público-alvo foi uma turma de 9º ano, nível 3 (B1) e outra de 7º ano, nível 1 (A1), de uma escola da cidade de Vila Real. Ao longo da Relatório Dissertativo serão apresentados os métodos utilizados para a realização do estudo, assim como os resultados obtidos e a sua conclusão. Para que o projeto fosse viável foi elaborado um blogue, pensado no trabalho com os alunos das duas turmas envolvidas e em sintonia com as unidades didáticas trabalhadas com cada grupo. O objetivo principal foi motivá-los a visitar o blogue, a explorar o espaço e a aproveitar o material que lá foi colocado para apoio ao seu estudo. Num primeiro momento, foi apresentado o blogue, assim como a primeira atividade. Foram definidas estratégias e atividades para ir ao encontro deste projeto e foram programadas e incluídas nas respetivas planificações das atividades letivas no âmbito do Estágio. A visita ao blogue e a participação teriam de ser voluntárias e não obrigatórias, para uma melhor análise do objetivo final. Ao longo de todas as aulas era pedido aos alunos que dessem algum feedback e que confirmassem a sua participação no blogue. Num segundo momento, que coincidiu com a conclusão das atividades letivas compreendidas no período de estágio, foi aplicado um questionário para proceder ao levantamento do tipo de material informático que os alunos possuem, a utilidade que deram ao blogue e a respetiva avaliação. Também foram inquiridos professores de línguas estrangeiras com o objetivo de fazer um levantamento dos hábitos de uso das TIC na realização das suas aulas. Finalmente, foram analisados e tratados os dados obtidos e retirada a conclusão do estudo em questão.
id RCAP_f3b12f5a842b72b8cb897e9b6f5f727c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeiraLíngua espanholaEnsino/aprendizagemWebBlogueO presente relatório expõe o trabalho realizado no âmbito da minha prática de ensino supervisionada no 3º Ciclo do Ensino Básico, no ensino do espanhol língua estrangeira, neste âmbito desenvolvi um projeto de investigação cujo tema é: “A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira”. O principal objetivo do meu estudo é verificar a eficácia do uso de um meio alternativo (blogue) como ferramenta de aprendizagem ao auxílio de uma língua estrangeira. O público-alvo foi uma turma de 9º ano, nível 3 (B1) e outra de 7º ano, nível 1 (A1), de uma escola da cidade de Vila Real. Ao longo da Relatório Dissertativo serão apresentados os métodos utilizados para a realização do estudo, assim como os resultados obtidos e a sua conclusão. Para que o projeto fosse viável foi elaborado um blogue, pensado no trabalho com os alunos das duas turmas envolvidas e em sintonia com as unidades didáticas trabalhadas com cada grupo. O objetivo principal foi motivá-los a visitar o blogue, a explorar o espaço e a aproveitar o material que lá foi colocado para apoio ao seu estudo. Num primeiro momento, foi apresentado o blogue, assim como a primeira atividade. Foram definidas estratégias e atividades para ir ao encontro deste projeto e foram programadas e incluídas nas respetivas planificações das atividades letivas no âmbito do Estágio. A visita ao blogue e a participação teriam de ser voluntárias e não obrigatórias, para uma melhor análise do objetivo final. Ao longo de todas as aulas era pedido aos alunos que dessem algum feedback e que confirmassem a sua participação no blogue. Num segundo momento, que coincidiu com a conclusão das atividades letivas compreendidas no período de estágio, foi aplicado um questionário para proceder ao levantamento do tipo de material informático que os alunos possuem, a utilidade que deram ao blogue e a respetiva avaliação. Também foram inquiridos professores de línguas estrangeiras com o objetivo de fazer um levantamento dos hábitos de uso das TIC na realização das suas aulas. Finalmente, foram analisados e tratados os dados obtidos e retirada a conclusão do estudo em questão.This report details the work carried out in the scope of my investigative project entitled “The utilization of a blog as an educational resource used in teaching the Spanish language” The main objective of my study was to verify the effectiveness of using an alternate method (a blog), as a learning tool aiding in teaching a foreign language. The target audience were 2 classes from the city of Vila Real : a 9th grade , level 3 (B1) class and a 7th grade level 1 (A1) class. During this dissertation, the methods employed during this study, their obtained results and the resulting conclusion will be presented. To make this project viable, a blog was prepared, which took into consideration the student’s work in both classrooms and was tuned with didactical units which worked in each group. The main objective was to motivate them to visit the blog, explore it and take full advantage of the resources therein to aid in their study. First, a simple blog was submitted with an initial activity. Strategies and activities to meet this project’s needs were programmed and included in its respective planning. A visit and participation in the blog would need to be voluntary and not mandatory to permit a better analysis of the final result. During all the classes, students were requested to give feedback and to confirm their participation on the blog. Second, coinciding with the conclusion of the educational activities, a questionnaire was handed out to evaluate what kind of computer related material the students had, how useful they considered the blog and how they would rate it. Teachers were also questioned with the intent of discovering the extent of their use of computer and information technologies in the classroom. Lastly, the data was analyzed and processed and a conclusion was drawn in regards to said study.2016-08-19T10:11:37Z2016-08-19T00:00:00Z2016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6364porMarques, Maria Isabel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:25Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:43.255837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
title A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
spellingShingle A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
Marques, Maria Isabel Oliveira
Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Web
Blogue
title_short A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
title_full A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
title_fullStr A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
title_full_unstemmed A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
title_sort A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira
author Marques, Maria Isabel Oliveira
author_facet Marques, Maria Isabel Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Isabel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Web
Blogue
topic Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Web
Blogue
description O presente relatório expõe o trabalho realizado no âmbito da minha prática de ensino supervisionada no 3º Ciclo do Ensino Básico, no ensino do espanhol língua estrangeira, neste âmbito desenvolvi um projeto de investigação cujo tema é: “A utilização do blogue como recurso educativo no ensino do espanhol língua estrangeira”. O principal objetivo do meu estudo é verificar a eficácia do uso de um meio alternativo (blogue) como ferramenta de aprendizagem ao auxílio de uma língua estrangeira. O público-alvo foi uma turma de 9º ano, nível 3 (B1) e outra de 7º ano, nível 1 (A1), de uma escola da cidade de Vila Real. Ao longo da Relatório Dissertativo serão apresentados os métodos utilizados para a realização do estudo, assim como os resultados obtidos e a sua conclusão. Para que o projeto fosse viável foi elaborado um blogue, pensado no trabalho com os alunos das duas turmas envolvidas e em sintonia com as unidades didáticas trabalhadas com cada grupo. O objetivo principal foi motivá-los a visitar o blogue, a explorar o espaço e a aproveitar o material que lá foi colocado para apoio ao seu estudo. Num primeiro momento, foi apresentado o blogue, assim como a primeira atividade. Foram definidas estratégias e atividades para ir ao encontro deste projeto e foram programadas e incluídas nas respetivas planificações das atividades letivas no âmbito do Estágio. A visita ao blogue e a participação teriam de ser voluntárias e não obrigatórias, para uma melhor análise do objetivo final. Ao longo de todas as aulas era pedido aos alunos que dessem algum feedback e que confirmassem a sua participação no blogue. Num segundo momento, que coincidiu com a conclusão das atividades letivas compreendidas no período de estágio, foi aplicado um questionário para proceder ao levantamento do tipo de material informático que os alunos possuem, a utilidade que deram ao blogue e a respetiva avaliação. Também foram inquiridos professores de línguas estrangeiras com o objetivo de fazer um levantamento dos hábitos de uso das TIC na realização das suas aulas. Finalmente, foram analisados e tratados os dados obtidos e retirada a conclusão do estudo em questão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19T10:11:37Z
2016-08-19T00:00:00Z
2016-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6364
url http://hdl.handle.net/10348/6364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137080547213312