Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, André Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/177
Resumo: Em geral, a argumentação em favor do estatuto de língua natural das línguas sinalizadas se concentra na demonstração de que elas se assemelham às línguas faladas do ponto de vista estrutural. Dessa forma, ignoram-se ou deixam-se em segundo plano outros aspectos que esses dois tipos de línguas compartilham entre si como, por exemplo, a variação decorrente de fatores intra e extra-linguísticos. O presente artigo apresenta um panorama dos estudos sociolinguísticos realizados sobre diferentes línguas de sinais e, com base nele e na análise dos poucos trabalhos nessa área encontrados sobre a libras, objetiva sugerir linhas de investigação futura. Para atingir esse objetivo, primeiramente, sumarizam-se trabalhos que tratam da variação resultante do contato tanto entre línguas de sinais e línguas orais, quanto entre diferentes línguas sinalizadas. Subsequentemente, sintetizam-se pesquisas que analisaram a variação sociolinguística em línguas de sinais, manifesta em seus diferentes níveis estruturais. O artigo ainda inclui uma breve revisão de trabalhos sobre alguns mecanismos, com variados graus de intervenção externa, que, em resposta à variação, podem levar à constituição de uma norma padrão.
id UENP-2_c2658be2c243c87281d10368dd381ec9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/177
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadasLínguas de sinais. Contato linguístico. Variação sociolinguística. Padronização. Libras.Em geral, a argumentação em favor do estatuto de língua natural das línguas sinalizadas se concentra na demonstração de que elas se assemelham às línguas faladas do ponto de vista estrutural. Dessa forma, ignoram-se ou deixam-se em segundo plano outros aspectos que esses dois tipos de línguas compartilham entre si como, por exemplo, a variação decorrente de fatores intra e extra-linguísticos. O presente artigo apresenta um panorama dos estudos sociolinguísticos realizados sobre diferentes línguas de sinais e, com base nele e na análise dos poucos trabalhos nessa área encontrados sobre a libras, objetiva sugerir linhas de investigação futura. Para atingir esse objetivo, primeiramente, sumarizam-se trabalhos que tratam da variação resultante do contato tanto entre línguas de sinais e línguas orais, quanto entre diferentes línguas sinalizadas. Subsequentemente, sintetizam-se pesquisas que analisaram a variação sociolinguística em línguas de sinais, manifesta em seus diferentes níveis estruturais. O artigo ainda inclui uma breve revisão de trabalhos sobre alguns mecanismos, com variados graus de intervenção externa, que, em resposta à variação, podem levar à constituição de uma norma padrão.Claraboia2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/177Claraboia; n. 12 (2019): linguística; 48-672357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/177/pdfCopyright (c) 2019 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, André Nogueira2022-08-12T17:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/177Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:51Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas
title Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas
spellingShingle Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas
Xavier, André Nogueira
Línguas de sinais. Contato linguístico. Variação sociolinguística. Padronização. Libras.
title_short Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas
title_full Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas
title_fullStr Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas
title_full_unstemmed Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas
title_sort Panorama da variação sociolinguística em línguas sinalizadas
author Xavier, André Nogueira
author_facet Xavier, André Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, André Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas de sinais. Contato linguístico. Variação sociolinguística. Padronização. Libras.
topic Línguas de sinais. Contato linguístico. Variação sociolinguística. Padronização. Libras.
description Em geral, a argumentação em favor do estatuto de língua natural das línguas sinalizadas se concentra na demonstração de que elas se assemelham às línguas faladas do ponto de vista estrutural. Dessa forma, ignoram-se ou deixam-se em segundo plano outros aspectos que esses dois tipos de línguas compartilham entre si como, por exemplo, a variação decorrente de fatores intra e extra-linguísticos. O presente artigo apresenta um panorama dos estudos sociolinguísticos realizados sobre diferentes línguas de sinais e, com base nele e na análise dos poucos trabalhos nessa área encontrados sobre a libras, objetiva sugerir linhas de investigação futura. Para atingir esse objetivo, primeiramente, sumarizam-se trabalhos que tratam da variação resultante do contato tanto entre línguas de sinais e línguas orais, quanto entre diferentes línguas sinalizadas. Subsequentemente, sintetizam-se pesquisas que analisaram a variação sociolinguística em línguas de sinais, manifesta em seus diferentes níveis estruturais. O artigo ainda inclui uma breve revisão de trabalhos sobre alguns mecanismos, com variados graus de intervenção externa, que, em resposta à variação, podem levar à constituição de uma norma padrão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/177
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/177/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 12 (2019): linguística; 48-67
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422370455552