(PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida Pereira, Fabiane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2107
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos e aspectos relacionados ao letramento e ao letramento acadêmico. Nesse sentido, buscamos promover o debate sobre as práticas de leitura e escritura que permeiam as relações sociais e o contexto escolar e universitário, apresentando, inclusive, um exemplo de projeto de letramento acadêmico. Assim, concluímos que os diferentes eventos e práticas de letramento desenvolvidos nas relações sociais, na escola e na universidade compõem o (per)curso de letramento dos sujeitos. Destacamos, ainda, a importância da escrita acadêmica para a constituição do sujeito-acadêmico-autor.
id UEPA-2_08a35ef28115cd725a6f81271275c98b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2107
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADELetramento. Letramento Acadêmico. Escrita Acadêmica.O presente artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos e aspectos relacionados ao letramento e ao letramento acadêmico. Nesse sentido, buscamos promover o debate sobre as práticas de leitura e escritura que permeiam as relações sociais e o contexto escolar e universitário, apresentando, inclusive, um exemplo de projeto de letramento acadêmico. Assim, concluímos que os diferentes eventos e práticas de letramento desenvolvidos nas relações sociais, na escola e na universidade compõem o (per)curso de letramento dos sujeitos. Destacamos, ainda, a importância da escrita acadêmica para a constituição do sujeito-acadêmico-autor.EDUEPA2019-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2107Revista Ribanceira; n. 13 (2018); 101-1232318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2107/1044Copyright (c) 2019 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Pereira, Fabiane2019-01-22T19:43:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2107Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2019-01-22T19:43:59Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE
title (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE
spellingShingle (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE
Aparecida Pereira, Fabiane
Letramento. Letramento Acadêmico. Escrita Acadêmica.
title_short (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE
title_full (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE
title_fullStr (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE
title_full_unstemmed (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE
title_sort (PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE
author Aparecida Pereira, Fabiane
author_facet Aparecida Pereira, Fabiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida Pereira, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento. Letramento Acadêmico. Escrita Acadêmica.
topic Letramento. Letramento Acadêmico. Escrita Acadêmica.
description O presente artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos e aspectos relacionados ao letramento e ao letramento acadêmico. Nesse sentido, buscamos promover o debate sobre as práticas de leitura e escritura que permeiam as relações sociais e o contexto escolar e universitário, apresentando, inclusive, um exemplo de projeto de letramento acadêmico. Assim, concluímos que os diferentes eventos e práticas de letramento desenvolvidos nas relações sociais, na escola e na universidade compõem o (per)curso de letramento dos sujeitos. Destacamos, ainda, a importância da escrita acadêmica para a constituição do sujeito-acadêmico-autor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2107
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2107/1044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; n. 13 (2018); 101-123
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079744532480