A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa dos Santos, Bruno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Apóstolo Campos, Ednalvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212
Resumo: Um livro didático de Língua Portuguesa acabou gerando grande polêmica quando propôs uma reflexão sobre a variação na concordância nominal de número em 2011. A grande mídia e a sociedade de um modo geral não viram a proposta com bons olhos, pois entenderam que o livro autorizava os estudantes a "falar errado". Mas o livro se baseou em teorias sólidas para as reflexões propostas. Considerando que as gramáticas escolares são, ao mesmo tempo, referências para os livros didáticos e eles mesmo material didático, buscamos saber como três gramáticas escolares que se dizem "reflexivas", que objetivam o domínio das variações linguísticas adequadas aos seus contextos de uso e que estão adequadas às exigências de cultura dos tempos atuais tratam sobre o tema hoje. Baseados na Sociolinguística (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), (BAGNO, 2007) (FARACO, 2008), concluímos que as três gramáticas escolares apenas seguem os preceitos de uma tradição gramatical prescritivista, o que, apesar de evitar qualquer polêmica social como o livro didático gerou em 2011, podem ser nocivas a aprendizagem, haja vista que refletir sobre a língua a partir de uma base científica é fundamental para uma educação linguística de qualidade, voltada para formação de leitores e escreventes críticos e competentes.
id UEPA-2_0dc1c42cea4d3078b1934840f252b817
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1212
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística EducacionalSociolinguística Educacional. Gramática Escolar. Concordância nominal de número.Um livro didático de Língua Portuguesa acabou gerando grande polêmica quando propôs uma reflexão sobre a variação na concordância nominal de número em 2011. A grande mídia e a sociedade de um modo geral não viram a proposta com bons olhos, pois entenderam que o livro autorizava os estudantes a "falar errado". Mas o livro se baseou em teorias sólidas para as reflexões propostas. Considerando que as gramáticas escolares são, ao mesmo tempo, referências para os livros didáticos e eles mesmo material didático, buscamos saber como três gramáticas escolares que se dizem "reflexivas", que objetivam o domínio das variações linguísticas adequadas aos seus contextos de uso e que estão adequadas às exigências de cultura dos tempos atuais tratam sobre o tema hoje. Baseados na Sociolinguística (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), (BAGNO, 2007) (FARACO, 2008), concluímos que as três gramáticas escolares apenas seguem os preceitos de uma tradição gramatical prescritivista, o que, apesar de evitar qualquer polêmica social como o livro didático gerou em 2011, podem ser nocivas a aprendizagem, haja vista que refletir sobre a língua a partir de uma base científica é fundamental para uma educação linguística de qualidade, voltada para formação de leitores e escreventes críticos e competentes.EDUEPA2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212Revista Ribanceira; n. 8 (2017); 199-2182318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212/741Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa dos Santos, BrunoApóstolo Campos, Ednalvo2017-08-18T22:52:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1212Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-08-18T22:52:36Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
title A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
spellingShingle A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
Sousa dos Santos, Bruno
Sociolinguística Educacional. Gramática Escolar. Concordância nominal de número.
title_short A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
title_full A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
title_fullStr A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
title_full_unstemmed A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
title_sort A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
author Sousa dos Santos, Bruno
author_facet Sousa dos Santos, Bruno
Apóstolo Campos, Ednalvo
author_role author
author2 Apóstolo Campos, Ednalvo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa dos Santos, Bruno
Apóstolo Campos, Ednalvo
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística Educacional. Gramática Escolar. Concordância nominal de número.
topic Sociolinguística Educacional. Gramática Escolar. Concordância nominal de número.
description Um livro didático de Língua Portuguesa acabou gerando grande polêmica quando propôs uma reflexão sobre a variação na concordância nominal de número em 2011. A grande mídia e a sociedade de um modo geral não viram a proposta com bons olhos, pois entenderam que o livro autorizava os estudantes a "falar errado". Mas o livro se baseou em teorias sólidas para as reflexões propostas. Considerando que as gramáticas escolares são, ao mesmo tempo, referências para os livros didáticos e eles mesmo material didático, buscamos saber como três gramáticas escolares que se dizem "reflexivas", que objetivam o domínio das variações linguísticas adequadas aos seus contextos de uso e que estão adequadas às exigências de cultura dos tempos atuais tratam sobre o tema hoje. Baseados na Sociolinguística (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), (BAGNO, 2007) (FARACO, 2008), concluímos que as três gramáticas escolares apenas seguem os preceitos de uma tradição gramatical prescritivista, o que, apesar de evitar qualquer polêmica social como o livro didático gerou em 2011, podem ser nocivas a aprendizagem, haja vista que refletir sobre a língua a partir de uma base científica é fundamental para uma educação linguística de qualidade, voltada para formação de leitores e escreventes críticos e competentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212/741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; n. 8 (2017); 199-218
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079381725184