A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ribanceira |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212 |
Resumo: | Um livro didático de Língua Portuguesa acabou gerando grande polêmica quando propôs uma reflexão sobre a variação na concordância nominal de número em 2011. A grande mídia e a sociedade de um modo geral não viram a proposta com bons olhos, pois entenderam que o livro autorizava os estudantes a "falar errado". Mas o livro se baseou em teorias sólidas para as reflexões propostas. Considerando que as gramáticas escolares são, ao mesmo tempo, referências para os livros didáticos e eles mesmo material didático, buscamos saber como três gramáticas escolares que se dizem "reflexivas", que objetivam o domínio das variações linguísticas adequadas aos seus contextos de uso e que estão adequadas às exigências de cultura dos tempos atuais tratam sobre o tema hoje. Baseados na Sociolinguística (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), (BAGNO, 2007) (FARACO, 2008), concluímos que as três gramáticas escolares apenas seguem os preceitos de uma tradição gramatical prescritivista, o que, apesar de evitar qualquer polêmica social como o livro didático gerou em 2011, podem ser nocivas a aprendizagem, haja vista que refletir sobre a língua a partir de uma base científica é fundamental para uma educação linguística de qualidade, voltada para formação de leitores e escreventes críticos e competentes. |
id |
UEPA-2_0dc1c42cea4d3078b1934840f252b817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1212 |
network_acronym_str |
UEPA-2 |
network_name_str |
Revista Ribanceira |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística EducacionalSociolinguística Educacional. Gramática Escolar. Concordância nominal de número.Um livro didático de Língua Portuguesa acabou gerando grande polêmica quando propôs uma reflexão sobre a variação na concordância nominal de número em 2011. A grande mídia e a sociedade de um modo geral não viram a proposta com bons olhos, pois entenderam que o livro autorizava os estudantes a "falar errado". Mas o livro se baseou em teorias sólidas para as reflexões propostas. Considerando que as gramáticas escolares são, ao mesmo tempo, referências para os livros didáticos e eles mesmo material didático, buscamos saber como três gramáticas escolares que se dizem "reflexivas", que objetivam o domínio das variações linguísticas adequadas aos seus contextos de uso e que estão adequadas às exigências de cultura dos tempos atuais tratam sobre o tema hoje. Baseados na Sociolinguística (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), (BAGNO, 2007) (FARACO, 2008), concluímos que as três gramáticas escolares apenas seguem os preceitos de uma tradição gramatical prescritivista, o que, apesar de evitar qualquer polêmica social como o livro didático gerou em 2011, podem ser nocivas a aprendizagem, haja vista que refletir sobre a língua a partir de uma base científica é fundamental para uma educação linguística de qualidade, voltada para formação de leitores e escreventes críticos e competentes.EDUEPA2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212Revista Ribanceira; n. 8 (2017); 199-2182318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212/741Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa dos Santos, BrunoApóstolo Campos, Ednalvo2017-08-18T22:52:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1212Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-08-18T22:52:36Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional |
title |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional |
spellingShingle |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional Sousa dos Santos, Bruno Sociolinguística Educacional. Gramática Escolar. Concordância nominal de número. |
title_short |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional |
title_full |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional |
title_fullStr |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional |
title_full_unstemmed |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional |
title_sort |
A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÊMERO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: um olhar a partir da Sociolinguística Educacional |
author |
Sousa dos Santos, Bruno |
author_facet |
Sousa dos Santos, Bruno Apóstolo Campos, Ednalvo |
author_role |
author |
author2 |
Apóstolo Campos, Ednalvo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa dos Santos, Bruno Apóstolo Campos, Ednalvo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociolinguística Educacional. Gramática Escolar. Concordância nominal de número. |
topic |
Sociolinguística Educacional. Gramática Escolar. Concordância nominal de número. |
description |
Um livro didático de Língua Portuguesa acabou gerando grande polêmica quando propôs uma reflexão sobre a variação na concordância nominal de número em 2011. A grande mídia e a sociedade de um modo geral não viram a proposta com bons olhos, pois entenderam que o livro autorizava os estudantes a "falar errado". Mas o livro se baseou em teorias sólidas para as reflexões propostas. Considerando que as gramáticas escolares são, ao mesmo tempo, referências para os livros didáticos e eles mesmo material didático, buscamos saber como três gramáticas escolares que se dizem "reflexivas", que objetivam o domínio das variações linguísticas adequadas aos seus contextos de uso e que estão adequadas às exigências de cultura dos tempos atuais tratam sobre o tema hoje. Baseados na Sociolinguística (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006) e na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), (BAGNO, 2007) (FARACO, 2008), concluímos que as três gramáticas escolares apenas seguem os preceitos de uma tradição gramatical prescritivista, o que, apesar de evitar qualquer polêmica social como o livro didático gerou em 2011, podem ser nocivas a aprendizagem, haja vista que refletir sobre a língua a partir de uma base científica é fundamental para uma educação linguística de qualidade, voltada para formação de leitores e escreventes críticos e competentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1212/741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ribanceira; n. 8 (2017); 199-218 2318-9746 0000-0000 reponame:Revista Ribanceira instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA) instacron:UEPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
instacron_str |
UEPA |
institution |
UEPA |
reponame_str |
Revista Ribanceira |
collection |
Revista Ribanceira |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1798320079381725184 |