AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Lameira dos Santos, Renata
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1203
Resumo: O presente estudo versa sobre os instrumentos formativos e os processos de regulação na aprendizagem da produção escrita. Inscreve-se na perspectiva da avaliação formativa de orientação francófona, que se focaliza nos processos de regulação e de autoavaliação. Neste contexto, relata-se um projeto de escrita de contos fantásticos, realizado em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, no âmbito de uma pesquisa-ação. No desenvolvimento do projeto de escrita adotou-se o procedimento Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004). Analisa-se aqui o processo de construção de instrumentos formativos, sua utilização e os efeitos proporcionados na regulação da aprendizagem."
id UEPA-2_472194c4ca9594129c28833c9a09d81c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1203
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITAEnsino/aprendizagem da escrita. Regulação da aprendizagem. Instrumentos formativos.O presente estudo versa sobre os instrumentos formativos e os processos de regulação na aprendizagem da produção escrita. Inscreve-se na perspectiva da avaliação formativa de orientação francófona, que se focaliza nos processos de regulação e de autoavaliação. Neste contexto, relata-se um projeto de escrita de contos fantásticos, realizado em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, no âmbito de uma pesquisa-ação. No desenvolvimento do projeto de escrita adotou-se o procedimento Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004). Analisa-se aqui o processo de construção de instrumentos formativos, sua utilização e os efeitos proporcionados na regulação da aprendizagem."EDUEPA2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1203Revista Ribanceira; n. 8 (2017); 74-892318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1203/732Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Lameira dos Santos, Renata2017-08-18T22:52:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1203Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-08-18T22:52:36Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA
title AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA
spellingShingle AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA
dos Santos Lameira dos Santos, Renata
Ensino/aprendizagem da escrita. Regulação da aprendizagem. Instrumentos formativos.
title_short AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA
title_full AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA
title_fullStr AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA
title_sort AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA
author dos Santos Lameira dos Santos, Renata
author_facet dos Santos Lameira dos Santos, Renata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Lameira dos Santos, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino/aprendizagem da escrita. Regulação da aprendizagem. Instrumentos formativos.
topic Ensino/aprendizagem da escrita. Regulação da aprendizagem. Instrumentos formativos.
description O presente estudo versa sobre os instrumentos formativos e os processos de regulação na aprendizagem da produção escrita. Inscreve-se na perspectiva da avaliação formativa de orientação francófona, que se focaliza nos processos de regulação e de autoavaliação. Neste contexto, relata-se um projeto de escrita de contos fantásticos, realizado em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, no âmbito de uma pesquisa-ação. No desenvolvimento do projeto de escrita adotou-se o procedimento Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004). Analisa-se aqui o processo de construção de instrumentos formativos, sua utilização e os efeitos proporcionados na regulação da aprendizagem."
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1203
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1203/732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; n. 8 (2017); 74-89
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079370190848