Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Raquel dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8499
Resumo: O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a principal intenção de apresentar e de refletir acerca da importância dos instrumentos da avaliação formativa na prática avaliativa nos dois contextos escolares. A prática da avaliação formativa e, consequentemente, a utilização dos instrumentos desta mesma avaliação tornam-se aspetos relevantes, já que promovem condições pedagógicas e educativas que visam o sucesso escolar. As fichas formativas, os instrumentos de observação (listas de verificação, grelhas de observação e escalas de graduação) e o portefólio têm um papel fundamental na regulação das aprendizagens, visando o diagnóstico contínuo das aprendizagens e das dificuldades diagnosticadas através de cada um dos instrumentos referidos. Daí que o principal objetivo deste relatório seja o de descrever e de refletir, fundamentando teoricamente, sobre a utilização dos instrumentos da avaliação formativa utilizados no âmbito da prática de ensino supervisionada na educação préescolar e no 1º ciclo do ensino básico.
id RCAP_49dcdc2c9f4b75fd2fc4647682fd9311
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoAvaliação Formativainstrumentos da avaliação formativaprática de avaliação formativaO presente relatório de estágio é elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a principal intenção de apresentar e de refletir acerca da importância dos instrumentos da avaliação formativa na prática avaliativa nos dois contextos escolares. A prática da avaliação formativa e, consequentemente, a utilização dos instrumentos desta mesma avaliação tornam-se aspetos relevantes, já que promovem condições pedagógicas e educativas que visam o sucesso escolar. As fichas formativas, os instrumentos de observação (listas de verificação, grelhas de observação e escalas de graduação) e o portefólio têm um papel fundamental na regulação das aprendizagens, visando o diagnóstico contínuo das aprendizagens e das dificuldades diagnosticadas através de cada um dos instrumentos referidos. Daí que o principal objetivo deste relatório seja o de descrever e de refletir, fundamentando teoricamente, sobre a utilização dos instrumentos da avaliação formativa utilizados no âmbito da prática de ensino supervisionada na educação préescolar e no 1º ciclo do ensino básico.This internship report is elaborated within the framework of the Masters in Preprimary Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the main intention of presenting and reflecting on the importance of the instruments of formative evaluation in the evaluation practice in both school contexts. The practice of formative evaluation and, consequently, the use of the instruments of this same evaluation become relevant aspects, since they promote pedagogical and educational conditions that aim at school success. The training sheets, the observation instruments (checklists, observation grids and graduation scales) and the portfolio play a fundamental role in the regulation of learning, aiming at the continuous diagnosis of learning and difficulties diagnosed through each of the mentioned instruments. Hence the main objective of this report is to describe and reflect, theoretically based, on the use of the instruments of formative evaluation used in the scope of supervised teaching practice in pre-school and primary education.2018-07-09T14:09:02Z2018-04-11T00:00:00Z2018-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8499TID:202323838porRibeiro, Ana Raquel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:02.801500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Ribeiro, Ana Raquel dos Santos
Avaliação Formativa
instrumentos da avaliação formativa
prática de avaliação formativa
title_short Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
author Ribeiro, Ana Raquel dos Santos
author_facet Ribeiro, Ana Raquel dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Raquel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Formativa
instrumentos da avaliação formativa
prática de avaliação formativa
topic Avaliação Formativa
instrumentos da avaliação formativa
prática de avaliação formativa
description O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a principal intenção de apresentar e de refletir acerca da importância dos instrumentos da avaliação formativa na prática avaliativa nos dois contextos escolares. A prática da avaliação formativa e, consequentemente, a utilização dos instrumentos desta mesma avaliação tornam-se aspetos relevantes, já que promovem condições pedagógicas e educativas que visam o sucesso escolar. As fichas formativas, os instrumentos de observação (listas de verificação, grelhas de observação e escalas de graduação) e o portefólio têm um papel fundamental na regulação das aprendizagens, visando o diagnóstico contínuo das aprendizagens e das dificuldades diagnosticadas através de cada um dos instrumentos referidos. Daí que o principal objetivo deste relatório seja o de descrever e de refletir, fundamentando teoricamente, sobre a utilização dos instrumentos da avaliação formativa utilizados no âmbito da prática de ensino supervisionada na educação préescolar e no 1º ciclo do ensino básico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09T14:09:02Z
2018-04-11T00:00:00Z
2018-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8499
TID:202323838
url http://hdl.handle.net/10348/8499
identifier_str_mv TID:202323838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137115314847744