ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assis Neto, Francisco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750
Resumo: Esta pesquisa toma como objeto de investigação a formação literária de estudantes do ensino médio, buscando compreender quais são suas relações com a literatura, considerando as diferentes manifestações físicas do texto. Tomando a Semiótica de linha francesa para as análises, realizou-se uma entrevista com alunos de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola estadual em Nova Olinda, Tocantins, focalizando os discursos dos estudantes a respeito do plano de expressão e do possível prazer estético que emana do texto literário. Os resultados apontam que os alunos apresentam certa compreensão sobre literatura como objeto construído para o prazer, desconsiderando a leitura para fins pragmáticos.
id UEPA-2_98eab26c249f80b9ca2b26fb445f8041
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/750
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEISLiteratura. Semiótica. Discurso. Ensino.Esta pesquisa toma como objeto de investigação a formação literária de estudantes do ensino médio, buscando compreender quais são suas relações com a literatura, considerando as diferentes manifestações físicas do texto. Tomando a Semiótica de linha francesa para as análises, realizou-se uma entrevista com alunos de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola estadual em Nova Olinda, Tocantins, focalizando os discursos dos estudantes a respeito do plano de expressão e do possível prazer estético que emana do texto literário. Os resultados apontam que os alunos apresentam certa compreensão sobre literatura como objeto construído para o prazer, desconsiderando a leitura para fins pragmáticos.EDUEPA2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750Revista Ribanceira; v. 5 n. 2 (2015); 35-522318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750/550Copyright (c) 2016 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Assis Neto, Francisco2016-05-04T11:02:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/750Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2016-05-04T11:02:40Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
title ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
spellingShingle ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
de Assis Neto, Francisco
Literatura. Semiótica. Discurso. Ensino.
title_short ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
title_full ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
title_fullStr ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
title_full_unstemmed ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
title_sort ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
author de Assis Neto, Francisco
author_facet de Assis Neto, Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Assis Neto, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura. Semiótica. Discurso. Ensino.
topic Literatura. Semiótica. Discurso. Ensino.
description Esta pesquisa toma como objeto de investigação a formação literária de estudantes do ensino médio, buscando compreender quais são suas relações com a literatura, considerando as diferentes manifestações físicas do texto. Tomando a Semiótica de linha francesa para as análises, realizou-se uma entrevista com alunos de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola estadual em Nova Olinda, Tocantins, focalizando os discursos dos estudantes a respeito do plano de expressão e do possível prazer estético que emana do texto literário. Os resultados apontam que os alunos apresentam certa compreensão sobre literatura como objeto construído para o prazer, desconsiderando a leitura para fins pragmáticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750/550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; v. 5 n. 2 (2015); 35-52
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079337684992