ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ribanceira |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750 |
Resumo: | Esta pesquisa toma como objeto de investigação a formação literária de estudantes do ensino médio, buscando compreender quais são suas relações com a literatura, considerando as diferentes manifestações físicas do texto. Tomando a Semiótica de linha francesa para as análises, realizou-se uma entrevista com alunos de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola estadual em Nova Olinda, Tocantins, focalizando os discursos dos estudantes a respeito do plano de expressão e do possível prazer estético que emana do texto literário. Os resultados apontam que os alunos apresentam certa compreensão sobre literatura como objeto construído para o prazer, desconsiderando a leitura para fins pragmáticos. |
id |
UEPA-2_98eab26c249f80b9ca2b26fb445f8041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/750 |
network_acronym_str |
UEPA-2 |
network_name_str |
Revista Ribanceira |
repository_id_str |
|
spelling |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEISLiteratura. Semiótica. Discurso. Ensino.Esta pesquisa toma como objeto de investigação a formação literária de estudantes do ensino médio, buscando compreender quais são suas relações com a literatura, considerando as diferentes manifestações físicas do texto. Tomando a Semiótica de linha francesa para as análises, realizou-se uma entrevista com alunos de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola estadual em Nova Olinda, Tocantins, focalizando os discursos dos estudantes a respeito do plano de expressão e do possível prazer estético que emana do texto literário. Os resultados apontam que os alunos apresentam certa compreensão sobre literatura como objeto construído para o prazer, desconsiderando a leitura para fins pragmáticos.EDUEPA2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750Revista Ribanceira; v. 5 n. 2 (2015); 35-522318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750/550Copyright (c) 2016 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Assis Neto, Francisco2016-05-04T11:02:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/750Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2016-05-04T11:02:40Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS |
title |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS |
spellingShingle |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS de Assis Neto, Francisco Literatura. Semiótica. Discurso. Ensino. |
title_short |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS |
title_full |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS |
title_fullStr |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS |
title_full_unstemmed |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS |
title_sort |
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E LITERATURA: CONEXÕES POSSÍVEIS |
author |
de Assis Neto, Francisco |
author_facet |
de Assis Neto, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Assis Neto, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura. Semiótica. Discurso. Ensino. |
topic |
Literatura. Semiótica. Discurso. Ensino. |
description |
Esta pesquisa toma como objeto de investigação a formação literária de estudantes do ensino médio, buscando compreender quais são suas relações com a literatura, considerando as diferentes manifestações físicas do texto. Tomando a Semiótica de linha francesa para as análises, realizou-se uma entrevista com alunos de uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola estadual em Nova Olinda, Tocantins, focalizando os discursos dos estudantes a respeito do plano de expressão e do possível prazer estético que emana do texto literário. Os resultados apontam que os alunos apresentam certa compreensão sobre literatura como objeto construído para o prazer, desconsiderando a leitura para fins pragmáticos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/750/550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ribanceira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ribanceira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ribanceira; v. 5 n. 2 (2015); 35-52 2318-9746 0000-0000 reponame:Revista Ribanceira instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA) instacron:UEPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
instacron_str |
UEPA |
institution |
UEPA |
reponame_str |
Revista Ribanceira |
collection |
Revista Ribanceira |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1798320079337684992 |