O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1799 |
Resumo: | Dados de pesquisa sobre o ensino de Literatura realizada na região metropolitana de Fortaleza (Brasil) estão indicando um resultado pouco satisfatório. Somente 11% da amostra corresponde aos níveis cognitivos mais elevados da Taxionomia de Bloom (análise, aplicação e avaliação). Numa abrangência nacional, Regina Zilberman constata que o texto literário não tem sido considerado como objeto de conhecimento, numa pesquisa realizada sobre os livros didáticos dos últimos duzentos anos no Brasil. Tais dados reclamam o esforço dos semioticistas. Exemplo destacado da contribuição da Semiótica para os estudos literários no Brasil estão os consagrados trabalhos de Diana Luz Pessoa de Barros. No campo propedêutico, nos estudos avançados sobre o discurso e na pesquisa histórica sobre a Semiótica Discursiva na América Latina, Diana Barros reserva um papel especial para o texto literário. |
id |
UFC-9_30d3527c4abdaf6964515da605f40990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1799 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana BarrosEnsino de Literatura. Semiótica Discursiva. Diana Luz Pessoa de Barros.Dados de pesquisa sobre o ensino de Literatura realizada na região metropolitana de Fortaleza (Brasil) estão indicando um resultado pouco satisfatório. Somente 11% da amostra corresponde aos níveis cognitivos mais elevados da Taxionomia de Bloom (análise, aplicação e avaliação). Numa abrangência nacional, Regina Zilberman constata que o texto literário não tem sido considerado como objeto de conhecimento, numa pesquisa realizada sobre os livros didáticos dos últimos duzentos anos no Brasil. Tais dados reclamam o esforço dos semioticistas. Exemplo destacado da contribuição da Semiótica para os estudos literários no Brasil estão os consagrados trabalhos de Diana Luz Pessoa de Barros. No campo propedêutico, nos estudos avançados sobre o discurso e na pesquisa histórica sobre a Semiótica Discursiva na América Latina, Diana Barros reserva um papel especial para o texto literário. Universidade Federal do CearáLeite Júnior, José2020-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/179910.22168/2237-6321-7esp1799Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-722237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1799/683Direitos autorais 2019 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T15:38:20Zoai:ojs.localhost:article/1799Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2020-05-15T15:38:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros |
title |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros |
spellingShingle |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros Leite Júnior, José Ensino de Literatura. Semiótica Discursiva. Diana Luz Pessoa de Barros. |
title_short |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros |
title_full |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros |
title_fullStr |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros |
title_full_unstemmed |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros |
title_sort |
O ensino de Literatura no caminho da Semiótica: contribuição de Diana Barros |
author |
Leite Júnior, José |
author_facet |
Leite Júnior, José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite Júnior, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Literatura. Semiótica Discursiva. Diana Luz Pessoa de Barros. |
topic |
Ensino de Literatura. Semiótica Discursiva. Diana Luz Pessoa de Barros. |
description |
Dados de pesquisa sobre o ensino de Literatura realizada na região metropolitana de Fortaleza (Brasil) estão indicando um resultado pouco satisfatório. Somente 11% da amostra corresponde aos níveis cognitivos mais elevados da Taxionomia de Bloom (análise, aplicação e avaliação). Numa abrangência nacional, Regina Zilberman constata que o texto literário não tem sido considerado como objeto de conhecimento, numa pesquisa realizada sobre os livros didáticos dos últimos duzentos anos no Brasil. Tais dados reclamam o esforço dos semioticistas. Exemplo destacado da contribuição da Semiótica para os estudos literários no Brasil estão os consagrados trabalhos de Diana Luz Pessoa de Barros. No campo propedêutico, nos estudos avançados sobre o discurso e na pesquisa histórica sobre a Semiótica Discursiva na América Latina, Diana Barros reserva um papel especial para o texto literário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1799 10.22168/2237-6321-7esp1799 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1799 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-7esp1799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1799/683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72 Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72 Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72 Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72 Entrepalavras; v. 10, n. 8esp (10): Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros; 57-72 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329727251906560 |