O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima e Silva, Maria Ednalva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Serra, Luís Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2137
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que os dicionários são uma ferramenta didática útil para auxiliar os alunos na leitura e escrita, pois possui recursos didáticos importantes que podem ser bem aproveitados na sala de aula. Nesta perspectiva, o trabalho visa apresentar a análise de um dicionário destinado a educação infantil, aprovado pelo PNLD – Dicionários e observar os recursos disponíveis no dicionário e que podem ser utilizados pelo professor na aula de língua portuguesa e em outras aulas. No trabalho, são apresentadas propostas de atividades que usam o dicionário que poderão ser aproveitadas na sala de aula. O texto toma como pressuposto teórico e metodológico as ideias da Lexicografia Pedagógica.
id UEPA-2_abc947b5158b63013da4622fb4497ec2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2137
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTASEste trabalho parte do pressuposto de que os dicionários são uma ferramenta didática útil para auxiliar os alunos na leitura e escrita, pois possui recursos didáticos importantes que podem ser bem aproveitados na sala de aula. Nesta perspectiva, o trabalho visa apresentar a análise de um dicionário destinado a educação infantil, aprovado pelo PNLD – Dicionários e observar os recursos disponíveis no dicionário e que podem ser utilizados pelo professor na aula de língua portuguesa e em outras aulas. No trabalho, são apresentadas propostas de atividades que usam o dicionário que poderão ser aproveitadas na sala de aula. O texto toma como pressuposto teórico e metodológico as ideias da Lexicografia Pedagógica.EDUEPA2019-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2137Revista Ribanceira; n. 15 (2018); 69-852318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2137/1065Copyright (c) 2019 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima e Silva, Maria EdnalvaSerra, Luís Henrique2019-01-28T20:41:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2137Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2019-01-28T20:41:32Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS
title O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS
spellingShingle O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS
Lima e Silva, Maria Ednalva
title_short O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS
title_full O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS
title_fullStr O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS
title_full_unstemmed O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS
title_sort O DICIONÁRIO INFANTIL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS PROPOSTAS
author Lima e Silva, Maria Ednalva
author_facet Lima e Silva, Maria Ednalva
Serra, Luís Henrique
author_role author
author2 Serra, Luís Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima e Silva, Maria Ednalva
Serra, Luís Henrique
description Este trabalho parte do pressuposto de que os dicionários são uma ferramenta didática útil para auxiliar os alunos na leitura e escrita, pois possui recursos didáticos importantes que podem ser bem aproveitados na sala de aula. Nesta perspectiva, o trabalho visa apresentar a análise de um dicionário destinado a educação infantil, aprovado pelo PNLD – Dicionários e observar os recursos disponíveis no dicionário e que podem ser utilizados pelo professor na aula de língua portuguesa e em outras aulas. No trabalho, são apresentadas propostas de atividades que usam o dicionário que poderão ser aproveitadas na sala de aula. O texto toma como pressuposto teórico e metodológico as ideias da Lexicografia Pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2137
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2137/1065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; n. 15 (2018); 69-85
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079765504000