O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Quartieri dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2585
Resumo: Este trabalho tem por objetivo destacar o papel didático do dicionário escolar, selecionando alguns recursos lexicais que permitem contribuir para a ampliação da competência lexical do aluno das séries finais do Ensino Fundamental. A partir dos princípios da área de estudo da lexicografia didática e de proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, destacamos a importância do processo do aprendizado do léxico. Com base nesse referencial teórico, realizamos a análise de cinco dicionários selecionados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2006, considerando seis categorias, as quais fazem referência a distintos usos e sentidos de entradas lexicais: diversidade de acepções; exemplos; marcas de uso; locuções; sinônimos e antônimos. Verificamos, também, como acontece o estudo do léxico em quatro livros didáticos de Língua Portuguesa, selecionados pelo PNLD de 2008 com a finalidade de mostrar o quanto esse estudo é limitado e pouco desenvolvido nesses livros. Por fim, elaboramos uma aval
id USIN_fa70be60ba29709ff9eabb48cf9c06c8
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2585
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:12:38Z2015-03-05T18:12:38Z2009-09-28Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 28Este trabalho tem por objetivo destacar o papel didático do dicionário escolar, selecionando alguns recursos lexicais que permitem contribuir para a ampliação da competência lexical do aluno das séries finais do Ensino Fundamental. A partir dos princípios da área de estudo da lexicografia didática e de proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, destacamos a importância do processo do aprendizado do léxico. Com base nesse referencial teórico, realizamos a análise de cinco dicionários selecionados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2006, considerando seis categorias, as quais fazem referência a distintos usos e sentidos de entradas lexicais: diversidade de acepções; exemplos; marcas de uso; locuções; sinônimos e antônimos. Verificamos, também, como acontece o estudo do léxico em quatro livros didáticos de Língua Portuguesa, selecionados pelo PNLD de 2008 com a finalidade de mostrar o quanto esse estudo é limitado e pouco desenvolvido nesses livros. Por fim, elaboramos uma avalThis work has the objective to highlight the didactic role of the academic dictionary, selecting some lexical resources that permit to contribute and to enlarge students lexical competence in the final grades of the Elementary school. From the beginning of the study field of didactic lexicography and the propositions of the Portuguese Language National Curriculum Parameters. We highlight the importance of the lexic learning process. Based on this theoretical referential, We have done a review of five dictionaries, selected by the National Plan of Didactic Book of 2006 (NPDB), considering six categories, which make reference to lexic entries different uses and meaning: Variety of perception, examples, marks of use, locutions, synonymous and antonymous, We have also verified how the study of the lexic happens in four Portuguese Language didactic books, selected by the NPDB with the function of showing how this study is limited and not much developed in these books. Finally, we elaborated an evaluation of eachNenhumaSantos, Fernanda Quartieri doshttp://lattes.cnpq.br/6710986610291729http://lattes.cnpq.br/5100805389290479Krieger, Maria da GraçaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didáticoLetras e ArtesLingüísticacompetência lexicaldicionário escolarléxicolexicografia didáticaacademic dictionarylexiclexical competencedidactic lexicographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2585info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFernandaSantosLinguistica.pdfFernandaSantosLinguistica.pdfapplication/pdf2666746http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2585/1/FernandaSantosLinguistica.pdf1e7464f04ae48e88e4b9ea6e91a8efb2MD51UNISINOS/25852015-03-17 16:16:29.716oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2585Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:16:29Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático
title O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático
spellingShingle O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático
Santos, Fernanda Quartieri dos
Letras e Artes
Lingüística
competência lexical
dicionário escolar
léxico
lexicografia didática
academic dictionary
lexic
lexical competence
didactic lexicography
title_short O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático
title_full O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático
title_fullStr O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático
title_full_unstemmed O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático
title_sort O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático
author Santos, Fernanda Quartieri dos
author_facet Santos, Fernanda Quartieri dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6710986610291729
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5100805389290479
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Quartieri dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Krieger, Maria da Graça
contributor_str_mv Krieger, Maria da Graça
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
competência lexical
dicionário escolar
léxico
lexicografia didática
academic dictionary
lexic
lexical competence
didactic lexicography
dc.subject.por.fl_str_mv competência lexical
dicionário escolar
léxico
lexicografia didática
dc.subject.eng.fl_str_mv academic dictionary
lexic
lexical competence
didactic lexicography
description Este trabalho tem por objetivo destacar o papel didático do dicionário escolar, selecionando alguns recursos lexicais que permitem contribuir para a ampliação da competência lexical do aluno das séries finais do Ensino Fundamental. A partir dos princípios da área de estudo da lexicografia didática e de proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, destacamos a importância do processo do aprendizado do léxico. Com base nesse referencial teórico, realizamos a análise de cinco dicionários selecionados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2006, considerando seis categorias, as quais fazem referência a distintos usos e sentidos de entradas lexicais: diversidade de acepções; exemplos; marcas de uso; locuções; sinônimos e antônimos. Verificamos, também, como acontece o estudo do léxico em quatro livros didáticos de Língua Portuguesa, selecionados pelo PNLD de 2008 com a finalidade de mostrar o quanto esse estudo é limitado e pouco desenvolvido nesses livros. Por fim, elaboramos uma aval
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2585
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2585/1/FernandaSantosLinguistica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e7464f04ae48e88e4b9ea6e91a8efb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946145116160