O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marilucia dos Santos Domingos Strique, Marilucia dos Santos Domingos Strique
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1264
Resumo: O livro didático é um dos materiais mais presentes em sala de aula. Por esse motivo, interessamo-nos em compreender como o ensino da leitura está sendo proposto por esse material. Para tanto, apresentamos alguns estudos que revelam como ao longo do tempo as vertentes teóricas linguísticas foram influenciando a constituição do livro didático de língua portuguesa, no que se refere ao trabalho com a leitura, e como se originou o processo de Estudo do texto. Os resultados apontam que a fórmula pergunta-resposta vinculada ao ensino da leitura pelo livro didático apresenta alguns problemas para o trabalho com a leitura.
id UEPA-2_ca9b38ff73d9023a05d025e240b13a08
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1264
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURALivro didático. Concepções de leitura. Ensino da leitura.O livro didático é um dos materiais mais presentes em sala de aula. Por esse motivo, interessamo-nos em compreender como o ensino da leitura está sendo proposto por esse material. Para tanto, apresentamos alguns estudos que revelam como ao longo do tempo as vertentes teóricas linguísticas foram influenciando a constituição do livro didático de língua portuguesa, no que se refere ao trabalho com a leitura, e como se originou o processo de Estudo do texto. Os resultados apontam que a fórmula pergunta-resposta vinculada ao ensino da leitura pelo livro didático apresenta alguns problemas para o trabalho com a leitura.EDUEPA2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1264Revista Ribanceira; n. 11 (2017); 156-1702318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1264/790Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarilucia dos Santos Domingos Strique, Marilucia dos Santos Domingos Strique2017-09-01T19:38:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1264Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-09-01T19:38:17Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA
title O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA
spellingShingle O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA
Marilucia dos Santos Domingos Strique, Marilucia dos Santos Domingos Strique
Livro didático. Concepções de leitura. Ensino da leitura.
title_short O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA
title_full O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA
title_fullStr O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA
title_full_unstemmed O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA
title_sort O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA
author Marilucia dos Santos Domingos Strique, Marilucia dos Santos Domingos Strique
author_facet Marilucia dos Santos Domingos Strique, Marilucia dos Santos Domingos Strique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marilucia dos Santos Domingos Strique, Marilucia dos Santos Domingos Strique
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático. Concepções de leitura. Ensino da leitura.
topic Livro didático. Concepções de leitura. Ensino da leitura.
description O livro didático é um dos materiais mais presentes em sala de aula. Por esse motivo, interessamo-nos em compreender como o ensino da leitura está sendo proposto por esse material. Para tanto, apresentamos alguns estudos que revelam como ao longo do tempo as vertentes teóricas linguísticas foram influenciando a constituição do livro didático de língua portuguesa, no que se refere ao trabalho com a leitura, e como se originou o processo de Estudo do texto. Os resultados apontam que a fórmula pergunta-resposta vinculada ao ensino da leitura pelo livro didático apresenta alguns problemas para o trabalho com a leitura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1264
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1264/790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; n. 11 (2017); 156-170
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079716220928