LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ribanceira |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1244 |
Resumo: | O processo de letramento literário tem sido investigado por muitos estudiosos na efetivação do conhecimento. Nesse sentido, são objetivos deste trabalho: abordar questões sobre o letramento literário; discutir conceitos de letramento literário na acessibilidade tecnológica nas propostas de ensino-aprendizagem; inserir as discussões de letramento literário na proposta de Educação Inclusiva; destacar como as metodologias se tornam inclusivas no campo da linguagem; elencar algumas funções dos recursos tecnológicos na promoção do conhecimento literário inclusivo; apresentar uma síntese dos aparatos tecnológicos na acessibilidade e na promoção do letramento literário na escola comum na perspectiva da inclusão. Assim, as ponderações elucidadas cumprem o propósito de repensar a escola como espaço de todos na equalização dos discursos escolares. |
id |
UEPA-2_d5846349757578c1f2122340877155fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1244 |
network_acronym_str |
UEPA-2 |
network_name_str |
Revista Ribanceira |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVALetramento literário. Educação inclusiva. Tecnologias. Acessibilidade.O processo de letramento literário tem sido investigado por muitos estudiosos na efetivação do conhecimento. Nesse sentido, são objetivos deste trabalho: abordar questões sobre o letramento literário; discutir conceitos de letramento literário na acessibilidade tecnológica nas propostas de ensino-aprendizagem; inserir as discussões de letramento literário na proposta de Educação Inclusiva; destacar como as metodologias se tornam inclusivas no campo da linguagem; elencar algumas funções dos recursos tecnológicos na promoção do conhecimento literário inclusivo; apresentar uma síntese dos aparatos tecnológicos na acessibilidade e na promoção do letramento literário na escola comum na perspectiva da inclusão. Assim, as ponderações elucidadas cumprem o propósito de repensar a escola como espaço de todos na equalização dos discursos escolares.EDUEPA2017-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1244Revista Ribanceira; n. 10 (2017); 126-1432318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1244/774Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVale de Sousa, Ivan2017-08-19T01:47:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1244Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-08-19T01:47:11Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA |
title |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA |
spellingShingle |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA Vale de Sousa, Ivan Letramento literário. Educação inclusiva. Tecnologias. Acessibilidade. |
title_short |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA |
title_full |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA |
title_fullStr |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA |
title_sort |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA |
author |
Vale de Sousa, Ivan |
author_facet |
Vale de Sousa, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale de Sousa, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário. Educação inclusiva. Tecnologias. Acessibilidade. |
topic |
Letramento literário. Educação inclusiva. Tecnologias. Acessibilidade. |
description |
O processo de letramento literário tem sido investigado por muitos estudiosos na efetivação do conhecimento. Nesse sentido, são objetivos deste trabalho: abordar questões sobre o letramento literário; discutir conceitos de letramento literário na acessibilidade tecnológica nas propostas de ensino-aprendizagem; inserir as discussões de letramento literário na proposta de Educação Inclusiva; destacar como as metodologias se tornam inclusivas no campo da linguagem; elencar algumas funções dos recursos tecnológicos na promoção do conhecimento literário inclusivo; apresentar uma síntese dos aparatos tecnológicos na acessibilidade e na promoção do letramento literário na escola comum na perspectiva da inclusão. Assim, as ponderações elucidadas cumprem o propósito de repensar a escola como espaço de todos na equalização dos discursos escolares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1244 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1244/774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ribanceira; n. 10 (2017); 126-143 2318-9746 0000-0000 reponame:Revista Ribanceira instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA) instacron:UEPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
instacron_str |
UEPA |
institution |
UEPA |
reponame_str |
Revista Ribanceira |
collection |
Revista Ribanceira |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1798320079697346560 |