Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cristiane Coitinho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398
Resumo: As tradicionais aulas de redação já passaram por várias mudanças, em decorrência das evoluções teóricas acerca da própria concepção de língua, texto e escrita adotadas até chegar ao que hoje chamamos de produção textual trabalhada a partir dos gêneros textuais e considerando a escrita como um processo. Nessa pesquisa, objetivamos desenvolver a competência leitora e de escrita do aluno de modo que ele seja capaz de ler, compreender e escrever com autonomia. Para tanto, propomo-nos analisar sobre a produção e reescrita textual dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, através da aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do gênero narrativa de aventura. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos, Koch e Elias (2015) no que se refere às estratégias envolvidas na produção textual, Marcuschi (2008) no que concerne aos princípios sociointeracionistas da produção de texto, os PCN (2001) e suas orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Apresentamos também as discussões sobre como se corrige texto na escola apresentadas por Ruiz (2001) e as reflexões de Menegolo e Menegolo (2005) sobre a importância do trabalho com a reescrita de textos. Diante do exposto, vivenciamos com os alunos uma prática de escrita efetiva, levando em consideração a produção de textos para o desenvolvimento da participação social do aluno, levando-o a refletir sobre esse processo de escrita dentro e fora do contexto escolar.
id UEPB_016493984b68d03b09c14043dbb9dfe6
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3398
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventuraEscritaGêneros textuaisProdução textualReescritaTeachingTextual genresText productionRewritingLINGUISTICA, LETRAS E ARTESAs tradicionais aulas de redação já passaram por várias mudanças, em decorrência das evoluções teóricas acerca da própria concepção de língua, texto e escrita adotadas até chegar ao que hoje chamamos de produção textual trabalhada a partir dos gêneros textuais e considerando a escrita como um processo. Nessa pesquisa, objetivamos desenvolver a competência leitora e de escrita do aluno de modo que ele seja capaz de ler, compreender e escrever com autonomia. Para tanto, propomo-nos analisar sobre a produção e reescrita textual dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, através da aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do gênero narrativa de aventura. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos, Koch e Elias (2015) no que se refere às estratégias envolvidas na produção textual, Marcuschi (2008) no que concerne aos princípios sociointeracionistas da produção de texto, os PCN (2001) e suas orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Apresentamos também as discussões sobre como se corrige texto na escola apresentadas por Ruiz (2001) e as reflexões de Menegolo e Menegolo (2005) sobre a importância do trabalho com a reescrita de textos. Diante do exposto, vivenciamos com os alunos uma prática de escrita efetiva, levando em consideração a produção de textos para o desenvolvimento da participação social do aluno, levando-o a refletir sobre esse processo de escrita dentro e fora do contexto escolar.The traditional writing classes have undergone several changes, due to the theoretical evolutions about the own conception of language, text and writing adopted until arriving at what we now call textual production worked from the textual genres and considering writing as a process. In this research, we aim to develop students' reading and writing skills so that they are able to read, understand and write with autonomy. Therefore, we propose to analyze and reflect on the production and textual rewriting of the students of a 6th grade elementary school class of a municipal public school in the city of Campina Grande-PB, through the application of a didactic sequence elaborated from the narrative adventure genre. To do so, we will take as theoretical basis the studies of Bakhtin (2016) on the discursive genres, Koch and Elias (2015) regarding the strategies involved in textual production, Marcuschi (2008) regarding the sociointeractionist principles of text production , the PCN (2001) and its orientations on the teaching of Portuguese Language. We will also bring up the discussions about how to correct text in the school presented by Ruiz (2001) and the reflections of Menegolo and Menegolo (2005) on the importance of the work with the rewriting of texts. In view of the above, we intend to live with the students an effective writing practice, taking into account the production of texts for the development of the student's social participation, leading him to reflect on this writing process inside and outside the school context.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCatanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Catanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Barros, Alvanira Lúcia dehttp://lattes.cnpq.br/1175236007103349Sousa, Cristiane Coitinho de2019-06-05T18:13:25Z2019-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSousa, Cristiane Coitinho de. Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura. 2019. 187f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.CDD 372.623http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-06T04:27:07Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-06T04:27:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
title Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
spellingShingle Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
Sousa, Cristiane Coitinho de
Escrita
Gêneros textuais
Produção textual
Reescrita
Teaching
Textual genres
Text production
Rewriting
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
title_full Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
title_fullStr Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
title_full_unstemmed Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
title_sort Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
author Sousa, Cristiane Coitinho de
author_facet Sousa, Cristiane Coitinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catanduba, Edilma de Lucena
http://lattes.cnpq.br/0090826789391244
Catanduba, Edilma de Lucena
http://lattes.cnpq.br/0090826789391244
Silva, Rosângela Neres Araújo da
http://lattes.cnpq.br/2398653747944135
Barros, Alvanira Lúcia de
http://lattes.cnpq.br/1175236007103349
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cristiane Coitinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Gêneros textuais
Produção textual
Reescrita
Teaching
Textual genres
Text production
Rewriting
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Escrita
Gêneros textuais
Produção textual
Reescrita
Teaching
Textual genres
Text production
Rewriting
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description As tradicionais aulas de redação já passaram por várias mudanças, em decorrência das evoluções teóricas acerca da própria concepção de língua, texto e escrita adotadas até chegar ao que hoje chamamos de produção textual trabalhada a partir dos gêneros textuais e considerando a escrita como um processo. Nessa pesquisa, objetivamos desenvolver a competência leitora e de escrita do aluno de modo que ele seja capaz de ler, compreender e escrever com autonomia. Para tanto, propomo-nos analisar sobre a produção e reescrita textual dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, através da aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do gênero narrativa de aventura. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos, Koch e Elias (2015) no que se refere às estratégias envolvidas na produção textual, Marcuschi (2008) no que concerne aos princípios sociointeracionistas da produção de texto, os PCN (2001) e suas orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Apresentamos também as discussões sobre como se corrige texto na escola apresentadas por Ruiz (2001) e as reflexões de Menegolo e Menegolo (2005) sobre a importância do trabalho com a reescrita de textos. Diante do exposto, vivenciamos com os alunos uma prática de escrita efetiva, levando em consideração a produção de textos para o desenvolvimento da participação social do aluno, levando-o a refletir sobre esse processo de escrita dentro e fora do contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-05T18:13:25Z
2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sousa, Cristiane Coitinho de. Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura. 2019. 187f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
CDD 372.623
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398
identifier_str_mv Sousa, Cristiane Coitinho de. Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura. 2019. 187f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
CDD 372.623
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709221319933952