Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398 |
Resumo: | As tradicionais aulas de redação já passaram por várias mudanças, em decorrência das evoluções teóricas acerca da própria concepção de língua, texto e escrita adotadas até chegar ao que hoje chamamos de produção textual trabalhada a partir dos gêneros textuais e considerando a escrita como um processo. Nessa pesquisa, objetivamos desenvolver a competência leitora e de escrita do aluno de modo que ele seja capaz de ler, compreender e escrever com autonomia. Para tanto, propomo-nos analisar sobre a produção e reescrita textual dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, através da aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do gênero narrativa de aventura. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos, Koch e Elias (2015) no que se refere às estratégias envolvidas na produção textual, Marcuschi (2008) no que concerne aos princípios sociointeracionistas da produção de texto, os PCN (2001) e suas orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Apresentamos também as discussões sobre como se corrige texto na escola apresentadas por Ruiz (2001) e as reflexões de Menegolo e Menegolo (2005) sobre a importância do trabalho com a reescrita de textos. Diante do exposto, vivenciamos com os alunos uma prática de escrita efetiva, levando em consideração a produção de textos para o desenvolvimento da participação social do aluno, levando-o a refletir sobre esse processo de escrita dentro e fora do contexto escolar. |
id |
UEPB_016493984b68d03b09c14043dbb9dfe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3398 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventuraEscritaGêneros textuaisProdução textualReescritaTeachingTextual genresText productionRewritingLINGUISTICA, LETRAS E ARTESAs tradicionais aulas de redação já passaram por várias mudanças, em decorrência das evoluções teóricas acerca da própria concepção de língua, texto e escrita adotadas até chegar ao que hoje chamamos de produção textual trabalhada a partir dos gêneros textuais e considerando a escrita como um processo. Nessa pesquisa, objetivamos desenvolver a competência leitora e de escrita do aluno de modo que ele seja capaz de ler, compreender e escrever com autonomia. Para tanto, propomo-nos analisar sobre a produção e reescrita textual dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, através da aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do gênero narrativa de aventura. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos, Koch e Elias (2015) no que se refere às estratégias envolvidas na produção textual, Marcuschi (2008) no que concerne aos princípios sociointeracionistas da produção de texto, os PCN (2001) e suas orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Apresentamos também as discussões sobre como se corrige texto na escola apresentadas por Ruiz (2001) e as reflexões de Menegolo e Menegolo (2005) sobre a importância do trabalho com a reescrita de textos. Diante do exposto, vivenciamos com os alunos uma prática de escrita efetiva, levando em consideração a produção de textos para o desenvolvimento da participação social do aluno, levando-o a refletir sobre esse processo de escrita dentro e fora do contexto escolar.The traditional writing classes have undergone several changes, due to the theoretical evolutions about the own conception of language, text and writing adopted until arriving at what we now call textual production worked from the textual genres and considering writing as a process. In this research, we aim to develop students' reading and writing skills so that they are able to read, understand and write with autonomy. Therefore, we propose to analyze and reflect on the production and textual rewriting of the students of a 6th grade elementary school class of a municipal public school in the city of Campina Grande-PB, through the application of a didactic sequence elaborated from the narrative adventure genre. To do so, we will take as theoretical basis the studies of Bakhtin (2016) on the discursive genres, Koch and Elias (2015) regarding the strategies involved in textual production, Marcuschi (2008) regarding the sociointeractionist principles of text production , the PCN (2001) and its orientations on the teaching of Portuguese Language. We will also bring up the discussions about how to correct text in the school presented by Ruiz (2001) and the reflections of Menegolo and Menegolo (2005) on the importance of the work with the rewriting of texts. In view of the above, we intend to live with the students an effective writing practice, taking into account the production of texts for the development of the student's social participation, leading him to reflect on this writing process inside and outside the school context.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCatanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Catanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Barros, Alvanira Lúcia dehttp://lattes.cnpq.br/1175236007103349Sousa, Cristiane Coitinho de2019-06-05T18:13:25Z2019-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSousa, Cristiane Coitinho de. Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura. 2019. 187f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.CDD 372.623http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-06T04:27:07Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-06T04:27:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura |
title |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura |
spellingShingle |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura Sousa, Cristiane Coitinho de Escrita Gêneros textuais Produção textual Reescrita Teaching Textual genres Text production Rewriting LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura |
title_full |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura |
title_fullStr |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura |
title_full_unstemmed |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura |
title_sort |
Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura |
author |
Sousa, Cristiane Coitinho de |
author_facet |
Sousa, Cristiane Coitinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catanduba, Edilma de Lucena http://lattes.cnpq.br/0090826789391244 Catanduba, Edilma de Lucena http://lattes.cnpq.br/0090826789391244 Silva, Rosângela Neres Araújo da http://lattes.cnpq.br/2398653747944135 Barros, Alvanira Lúcia de http://lattes.cnpq.br/1175236007103349 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Cristiane Coitinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Gêneros textuais Produção textual Reescrita Teaching Textual genres Text production Rewriting LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Escrita Gêneros textuais Produção textual Reescrita Teaching Textual genres Text production Rewriting LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
As tradicionais aulas de redação já passaram por várias mudanças, em decorrência das evoluções teóricas acerca da própria concepção de língua, texto e escrita adotadas até chegar ao que hoje chamamos de produção textual trabalhada a partir dos gêneros textuais e considerando a escrita como um processo. Nessa pesquisa, objetivamos desenvolver a competência leitora e de escrita do aluno de modo que ele seja capaz de ler, compreender e escrever com autonomia. Para tanto, propomo-nos analisar sobre a produção e reescrita textual dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, através da aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do gênero narrativa de aventura. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos, Koch e Elias (2015) no que se refere às estratégias envolvidas na produção textual, Marcuschi (2008) no que concerne aos princípios sociointeracionistas da produção de texto, os PCN (2001) e suas orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Apresentamos também as discussões sobre como se corrige texto na escola apresentadas por Ruiz (2001) e as reflexões de Menegolo e Menegolo (2005) sobre a importância do trabalho com a reescrita de textos. Diante do exposto, vivenciamos com os alunos uma prática de escrita efetiva, levando em consideração a produção de textos para o desenvolvimento da participação social do aluno, levando-o a refletir sobre esse processo de escrita dentro e fora do contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-05T18:13:25Z 2019-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Sousa, Cristiane Coitinho de. Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura. 2019. 187f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. CDD 372.623 http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398 |
identifier_str_mv |
Sousa, Cristiane Coitinho de. Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura. 2019. 187f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. CDD 372.623 |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709221319933952 |