Fogão solar do tipo caixa: Relato de uma experiência didática para o ensino de propagação do calor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Ivaldy José Nóbrega
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3230
Resumo: Nos últimos anos, a Educação vem sofrendo inúmeras modificações, principalmente quando se refere aos esforços realizados na busca de melhorias no ensino da Física. Para isso, novos materiais e métodos são desenvolvidos em escala cada vez maior, dessa forma, muita coisa entra em cena nas salas de aula de ensino médio regular e técnico de hoje. Muitas dessas alternativas estão ligadas ao uso de tecnologias de informação e comunicação, já outras propostas estão orientadas ao uso de experimentos de baixo custo ou até mesmo o uso da própria estrutura da escola como os laboratórios ou salas de vídeo. Dentro das diversas alternativas criadas e existentes, elegemos os experimentos de baixo custo como ferramenta didática na busca de uma melhor estratégia de ensino da Propagação do Calor por meio de um fogão solar do tipo caixa de baixo custo. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo ação cujo objetivo central é utilizar um fogão solar do tipo caixa de baixo custo como proposta didática para ensinar Propagação do Calor a partir da construção, utilização e análise dos resultados obtidos. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia IFPB – Campus de Sousa e o público alvo foi a turma de 2° ano do Ensino Médio do curso Técnico em Meio Ambiente composta por 11 alunos e que foram divididas em 3 grupos nos quais cada grupo ficou responsável por trabalhar um fogão solar diferente. A proposta didática foi dividida em 4 oficinas, com duração de 2 horas/aulas cada oficina e foram executadas no próprio espaço escolar, onde a oficina 1 e 2 tratou da montagem dos fogões, na oficina 3 foi realizada a experimentação e coleta de dados por meio de anotações e de sensores térmicos acoplados aos fogões, e a oficina 4 foi o momento de analisarmos a eficiência dos fogões a partir da apresentação do conteúdo programático Propagação do Calor. Durante as oficinas o fogão solar foi construído e colocado em funcionamento pelos estudantes que por sua vez, coletaram informações de seu funcionamento para posterior análise em sala de aula. Para tal procedimento utilizou-se os momentos pedagógicos de Delizoicov, que são: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento na busca de tornar essa prática eficaz. Foram realizados na última oficina a apresentação do conteúdo programático, um pequeno questionário e a apresentação de um gráfico com os dados coletados por sensores térmicos ligados a um sistema de coleta de dados feito em Arduino que permitiu verificar com exatidão o aquecimento real de cada fogão construído. Ao término das oficinas, percebe-se que os momentos pedagógicos de Delizoicov e a proposta didática tornaram-se extremamente eficaz para o ensino da propagação do calor, assim como, oferecem condições de se tornar uma prática corriqueira em salas de aula como as do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Sousa do IFPB.
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Dentro das diversas alternativas criadas e existentes, elegemos os experimentos de baixo custo como ferramenta didática na busca de uma melhor estratégia de ensino da Propagação do Calor por meio de um fogão solar do tipo caixa de baixo custo. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo ação cujo objetivo central é utilizar um fogão solar do tipo caixa de baixo custo como proposta didática para ensinar Propagação do Calor a partir da construção, utilização e análise dos resultados obtidos. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia IFPB – Campus de Sousa e o público alvo foi a turma de 2° ano do Ensino Médio do curso Técnico em Meio Ambiente composta por 11 alunos e que foram divididas em 3 grupos nos quais cada grupo ficou responsável por trabalhar um fogão solar diferente. A proposta didática foi dividida em 4 oficinas, com duração de 2 horas/aulas cada oficina e foram executadas no próprio espaço escolar, onde a oficina 1 e 2 tratou da montagem dos fogões, na oficina 3 foi realizada a experimentação e coleta de dados por meio de anotações e de sensores térmicos acoplados aos fogões, e a oficina 4 foi o momento de analisarmos a eficiência dos fogões a partir da apresentação do conteúdo programático Propagação do Calor. Durante as oficinas o fogão solar foi construído e colocado em funcionamento pelos estudantes que por sua vez, coletaram informações de seu funcionamento para posterior análise em sala de aula. Para tal procedimento utilizou-se os momentos pedagógicos de Delizoicov, que são: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento na busca de tornar essa prática eficaz. Foram realizados na última oficina a apresentação do conteúdo programático, um pequeno questionário e a apresentação de um gráfico com os dados coletados por sensores térmicos ligados a um sistema de coleta de dados feito em Arduino que permitiu verificar com exatidão o aquecimento real de cada fogão construído. Ao término das oficinas, percebe-se que os momentos pedagógicos de Delizoicov e a proposta didática tornaram-se extremamente eficaz para o ensino da propagação do calor, assim como, oferecem condições de se tornar uma prática corriqueira em salas de aula como as do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Sousa do IFPB.In recent years, Education has been undergoing numerous developments, especially when it refers to the efforts in leading education in Physics teaching. For this, new materials and methods are developed on an ever-increasing scale, so much of these takes part in today's regular and technical high school classrooms. Many of these alternatives are linked to the use of information and communication technologies, and other proposals are oriented to the use of low cost experiments or even the use of the school structure itself, as laboratories or video rooms. Within many created and existing alternatives, we chose the low cost experiments as a didactic tool in the search for a better strategy of teaching Heat Propagation through a low cost box type solar cooker. In this sense, an action qualitative research was developed and it aimed to use a low cost box type solar cooker as a didactic proposal to teach Heat Propagation from the construction, use and analysis of the obtained results. The work was developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB Campus Sousa), and the target audience was the 2nd grade class of the Technical Course in Environment composed by 11 students, which were divided into 3 groups in which each group was responsible for working with a different solar cooker. The didactic proposal was divided in 4 workshops at school, with duration of 2 hours each, in which workshops 1 and 2 concerned the stoves‟ assembly, workshop 3 carried out the experimentation and data collection using notes and the thermal sensors coupled to the stoves, and the workshop 4 analyzed the efficiency of the stoves from the presentation of the program content Heat Propagation. During the workshops, the solar cooker was built and put into operation by students who collected information about its operation for later analysis in the classroom. For this procedure, Delizoicov's pedagogical moments were used, which are: the initial problematization, the knowledge organization and the knowledge application, seeking the effectiveness of this practice. In the last workshop were made: the programmatic content presentation, a small questionnaire application and the presentation of a graphic with the data collected by thermal sensors connected to a data collection system made in Arduino that allowed verifying with accuracy the actual heating of each stove. At the end of the workshops, it was noticed that the pedagogical moments of Delizoicov and the didactic proposal have become extremely effective for Heat Propagation teaching, as well as offer conditions to become a common practice in classrooms such as the technical course in the Environment of IFPB Campus Sousa.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGermano, Marcelo Gomes36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Grilo, Marcelo Bezerra11208511491http://lattes.cnpq.br/9758227561901031Freire, Morgana Ligia de Farias73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Barreto, Ivaldy José Nóbrega2019-03-21T19:28:54Z2018-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARRETO, I. J. N. Fogão solar do tipo caixa: Relato de uma experiência didática para o ensino de propagação do calor. 2018. 107f. 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