Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2285 |
Resumo: | É notória a estreita relação entre as ciências e a sociedade. Um exemplo histórico foi o alto investimento que os EUA fez em suas escolas do ensino básico durante a Guerra Fria. Visando que seus estudantes promovessem maiores avanços tecnológicos em curto espaço de tempo, os americanos, desafiados pela antiga União Soviética, promoveram uma verdadeira revolução no ensino básico das ciências, com novos projetos e vultuosos investimentos que, de fato, impulsionaram o avanço tecnológico daquele país. Um pouco antes, durante a segunda guerra mundial, também se observa uma grande movimentação nos laboratórios de ciências condicionada por demandas sociais externas, principalmente aquelas relacionadas com a produção da energia nuclear. Visando proporcionar ao educando habilidades de compreensão da realidade, participação, e consciência crítica, este trabalho, desenvolvido sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, tem o objetivo de, a partir da utilização de episódios históricos, descrever e discutir a concepção de estudantes da educação básica, acerca da energia nuclear e de sua utilização. Foram trabalhados dois episódios históricos que marcaram o começo da era da energia nuclear: o Projeto Manhattan, e o lançamento das bombas em Hiroshima e Nagasaki. Tais eventos foram escolhidos a partir do pressuposto de terem sido os maiores responsáveis em comunicar ao mundo sobre os riscos desta forma de energia. A partir dos referidos episódios, foram promovidos debates em sala de aula, proporcionando aos estudantes habilidades cognitivas e argumentativas e ao professor pesquisador um vasto material de pesquisa. |
id |
UEPB_02bc134da5d0c391962dcea965c97586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2285 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilizaçãoCTSEnergia nuclearEnsino de FísicaNuclear PowerPhysics TeachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMÉ notória a estreita relação entre as ciências e a sociedade. Um exemplo histórico foi o alto investimento que os EUA fez em suas escolas do ensino básico durante a Guerra Fria. Visando que seus estudantes promovessem maiores avanços tecnológicos em curto espaço de tempo, os americanos, desafiados pela antiga União Soviética, promoveram uma verdadeira revolução no ensino básico das ciências, com novos projetos e vultuosos investimentos que, de fato, impulsionaram o avanço tecnológico daquele país. Um pouco antes, durante a segunda guerra mundial, também se observa uma grande movimentação nos laboratórios de ciências condicionada por demandas sociais externas, principalmente aquelas relacionadas com a produção da energia nuclear. Visando proporcionar ao educando habilidades de compreensão da realidade, participação, e consciência crítica, este trabalho, desenvolvido sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, tem o objetivo de, a partir da utilização de episódios históricos, descrever e discutir a concepção de estudantes da educação básica, acerca da energia nuclear e de sua utilização. Foram trabalhados dois episódios históricos que marcaram o começo da era da energia nuclear: o Projeto Manhattan, e o lançamento das bombas em Hiroshima e Nagasaki. Tais eventos foram escolhidos a partir do pressuposto de terem sido os maiores responsáveis em comunicar ao mundo sobre os riscos desta forma de energia. A partir dos referidos episódios, foram promovidos debates em sala de aula, proporcionando aos estudantes habilidades cognitivas e argumentativas e ao professor pesquisador um vasto material de pesquisa.It is notorious and almost unquestionable close relationship between the sciences and society. A historical example was the high investment that the U.S. did in their primary schools during the Cold War. Aiming their students promoted the greatest technological advances in a short time, Americans challenged by the former Soviet Union, they induced a revolution in basic science teaching with new projects and major investments that, in fact, boosted the technological advancement of the country. Just before, during the Second World War, there is also a large handling in the sciences laboratories hampered through external social demands, especially those related to the production of nuclear energy. In order to provide to the learner skills of understanding reality, participation, and critical awareness, this work developed under the approach Science-Technology-Society aims to describe and discuss the concept of students basic education about nuclear energy and its use from using historical episodes. Two historical episodes that marked the beginning of the age of nuclear energy will be work: the Manhattan Project and the launch of the bombs on Hiroshima and Nagasaki. These events were chosen from the assumption that they were the most responsible in communicating to the world about the risks of this form of energy. Based on these episodes, discussions will be promote in the classroom, providing students with cognitive skills and reasoning and researcher teacher a wide research material.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGermano, Marcelo Gomes36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Sousa, Cidoval Morais de47798521454http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Freitas, Heron Neves de48886106653http://lattes.cnpq.br/5999148176771819Nobre, Francisco Augusto Silva32454457334http://lattes.cnpq.br/1198322160398898Andrade Júnior, José Adauto2016-04-15T15:27:51Z2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE JÚNIOR, J. A. Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização. 2015. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-04-16T04:03:09Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-04-16T04:03:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização |
title |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização |
spellingShingle |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização Andrade Júnior, José Adauto CTS Energia nuclear Ensino de Física Nuclear Power Physics Teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização |
title_full |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização |
title_fullStr |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização |
title_full_unstemmed |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização |
title_sort |
Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização |
author |
Andrade Júnior, José Adauto |
author_facet |
Andrade Júnior, José Adauto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Germano, Marcelo Gomes 36867926487 http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 Sousa, Cidoval Morais de 47798521454 http://lattes.cnpq.br/0573233540937425 Freitas, Heron Neves de 48886106653 http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 Nobre, Francisco Augusto Silva 32454457334 http://lattes.cnpq.br/1198322160398898 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade Júnior, José Adauto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS Energia nuclear Ensino de Física Nuclear Power Physics Teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CTS Energia nuclear Ensino de Física Nuclear Power Physics Teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
É notória a estreita relação entre as ciências e a sociedade. Um exemplo histórico foi o alto investimento que os EUA fez em suas escolas do ensino básico durante a Guerra Fria. Visando que seus estudantes promovessem maiores avanços tecnológicos em curto espaço de tempo, os americanos, desafiados pela antiga União Soviética, promoveram uma verdadeira revolução no ensino básico das ciências, com novos projetos e vultuosos investimentos que, de fato, impulsionaram o avanço tecnológico daquele país. Um pouco antes, durante a segunda guerra mundial, também se observa uma grande movimentação nos laboratórios de ciências condicionada por demandas sociais externas, principalmente aquelas relacionadas com a produção da energia nuclear. Visando proporcionar ao educando habilidades de compreensão da realidade, participação, e consciência crítica, este trabalho, desenvolvido sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, tem o objetivo de, a partir da utilização de episódios históricos, descrever e discutir a concepção de estudantes da educação básica, acerca da energia nuclear e de sua utilização. Foram trabalhados dois episódios históricos que marcaram o começo da era da energia nuclear: o Projeto Manhattan, e o lançamento das bombas em Hiroshima e Nagasaki. Tais eventos foram escolhidos a partir do pressuposto de terem sido os maiores responsáveis em comunicar ao mundo sobre os riscos desta forma de energia. A partir dos referidos episódios, foram promovidos debates em sala de aula, proporcionando aos estudantes habilidades cognitivas e argumentativas e ao professor pesquisador um vasto material de pesquisa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 2016-04-15T15:27:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE JÚNIOR, J. A. Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização. 2015. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2285 |
identifier_str_mv |
ANDRADE JÚNIOR, J. A. Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização. 2015. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813175586193408 |