A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24532 |
Resumo: | Apresentamos aqui uma proposta que foi elaborada para ser implementada nas aulas de Física do terceiro ano do ensino médio. A abordagem levou em conta a perspectiva da introdução de questões sociocientíficas como forma de dar significado aos conteúdos ensinados e de contribuir para a formação crítica dos estudantes. O tema escolhido como eixo estruturante da proposta foi “Produção de Energia Elétrica em Usinas Nucleares”. Por se tratar de uma proposta temática, e de reconhecida dificuldade de aceitação nas escolas, foi organizado um grupo de trabalho em parceria com professores de escolas públicas para organização a elaboração das atividades que compõem a proposta. A participação no grupo contribuiu sobremaneira para o nosso desenvolvimento profissional em relação à aproximação com o referencial teórico que sustenta a proposta e também em relação ao trabalho em equipe. Esperamos que os professores que se interessem por esse tipo de abordagem possam se inspirar na proposta e que esta contribua para a prática docente desses profissionais. |
id |
UFF-2_abee573d2ce01abb7c69aada3e9719e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24532 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nuclearesQuestões sociocientíficasCTSEnsino de FísicaEnsino de FísicaEnergia NuclearEnfoque CTSProdução intelectualSocio-scientific issuesSTSPhysics teachingApresentamos aqui uma proposta que foi elaborada para ser implementada nas aulas de Física do terceiro ano do ensino médio. A abordagem levou em conta a perspectiva da introdução de questões sociocientíficas como forma de dar significado aos conteúdos ensinados e de contribuir para a formação crítica dos estudantes. O tema escolhido como eixo estruturante da proposta foi “Produção de Energia Elétrica em Usinas Nucleares”. Por se tratar de uma proposta temática, e de reconhecida dificuldade de aceitação nas escolas, foi organizado um grupo de trabalho em parceria com professores de escolas públicas para organização a elaboração das atividades que compõem a proposta. A participação no grupo contribuiu sobremaneira para o nosso desenvolvimento profissional em relação à aproximação com o referencial teórico que sustenta a proposta e também em relação ao trabalho em equipe. Esperamos que os professores que se interessem por esse tipo de abordagem possam se inspirar na proposta e que esta contribua para a prática docente desses profissionais.Here we present a proposal that was designed to be implemented in the physics classes of the third year of high school. The approach took into account the prospect of introducing socio-scientific issues as a way to give meaning to the content taught and to contribute to the critical training of students. The theme chosen as the structure of the proposal was "Electricity Production in Nuclear Plants." Because it is a proposed theme and recognizing the difficulty of acceptance in schools, a working group was created in partnership with the public school teachers to organize and elaborate on the activities of the proposal. Participation in the group greatly contributed to our professional development in relation to the approach of the theoretical framework that supports the proposal and also in relation to teamwork. We hope that teachers who are interested in this type of approach may be inspired by the proposal and that it contributes to the teaching of these professionals.Universidade Federal FluminenseNiteróiBernardo, José Roberto da RochaBernardo, José Roberto da RochaCosta, Eden VieiraSilva, Ladário daRubini, Gustavo MottaSilva, Nathalia Guaglini da2022-02-10T13:15:31Z2022-02-10T13:15:31Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Nathalia Guaglini da. A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2011.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24532Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-10T13:15:36Zoai:app.uff.br:1/24532Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-10T13:15:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares |
title |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares |
spellingShingle |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares Silva, Nathalia Guaglini da Questões sociocientíficas CTS Ensino de Física Ensino de Física Energia Nuclear Enfoque CTS Produção intelectual Socio-scientific issues STS Physics teaching |
title_short |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares |
title_full |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares |
title_fullStr |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares |
title_full_unstemmed |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares |
title_sort |
A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares |
author |
Silva, Nathalia Guaglini da |
author_facet |
Silva, Nathalia Guaglini da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernardo, José Roberto da Rocha Bernardo, José Roberto da Rocha Costa, Eden Vieira Silva, Ladário da Rubini, Gustavo Motta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nathalia Guaglini da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões sociocientíficas CTS Ensino de Física Ensino de Física Energia Nuclear Enfoque CTS Produção intelectual Socio-scientific issues STS Physics teaching |
topic |
Questões sociocientíficas CTS Ensino de Física Ensino de Física Energia Nuclear Enfoque CTS Produção intelectual Socio-scientific issues STS Physics teaching |
description |
Apresentamos aqui uma proposta que foi elaborada para ser implementada nas aulas de Física do terceiro ano do ensino médio. A abordagem levou em conta a perspectiva da introdução de questões sociocientíficas como forma de dar significado aos conteúdos ensinados e de contribuir para a formação crítica dos estudantes. O tema escolhido como eixo estruturante da proposta foi “Produção de Energia Elétrica em Usinas Nucleares”. Por se tratar de uma proposta temática, e de reconhecida dificuldade de aceitação nas escolas, foi organizado um grupo de trabalho em parceria com professores de escolas públicas para organização a elaboração das atividades que compõem a proposta. A participação no grupo contribuiu sobremaneira para o nosso desenvolvimento profissional em relação à aproximação com o referencial teórico que sustenta a proposta e também em relação ao trabalho em equipe. Esperamos que os professores que se interessem por esse tipo de abordagem possam se inspirar na proposta e que esta contribua para a prática docente desses profissionais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2022-02-10T13:15:31Z 2022-02-10T13:15:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Nathalia Guaglini da. A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2011. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24532 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
SILVA, Nathalia Guaglini da. A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2011. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838732934447104 |