A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathalia Guaglini da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24532
Resumo: Apresentamos aqui uma proposta que foi elaborada para ser implementada nas aulas de Física do terceiro ano do ensino médio. A abordagem levou em conta a perspectiva da introdução de questões sociocientíficas como forma de dar significado aos conteúdos ensinados e de contribuir para a formação crítica dos estudantes. O tema escolhido como eixo estruturante da proposta foi “Produção de Energia Elétrica em Usinas Nucleares”. Por se tratar de uma proposta temática, e de reconhecida dificuldade de aceitação nas escolas, foi organizado um grupo de trabalho em parceria com professores de escolas públicas para organização a elaboração das atividades que compõem a proposta. A participação no grupo contribuiu sobremaneira para o nosso desenvolvimento profissional em relação à aproximação com o referencial teórico que sustenta a proposta e também em relação ao trabalho em equipe. Esperamos que os professores que se interessem por esse tipo de abordagem possam se inspirar na proposta e que esta contribua para a prática docente desses profissionais.
id UFF-2_abee573d2ce01abb7c69aada3e9719e1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24532
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nuclearesQuestões sociocientíficasCTSEnsino de FísicaEnsino de FísicaEnergia NuclearEnfoque CTSProdução intelectualSocio-scientific issuesSTSPhysics teachingApresentamos aqui uma proposta que foi elaborada para ser implementada nas aulas de Física do terceiro ano do ensino médio. A abordagem levou em conta a perspectiva da introdução de questões sociocientíficas como forma de dar significado aos conteúdos ensinados e de contribuir para a formação crítica dos estudantes. O tema escolhido como eixo estruturante da proposta foi “Produção de Energia Elétrica em Usinas Nucleares”. Por se tratar de uma proposta temática, e de reconhecida dificuldade de aceitação nas escolas, foi organizado um grupo de trabalho em parceria com professores de escolas públicas para organização a elaboração das atividades que compõem a proposta. A participação no grupo contribuiu sobremaneira para o nosso desenvolvimento profissional em relação à aproximação com o referencial teórico que sustenta a proposta e também em relação ao trabalho em equipe. Esperamos que os professores que se interessem por esse tipo de abordagem possam se inspirar na proposta e que esta contribua para a prática docente desses profissionais.Here we present a proposal that was designed to be implemented in the physics classes of the third year of high school. The approach took into account the prospect of introducing socio-scientific issues as a way to give meaning to the content taught and to contribute to the critical training of students. The theme chosen as the structure of the proposal was "Electricity Production in Nuclear Plants." Because it is a proposed theme and recognizing the difficulty of acceptance in schools, a working group was created in partnership with the public school teachers to organize and elaborate on the activities of the proposal. Participation in the group greatly contributed to our professional development in relation to the approach of the theoretical framework that supports the proposal and also in relation to teamwork. We hope that teachers who are interested in this type of approach may be inspired by the proposal and that it contributes to the teaching of these professionals.Universidade Federal FluminenseNiteróiBernardo, José Roberto da RochaBernardo, José Roberto da RochaCosta, Eden VieiraSilva, Ladário daRubini, Gustavo MottaSilva, Nathalia Guaglini da2022-02-10T13:15:31Z2022-02-10T13:15:31Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Nathalia Guaglini da. A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2011.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24532Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-10T13:15:36Zoai:app.uff.br:1/24532Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-10T13:15:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
title A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
spellingShingle A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
Silva, Nathalia Guaglini da
Questões sociocientíficas
CTS
Ensino de Física
Ensino de Física
Energia Nuclear
Enfoque CTS
Produção intelectual
Socio-scientific issues
STS
Physics teaching
title_short A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
title_full A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
title_fullStr A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
title_full_unstemmed A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
title_sort A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares
author Silva, Nathalia Guaglini da
author_facet Silva, Nathalia Guaglini da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, José Roberto da Rocha
Bernardo, José Roberto da Rocha
Costa, Eden Vieira
Silva, Ladário da
Rubini, Gustavo Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nathalia Guaglini da
dc.subject.por.fl_str_mv Questões sociocientíficas
CTS
Ensino de Física
Ensino de Física
Energia Nuclear
Enfoque CTS
Produção intelectual
Socio-scientific issues
STS
Physics teaching
topic Questões sociocientíficas
CTS
Ensino de Física
Ensino de Física
Energia Nuclear
Enfoque CTS
Produção intelectual
Socio-scientific issues
STS
Physics teaching
description Apresentamos aqui uma proposta que foi elaborada para ser implementada nas aulas de Física do terceiro ano do ensino médio. A abordagem levou em conta a perspectiva da introdução de questões sociocientíficas como forma de dar significado aos conteúdos ensinados e de contribuir para a formação crítica dos estudantes. O tema escolhido como eixo estruturante da proposta foi “Produção de Energia Elétrica em Usinas Nucleares”. Por se tratar de uma proposta temática, e de reconhecida dificuldade de aceitação nas escolas, foi organizado um grupo de trabalho em parceria com professores de escolas públicas para organização a elaboração das atividades que compõem a proposta. A participação no grupo contribuiu sobremaneira para o nosso desenvolvimento profissional em relação à aproximação com o referencial teórico que sustenta a proposta e também em relação ao trabalho em equipe. Esperamos que os professores que se interessem por esse tipo de abordagem possam se inspirar na proposta e que esta contribua para a prática docente desses profissionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2022-02-10T13:15:31Z
2022-02-10T13:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Nathalia Guaglini da. A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2011.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24532
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SILVA, Nathalia Guaglini da. A introdução de questões sociocientíficas nas aulas do ensino médio via enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): o caso da produção de energia elétrica em usinas nucleares. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2011.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838732934447104