A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2923 |
Resumo: | A presente dissertação tomou como objeto central de análise a formação profissional em Serviço Social. Atualmente são as Diretrizes Curriculares de 1996 de orientação da ABEPSS que representam o projeto de formação profissional construído coletivamente, a partir destas, a formação passa a assumir uma direção social embasada na teoria social crítica, cujo compromisso é com a defesa dos valores emancipatórios, visando construir um novo modelo de sociabilidade. Este estudo analisou a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na tentativa de buscar responder se a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso está em sintonia com as proposições das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Quanto aos procedimentos metodológicos optamos pela pesquisa documental sendo utilizados como principais documentos as Diretrizes Curriculares de 1996 e o PPP do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) de 2015. Partimos do pressuposto de que apesar dos ataques da atual conjuntura de contrarreformismo neoconservadorismo, o PPP do curso de Serviço Social da UEPB, continua resistindo e assegurando o direcionamento social da formação profissional, conforme as orientações da ABEPSS. Ademais, os momentos de exposição e análise dos resultados nos levaram a seguinte síntese: que os elementos analisados no PPP do curso demonstraram que o mesmo está em total sintonia com as DC de 1996 e, sobretudo, que a direção social assumida é correspondente a que é defendida pelas ABEPSS. Assim, fica como indicação para futuras pesquisas desvelar se esta direção vem se materializado no cotidiano das salas de aulas e, principalmente, identificar os desafios e possibilidades de sua manutenção frente aos neoconservadorismo no desenvolvimento da vida social. |
id |
UEPB_02c91a77cd274a3062e61141169fb4f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2923 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da ParaíbaServiço socialFormação profissionalProjeto político-pedagógicoSERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOA presente dissertação tomou como objeto central de análise a formação profissional em Serviço Social. Atualmente são as Diretrizes Curriculares de 1996 de orientação da ABEPSS que representam o projeto de formação profissional construído coletivamente, a partir destas, a formação passa a assumir uma direção social embasada na teoria social crítica, cujo compromisso é com a defesa dos valores emancipatórios, visando construir um novo modelo de sociabilidade. Este estudo analisou a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na tentativa de buscar responder se a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso está em sintonia com as proposições das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Quanto aos procedimentos metodológicos optamos pela pesquisa documental sendo utilizados como principais documentos as Diretrizes Curriculares de 1996 e o PPP do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) de 2015. Partimos do pressuposto de que apesar dos ataques da atual conjuntura de contrarreformismo neoconservadorismo, o PPP do curso de Serviço Social da UEPB, continua resistindo e assegurando o direcionamento social da formação profissional, conforme as orientações da ABEPSS. Ademais, os momentos de exposição e análise dos resultados nos levaram a seguinte síntese: que os elementos analisados no PPP do curso demonstraram que o mesmo está em total sintonia com as DC de 1996 e, sobretudo, que a direção social assumida é correspondente a que é defendida pelas ABEPSS. Assim, fica como indicação para futuras pesquisas desvelar se esta direção vem se materializado no cotidiano das salas de aulas e, principalmente, identificar os desafios e possibilidades de sua manutenção frente aos neoconservadorismo no desenvolvimento da vida social.The present dissertation use as main subject of analysis the professional formation in Social Work. Lately, the 1996 ABEPSS Orientation Curriculum Guidelines represent the vocational training project collectively built. Based on that, the formation begins to assume a social direction supported by critical social theory, whose commitment is with the defense of emancipatory values, aiming to build a new model of sociability. This study analyzed the social direction expressed in the Political-Pedagogical Project of the Social Work Course taugh in the State University of Paraíba (UEPB) in an attempt to answer if the social direction expressed in the Political-Pedagogical Project of the Course is according with the propositions of the Guidelines ABEPSS curricula. As for the methodological procedures, we opted to use as main documents, documentary research and the 1996 Curricular Guidelines and the PPP of the Social Work Course of the State University of Paraíba (UEPB) of 2015. We assume that despite the attacks of the current conjuncture of counterreformism towards education and the strengthening of neoconservatism, the PPP of the Social Work course of the State University of Paraíba (UEPB), continues to resist and ensure the social orientation of vocational training, according to ABEPSS guidelines. In addition, the moments of exposure and analysis of the results led us to the following synthesis: that the elements analyzed in the PPP of the course demonstrated total harmony with the CD of 1996 and, mainly, that the assumed social direction corresponds to what is defended by the ABEPSS. Therefore, it is an indication for future research to exposed if this direction is materialized in the daily life of classrooms and, especially, to identify the challenges and possibilities of its maintenance in the face of the disassemble education and the intense influences of neoconservatism in the development of social lifeCAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSNóbrega, Mônica Barros dahttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148Nóbrega, Mônica Barros dahttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148Souza, Moema Amélia Serpa Lopeshttp://lattes.cnpq.br/2781009304496825Fonseca, Cleomar Campos dahttp://lattes.cnpq.br/3342052362904919Moura, Viviane Guedes Gonçalves de2018-03-23T20:59:47Z2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMoura, V. G. G. de. A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba. 2016. 113f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-03-24T04:13:43Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-03-24T04:13:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba |
title |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba |
spellingShingle |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba Moura, Viviane Guedes Gonçalves de Serviço social Formação profissional Projeto político-pedagógico SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
title_short |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba |
title_full |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba |
title_fullStr |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba |
title_full_unstemmed |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba |
title_sort |
A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba |
author |
Moura, Viviane Guedes Gonçalves de |
author_facet |
Moura, Viviane Guedes Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nóbrega, Mônica Barros da http://lattes.cnpq.br/2520472194290148 Nóbrega, Mônica Barros da http://lattes.cnpq.br/2520472194290148 Souza, Moema Amélia Serpa Lopes http://lattes.cnpq.br/2781009304496825 Fonseca, Cleomar Campos da http://lattes.cnpq.br/3342052362904919 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Viviane Guedes Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço social Formação profissional Projeto político-pedagógico SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
topic |
Serviço social Formação profissional Projeto político-pedagógico SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
description |
A presente dissertação tomou como objeto central de análise a formação profissional em Serviço Social. Atualmente são as Diretrizes Curriculares de 1996 de orientação da ABEPSS que representam o projeto de formação profissional construído coletivamente, a partir destas, a formação passa a assumir uma direção social embasada na teoria social crítica, cujo compromisso é com a defesa dos valores emancipatórios, visando construir um novo modelo de sociabilidade. Este estudo analisou a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na tentativa de buscar responder se a direção social expressa no Projeto Político-Pedagógico do Curso está em sintonia com as proposições das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Quanto aos procedimentos metodológicos optamos pela pesquisa documental sendo utilizados como principais documentos as Diretrizes Curriculares de 1996 e o PPP do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) de 2015. Partimos do pressuposto de que apesar dos ataques da atual conjuntura de contrarreformismo neoconservadorismo, o PPP do curso de Serviço Social da UEPB, continua resistindo e assegurando o direcionamento social da formação profissional, conforme as orientações da ABEPSS. Ademais, os momentos de exposição e análise dos resultados nos levaram a seguinte síntese: que os elementos analisados no PPP do curso demonstraram que o mesmo está em total sintonia com as DC de 1996 e, sobretudo, que a direção social assumida é correspondente a que é defendida pelas ABEPSS. Assim, fica como indicação para futuras pesquisas desvelar se esta direção vem se materializado no cotidiano das salas de aulas e, principalmente, identificar os desafios e possibilidades de sua manutenção frente aos neoconservadorismo no desenvolvimento da vida social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-29 2018-03-23T20:59:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Moura, V. G. G. de. A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba. 2016. 113f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2923 |
identifier_str_mv |
Moura, V. G. G. de. A direção da formação profissional em serviço social: uma análise do projeto político-pedagógico do curso de serviço social na universidade estadual da Paraíba. 2016. 113f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709217317519360 |