A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jaedson dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4760
Resumo: No instante atual, a educação inclusiva ainda é um dos maiores desafios para a educação, levando em consideração as muitas vertentes encontradas. Tocante à educação de surdos, podemos afirmar que estes estudantes, em sua maioria, possuem muitas dificuldades no meio educacional, uma vez que muitos são impossibilitados de desenvolver competências e habilidades essenciais. Por tratar-se de uma ciência exata, a Química possui concepções e representatividades específicas, sejam por fórmulas, nomenclaturas ou por propriedades distintas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a concepção de um estudante surdo e do Tradutor Interprete de Libras - TILS sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da Química em uma escola pública de ensino fundamental e médio da região do Curimataú paraibano. Esse estudo é de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram uma TILS e um estudante surdo matriculado na 3ª série do ensino médio em uma escola estadual pertencente a 4ª Regional de Educação da Paraíba. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os referidos participantes e a observação in lócus em 10 aulas da disciplina de Química, durante o período de março a abril de 2023. Estes foram tratados e analisados conjuntamente, de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos de uma análise descritiva. Os resultados indicaram que estudantes surdos encontram dificuldades em assimilar conteúdos de Química ministrados na escola regular, devido a execução de práticas inclusivas. A mediação do TILS no processo de ensino-aprendizagem, assim como, o diálogo deste com o professor da sala de aula são procedimentos importantes o processo de inclusão dos estudantes surdos nas aulas de Química. Concluímos que o Ensino de Química para estudantes surdos ainda caminha a passos lentos e que precisamos oferecer cada vez mais metodologias inclusivas para minimizar os impactos na educação dos mesmos.
id UEPB_03442dc1b4e83188788c3a030d536ad1
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4760
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú ParaibanoEducação inclusivaSurdezEnsino de QuímicaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNo instante atual, a educação inclusiva ainda é um dos maiores desafios para a educação, levando em consideração as muitas vertentes encontradas. Tocante à educação de surdos, podemos afirmar que estes estudantes, em sua maioria, possuem muitas dificuldades no meio educacional, uma vez que muitos são impossibilitados de desenvolver competências e habilidades essenciais. Por tratar-se de uma ciência exata, a Química possui concepções e representatividades específicas, sejam por fórmulas, nomenclaturas ou por propriedades distintas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a concepção de um estudante surdo e do Tradutor Interprete de Libras - TILS sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da Química em uma escola pública de ensino fundamental e médio da região do Curimataú paraibano. Esse estudo é de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram uma TILS e um estudante surdo matriculado na 3ª série do ensino médio em uma escola estadual pertencente a 4ª Regional de Educação da Paraíba. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os referidos participantes e a observação in lócus em 10 aulas da disciplina de Química, durante o período de março a abril de 2023. Estes foram tratados e analisados conjuntamente, de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos de uma análise descritiva. Os resultados indicaram que estudantes surdos encontram dificuldades em assimilar conteúdos de Química ministrados na escola regular, devido a execução de práticas inclusivas. A mediação do TILS no processo de ensino-aprendizagem, assim como, o diálogo deste com o professor da sala de aula são procedimentos importantes o processo de inclusão dos estudantes surdos nas aulas de Química. Concluímos que o Ensino de Química para estudantes surdos ainda caminha a passos lentos e que precisamos oferecer cada vez mais metodologias inclusivas para minimizar os impactos na educação dos mesmos.At the present time, inclusive education is still one of the biggest challenges for education, taking into account the many aspects found. Regarding the education of deaf people, we can say that these students, for the most part, have many difficulties in the educational environment, since many are unable to develop essential skills and abilities. Because it is an exact science, Chemistry has specific conceptions and representations, whether through formulas, nomenclatures or distinct properties. In this sense, the main objective of this research is to investigate the conception of a deaf student and the Libras Interpreter Translator - TILS on the teaching-learning process of Chemistry content in a public elementary and secondary school in the Curimataú region of Paraíba. . This study is qualitative in nature. The subjects participating in the research were a TILS and a deaf student enrolled in the 3rd year of high school in a state school belonging to the 4th Education Region of Paraíba. Data collection was carried out through the application of semi-structured interviews with the aforementioned participants and on-site observation in 10 Chemistry classes, during the period from March to April 2023. These were treated and analyzed jointly, in accordance with the theoretical and methodological assumptions of a descriptive analysis. The results indicated that deaf students find it difficult to assimilate Chemistry content taught in regular schools, due to the implementation of inclusive practices. The mediation of TILS in the teaching-learning process, as well as its dialogue with the classroom teacher, are important procedures in the process of including deaf students in Chemistry classes. We conclude that Chemistry Teaching for deaf students is still moving slowly and that we need to increasingly offer inclusive methodologies to minimize impacts on their education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMOnofre, Eduardo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369Dantas Filho, Francisco Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549Alexandrino, Vanessa da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/8326352551442992Pereira, Jaedson dos Santos2023-10-04T11:34:50Z2999-12-312023-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Jaedson dos Santos. A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos: um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano. 2023. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4760porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-10-04T11:35:19Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-10-04T11:35:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
title A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
spellingShingle A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
Pereira, Jaedson dos Santos
Educação inclusiva
Surdez
Ensino de Química
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
title_full A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
title_fullStr A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
title_full_unstemmed A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
title_sort A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos [manuscrito] : um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano
author Pereira, Jaedson dos Santos
author_facet Pereira, Jaedson dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Eduardo Gomes
http://lattes.cnpq.br/5339741056906369
Dantas Filho, Francisco Ferreira
http://lattes.cnpq.br/9209322069666549
Alexandrino, Vanessa da Cruz
http://lattes.cnpq.br/8326352551442992
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jaedson dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Surdez
Ensino de Química
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação inclusiva
Surdez
Ensino de Química
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description No instante atual, a educação inclusiva ainda é um dos maiores desafios para a educação, levando em consideração as muitas vertentes encontradas. Tocante à educação de surdos, podemos afirmar que estes estudantes, em sua maioria, possuem muitas dificuldades no meio educacional, uma vez que muitos são impossibilitados de desenvolver competências e habilidades essenciais. Por tratar-se de uma ciência exata, a Química possui concepções e representatividades específicas, sejam por fórmulas, nomenclaturas ou por propriedades distintas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a concepção de um estudante surdo e do Tradutor Interprete de Libras - TILS sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da Química em uma escola pública de ensino fundamental e médio da região do Curimataú paraibano. Esse estudo é de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram uma TILS e um estudante surdo matriculado na 3ª série do ensino médio em uma escola estadual pertencente a 4ª Regional de Educação da Paraíba. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os referidos participantes e a observação in lócus em 10 aulas da disciplina de Química, durante o período de março a abril de 2023. Estes foram tratados e analisados conjuntamente, de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos de uma análise descritiva. Os resultados indicaram que estudantes surdos encontram dificuldades em assimilar conteúdos de Química ministrados na escola regular, devido a execução de práticas inclusivas. A mediação do TILS no processo de ensino-aprendizagem, assim como, o diálogo deste com o professor da sala de aula são procedimentos importantes o processo de inclusão dos estudantes surdos nas aulas de Química. Concluímos que o Ensino de Química para estudantes surdos ainda caminha a passos lentos e que precisamos oferecer cada vez mais metodologias inclusivas para minimizar os impactos na educação dos mesmos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04T11:34:50Z
2023-09-06
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Jaedson dos Santos. A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos: um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano. 2023. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4760
identifier_str_mv PEREIRA, Jaedson dos Santos. A concepção do surdo e do tradutor intérprete de libras sobre o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos: um estudo em uma escola pública na região do Curimataú Paraibano. 2023. 104 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813192763965440