A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
DOI: | 10.21573/vol36n32020.102366 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366 |
Resumo: | A inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas na escolarização e uma das alternativas encontradas para minimizar essa problemática é a inserção do intérprete no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a sobrecarga de trabalho, a ausência de revezamento e a falta de colaboração com o professor da classe comum. Além disso, o acesso à escola é facilitado, porém a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores. |
id |
UFRGS-22_1c65a700d43232281074568aa63b64f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/102366 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
spelling |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de LibrasPolíticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação InclusivaA inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas na escolarização e uma das alternativas encontradas para minimizar essa problemática é a inserção do intérprete no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a sobrecarga de trabalho, a ausência de revezamento e a falta de colaboração com o professor da classe comum. Além disso, o acesso à escola é facilitado, porém a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQUALITATIVA, DESCRITIVAapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10236610.21573/vol36n32020.102366REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-13352447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366/59302Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção Xavier Ferreira, Ana CristinaMarques Fortes Lustosa, Ana Valeria2023-10-31T23:21:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/102366Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras |
title |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras |
spellingShingle |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva |
title_short |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras |
title_full |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras |
title_fullStr |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras |
title_full_unstemmed |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras |
title_sort |
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras |
author |
Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina |
author_facet |
Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria |
author_role |
author |
author2 |
Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva |
topic |
Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva |
description |
A inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas na escolarização e uma das alternativas encontradas para minimizar essa problemática é a inserção do intérprete no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a sobrecarga de trabalho, a ausência de revezamento e a falta de colaboração com o professor da classe comum. Além disso, o acesso à escola é facilitado, porém a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion QUALITATIVA, DESCRITIVA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366 10.21573/vol36n32020.102366 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol36n32020.102366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366/59302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1822182834692947968 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21573/vol36n32020.102366 |