A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
DOI: 10.21573/vol36n32020.102366
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366
Resumo: A inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas na escolarização e uma das alternativas encontradas para minimizar essa problemática é a inserção do intérprete no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a sobrecarga de trabalho, a ausência de revezamento e a falta de colaboração com o professor da classe comum. Além disso, o acesso à escola é facilitado, porém a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores.
id UFRGS-22_1c65a700d43232281074568aa63b64f5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102366
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
spelling A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de LibrasPolíticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação InclusivaA inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas na escolarização e uma das alternativas encontradas para minimizar essa problemática é a inserção do intérprete no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a sobrecarga de trabalho, a ausência de revezamento e a falta de colaboração com o professor da classe comum. Além disso, o acesso à escola é facilitado, porém a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQUALITATIVA, DESCRITIVAapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10236610.21573/vol36n32020.102366REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-13352447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366/59302Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção Xavier Ferreira, Ana CristinaMarques Fortes Lustosa, Ana Valeria2023-10-31T23:21:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/102366Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
title A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
spellingShingle A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina
Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva
Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina
Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva
title_short A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
title_full A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
title_fullStr A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
title_full_unstemmed A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
title_sort A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras
author Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina
author_facet Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina
Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina
Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria
Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria
author_role author
author2 Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção Xavier Ferreira, Ana Cristina
Marques Fortes Lustosa, Ana Valeria
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva
topic Políticas Públicas. Surdez. Tradutor Intérprete de Libras. Educação Inclusiva
description A inclusão de alunos surdos revela-se desafiadora sob muitos aspectos, particularmente quanto a implementação de políticas públicas voltadas para seu acesso e permanência na escola. Os surdos enfrentam problemas na escolarização e uma das alternativas encontradas para minimizar essa problemática é a inserção do intérprete no contexto educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/ Língua Portuguesa, a implementação da política de inclusão escolar para o aluno surdo. O estudo é de natureza qualitativa, descritivo, tendo como instrumentos o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados destacam-se a sobrecarga de trabalho, a ausência de revezamento e a falta de colaboração com o professor da classe comum. Além disso, o acesso à escola é facilitado, porém a permanência vem sendo inviabilizada por distintos fatores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
QUALITATIVA, DESCRITIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366
10.21573/vol36n32020.102366
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366
identifier_str_mv 10.21573/vol36n32020.102366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102366/59302
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1315-1335
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1822182834692947968
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21573/vol36n32020.102366