A BNCC como currículo nacional e o discurso das competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viturino, João Ulisses de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24588
Resumo: Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre o que significa um currículo nacional mobilizado por competências e quais são as suas consequências para a escola, a criança e a sociedade. Autores como Michel Foucault e Thomas Popkewitz foram guiando a análise a partir de conceitos como poder/saber, governamentalidade e Política de Espaço que revela padrões discursivos historicamente formados do conhecimento, do poder e das instituições. Entendemos que os organismos internacionais ligados ao trabalho têm guiado a organização curricular para a busca de resultados na educação brasileira e melhoria dos índices internacionais de avaliação. Concluiu-se que a reforma produz espaços e discursos sobre a criança, a escola e o professor que vão se tornando um modelo educacional que de antemão vai moldando uma determinada sociedade.
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