Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carla de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2327
Resumo: Em nossa pesquisa objetivamos investigar conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação quanto à utilização dos recursos multimídias. Vinculado ao Programa PRODOCÊNCIA/UEPB, nossa pesquisa busca incutir processos de reflexão crítica na formação inicial do professor de Matemática, em particular na Educação Matemática, com a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), podendo vir a contribuir para melhoria dos cursos de licenciaturas. Nossa pesquisa se deu por abordagem qualitativa, com a aplicação de uma proposta didática realizada entre os meses de março e junho de 2015. Os sujeitos participantes foram dez alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, que cursavam o terceiro período da componente curricular Informática Aplicada ao Ensino II. Os professores em formação foram organizados em duplas. Utilizamos como instrumentos de pesquisa para nossa coleta dos dados, observação participante, questionários, entrevistas (áudios) e notas de campo. Primeiramente, buscamos delinear o perfil das duplas com relação ao conhecimento de plataformas digitais e concepções ao cursar um componente curricular de formato distinto, no qual foi cenário desta pesquisa. Em seguida, analisamos o conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo apresentado pelas duplas. Baseamo-nos no modelo teórico TPACK de Koehler e Mishra (2005). Também analisamos os recursos multimídias com a construção das aulas virtuais pelas duplas. Nesta fase de análise, foram utilizados pelos professores em formaçãoos Princípios Multimídias de Mayer (2001), que auxiliam na construção de materiais multimídias bem elaborados, podendo promover melhor aprendizagem. Com base nos dados analisados, podemos concluir que nossa pesquisa possibilitou oportunidade para professores de Matemática em formação estar ativos e engajados de forma plena tanto de modo individual como de dupla. Percebemos que por muitas vezes o professor em formação se forma com lacunas sobre gestão de sala de aula, ou seja, o conhecimento pedagógico é pouco explorado, fazendo com que a formação continuada fique sobrecarregada de responsabilidade com esse professor diante das novas tendências e vertentes de práticas coligadas com a realidade dos alunos. Ao analisarmos as aulas virtuais construídas pelas duplas, notamos que alguns Princípios Multimídias foram utilizados, tendo em vista a elaboração de bons materiais pedagógicos que podem vir a potencializar o ensino e a aprendizagem. A nossa pesquisa possibilitou professores em formação refletirem e desenvolverem conhecimentos, tecnológico, pedagógico e de conteúdo ao planejar aulas virtuais utilizando a Plataforma Moodle.
id UEPB_161d6ef01ceaa4772995ceb1796c8398
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2327
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídiasIdentifying technological, pedagogical and content knowledge of pre- service Mathematics Teachers on the use of multimedia resourcesPRODOCÊNCIA/CAPES/UEPBAprendizagem MultimídiaTPACKFormação inicial de professoresEducação MatemáticaMultimedia LearningMathematics teacher educationMathematics educationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEm nossa pesquisa objetivamos investigar conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação quanto à utilização dos recursos multimídias. Vinculado ao Programa PRODOCÊNCIA/UEPB, nossa pesquisa busca incutir processos de reflexão crítica na formação inicial do professor de Matemática, em particular na Educação Matemática, com a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), podendo vir a contribuir para melhoria dos cursos de licenciaturas. Nossa pesquisa se deu por abordagem qualitativa, com a aplicação de uma proposta didática realizada entre os meses de março e junho de 2015. Os sujeitos participantes foram dez alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, que cursavam o terceiro período da componente curricular Informática Aplicada ao Ensino II. Os professores em formação foram organizados em duplas. Utilizamos como instrumentos de pesquisa para nossa coleta dos dados, observação participante, questionários, entrevistas (áudios) e notas de campo. Primeiramente, buscamos delinear o perfil das duplas com relação ao conhecimento de plataformas digitais e concepções ao cursar um componente curricular de formato distinto, no qual foi cenário desta pesquisa. Em seguida, analisamos o conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo apresentado pelas duplas. Baseamo-nos no modelo teórico TPACK de Koehler e Mishra (2005). Também analisamos os recursos multimídias com a construção das aulas virtuais pelas duplas. Nesta fase de análise, foram utilizados pelos professores em formaçãoos Princípios Multimídias de Mayer (2001), que auxiliam na construção de materiais multimídias bem elaborados, podendo promover melhor aprendizagem. Com base nos dados analisados, podemos concluir que nossa pesquisa possibilitou oportunidade para professores de Matemática em formação estar ativos e engajados de forma plena tanto de modo individual como de dupla. Percebemos que por muitas vezes o professor em formação se forma com lacunas sobre gestão de sala de aula, ou seja, o conhecimento pedagógico é pouco explorado, fazendo com que a formação continuada fique sobrecarregada de responsabilidade com esse professor diante das novas tendências e vertentes de práticas coligadas com a realidade dos alunos. Ao analisarmos as aulas virtuais construídas pelas duplas, notamos que alguns Princípios Multimídias foram utilizados, tendo em vista a elaboração de bons materiais pedagógicos que podem vir a potencializar o ensino e a aprendizagem. A nossa pesquisa possibilitou professores em formação refletirem e desenvolverem conhecimentos, tecnológico, pedagógico e de conteúdo ao planejar aulas virtuais utilizando a Plataforma Moodle.Our research work aimed to investigate technological, pedagogical and content knowledge, if any, of the pre-service Mathematics teachers on the use of multimedia resources. Linked to the Program PRODOCÊNCIA/UEPB, our research work intended to instill critical thinking processes in the education Mathematics teachers, particularly in Mathematics Education, with the use of information and communication technologies (TIC) that may contribute to improve under graduation courses. Our research work had a qualitative approach with the application of a didactic proposal carried out between the months of March and June of 2015. The participant subjects were ten students of the Mathematics Teacher Education at the State University of Paraíba UEPB, who attended the third period of the curricular component Applied Computing to Education II. The pre-service teachers were organized in couples. We use as instruments to our data collection research, participant observation, questionnaires, interviews (audios) and field notes. Firstly, we intended to trace the couple profiles in relation to knowledge of digital platforms and conception on coursing a different curricular component, of which was the scenario to this research work. Then we analyzed the knowledge technological, pedagogical and of content, if any, presented by the couples. We relied in Koehler and Mishra’s TPACK theoretical model (2005). We also analyzed the multimedia resources with the construction of virtual classes by the couples. At this analysis stage we used some of the Mayer Multimedia Principles (2001) that assists in the construction of well elaborated multimedia materials, being able to promote better learning. Based on the analyzed data, we could conclude that our research work enabled opportunities for pre-service Mathematics teachers to be in full movement as individuals and couples. We noted that, for many times, the pre-service teacher graduated with lacks on the classroom management, that is, the pedagogical knowledge is poorly explored by making the continuing teacher education overloaded of responsibility with this teacher on new tendencies and facets of practices linked to the students` reality. By analyzing the virtual classes done by the couples, we noted that some of the Multimedia Principles were used, as the elaborations of good pedagogical material could empower the teaching and learning. Our research studies makes possible to the pre-service teachers reflect and develop technological, pedagogical and content knowledge by planning virtual classes using the Moodle Platform.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMLins, Abigail Fregni11478816856http://lattes.cnpq.br/2343020017754006Costa, Nielce Meneguelo Lobo da60631082891http://lattes.cnpq.br/0671320217542424Freire, Morgana Ligia de Farias73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Araújo, Carla de2016-07-21T20:41:28Z2015-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, C. de. Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias. 2015. 123f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-07-22T04:04:09Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-07-22T04:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias
Identifying technological, pedagogical and content knowledge of pre- service Mathematics Teachers on the use of multimedia resources
title Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias
spellingShingle Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias
Araújo, Carla de
PRODOCÊNCIA/CAPES/UEPB
Aprendizagem Multimídia
TPACK
Formação inicial de professores
Educação Matemática
Multimedia Learning
Mathematics teacher education
Mathematics education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias
title_full Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias
title_fullStr Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias
title_full_unstemmed Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias
title_sort Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias
author Araújo, Carla de
author_facet Araújo, Carla de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Abigail Fregni
11478816856
http://lattes.cnpq.br/2343020017754006
Costa, Nielce Meneguelo Lobo da
60631082891
http://lattes.cnpq.br/0671320217542424
Freire, Morgana Ligia de Farias
73835064487
http://lattes.cnpq.br/6756464691141246
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carla de
dc.subject.por.fl_str_mv PRODOCÊNCIA/CAPES/UEPB
Aprendizagem Multimídia
TPACK
Formação inicial de professores
Educação Matemática
Multimedia Learning
Mathematics teacher education
Mathematics education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic PRODOCÊNCIA/CAPES/UEPB
Aprendizagem Multimídia
TPACK
Formação inicial de professores
Educação Matemática
Multimedia Learning
Mathematics teacher education
Mathematics education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Em nossa pesquisa objetivamos investigar conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação quanto à utilização dos recursos multimídias. Vinculado ao Programa PRODOCÊNCIA/UEPB, nossa pesquisa busca incutir processos de reflexão crítica na formação inicial do professor de Matemática, em particular na Educação Matemática, com a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), podendo vir a contribuir para melhoria dos cursos de licenciaturas. Nossa pesquisa se deu por abordagem qualitativa, com a aplicação de uma proposta didática realizada entre os meses de março e junho de 2015. Os sujeitos participantes foram dez alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, que cursavam o terceiro período da componente curricular Informática Aplicada ao Ensino II. Os professores em formação foram organizados em duplas. Utilizamos como instrumentos de pesquisa para nossa coleta dos dados, observação participante, questionários, entrevistas (áudios) e notas de campo. Primeiramente, buscamos delinear o perfil das duplas com relação ao conhecimento de plataformas digitais e concepções ao cursar um componente curricular de formato distinto, no qual foi cenário desta pesquisa. Em seguida, analisamos o conhecimento, se algum, tecnológico, pedagógico e de conteúdo apresentado pelas duplas. Baseamo-nos no modelo teórico TPACK de Koehler e Mishra (2005). Também analisamos os recursos multimídias com a construção das aulas virtuais pelas duplas. Nesta fase de análise, foram utilizados pelos professores em formaçãoos Princípios Multimídias de Mayer (2001), que auxiliam na construção de materiais multimídias bem elaborados, podendo promover melhor aprendizagem. Com base nos dados analisados, podemos concluir que nossa pesquisa possibilitou oportunidade para professores de Matemática em formação estar ativos e engajados de forma plena tanto de modo individual como de dupla. Percebemos que por muitas vezes o professor em formação se forma com lacunas sobre gestão de sala de aula, ou seja, o conhecimento pedagógico é pouco explorado, fazendo com que a formação continuada fique sobrecarregada de responsabilidade com esse professor diante das novas tendências e vertentes de práticas coligadas com a realidade dos alunos. Ao analisarmos as aulas virtuais construídas pelas duplas, notamos que alguns Princípios Multimídias foram utilizados, tendo em vista a elaboração de bons materiais pedagógicos que podem vir a potencializar o ensino e a aprendizagem. A nossa pesquisa possibilitou professores em formação refletirem e desenvolverem conhecimentos, tecnológico, pedagógico e de conteúdo ao planejar aulas virtuais utilizando a Plataforma Moodle.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
2016-07-21T20:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, C. de. Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias. 2015. 123f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2327
identifier_str_mv ARAÚJO, C. de. Identificando conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo de professores de Matemática em formação ao utilizar recursos multimídias. 2015. 123f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709213619191808