Drama e alegoria: para uma análise-interpretação D'o verdugo, de Hilda Hilst
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2927 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo proceder a análise/interpretação de uma das peças escritas por Hilda Hilst, O Verdugo (1969). Pretendemos realizar a leitura em questão, atentando para o aspecto alegórico de que se reveste todo o conjunto da obra dramatúrgica da referida autora, como via de escape aos censores da Ditatura Militar, pois que foi escrita um ano após a vigência do AI-5. Perpassando um panorama geral da dramaturgia brasileira da época e culminando nas noções acerca do drama moderno, podemos afirmar que Hilda Hilst se aproxima de um paradigma estético, que, embora posto na forma tradicional, rompe com o seu conteúdo, no dizer de Peter Szondi. Ademais, há nesta obra uma aproximação entre sua escrita e uma maneira expressionista de posicionar suas personagens em um mundo que está em processo de decadência. De outro lado, a autora nos leva a considerar a utopia/distopia de que se reveste O Verdugo, incitando à reflexão e reavaliação da postura da humanidade: temática básica de Hilda Hilst se propõe a uma chamada para revolução. Veremos em que medida o Verdugo pode ser considerado alegoria desse momento revolucionário pretendido, na medida em que se relaciona a um contexto mais imediato, da indignação de Hilda Hilst com o próprio Regime Militar, conclamando o povo a mostrar “a cara de bicho” para que o “respeitem” e possa alcançar o seu “voo de pássaro”, a sua liberdade. Utiliza-se como texto-base para o tratamento da Alegoria o pensamento de Walter Benjamin, em A Origem do Drama Trágico Alemão, que versa também sobre esse herói trágico, com propósitos messiânicos, de redenção da humanidade aniquilada por sua própria ganância. |
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Drama e alegoria: para uma análise-interpretação D'o verdugo, de Hilda Hilst1. Alegoria. 2. Drama moderno brasileiro. 3. Herói. 4. Utopia/distopiaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA presente dissertação tem por objetivo proceder a análise/interpretação de uma das peças escritas por Hilda Hilst, O Verdugo (1969). Pretendemos realizar a leitura em questão, atentando para o aspecto alegórico de que se reveste todo o conjunto da obra dramatúrgica da referida autora, como via de escape aos censores da Ditatura Militar, pois que foi escrita um ano após a vigência do AI-5. Perpassando um panorama geral da dramaturgia brasileira da época e culminando nas noções acerca do drama moderno, podemos afirmar que Hilda Hilst se aproxima de um paradigma estético, que, embora posto na forma tradicional, rompe com o seu conteúdo, no dizer de Peter Szondi. Ademais, há nesta obra uma aproximação entre sua escrita e uma maneira expressionista de posicionar suas personagens em um mundo que está em processo de decadência. De outro lado, a autora nos leva a considerar a utopia/distopia de que se reveste O Verdugo, incitando à reflexão e reavaliação da postura da humanidade: temática básica de Hilda Hilst se propõe a uma chamada para revolução. Veremos em que medida o Verdugo pode ser considerado alegoria desse momento revolucionário pretendido, na medida em que se relaciona a um contexto mais imediato, da indignação de Hilda Hilst com o próprio Regime Militar, conclamando o povo a mostrar “a cara de bicho” para que o “respeitem” e possa alcançar o seu “voo de pássaro”, a sua liberdade. Utiliza-se como texto-base para o tratamento da Alegoria o pensamento de Walter Benjamin, em A Origem do Drama Trágico Alemão, que versa também sobre esse herói trágico, com propósitos messiânicos, de redenção da humanidade aniquilada por sua própria ganância.This work aims to carry out analysis and interpretation of the play, written by Hilda Hilst, O Verdugo (1969). We intend to perform the reading in question, noting the allegorical aspect that covers the whole of the dramaturgical work of that author, as escape route to the censors of military dictatorship, after the term of the AI-5. Traversing an overview of the Brazilian drama of the 60’s and culminating in notions of modern drama, we can say that Hilda Hilst approaches an aesthetic paradigm, which, although set in the traditional way, breaks with the traditional paradigm in its content, which Peter Szondi analyzed in his book about modern drama. Moreover, there is in this work a connection between your writing and an expressionist way to position their characters in a world that is in the process of decay. On the other hand, the author leads us to consider the utopia/dystopia in that drama, with clear intentions to incite reflection and reassessment of posture of humanity: basic theme of Hilda Hilst proposes a call to revolution. We will see to what extent the play can be considered an allegory of revolution, and, referring to a more immediate historical context, can be considered a mimetic presentation of the Hilda Hilst’s indignation about brazilian military regime, calling the people to show "the bug guy" for the "respect" and can reach your "bird flight" on their freedom. It is used as a basic text for the treatment of Allegory the thought of Walter Benjamin’s The Origin of German Tragic Drama, which also deals with this tragic hero, with messianic purposes, the redemption of mankind annihilated by their own greed.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMaciel, Diógenes André VieiraSantos, Patrícia Barbosa dos2018-03-26T13:06:20Z2015-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos, Patrícia Barbosa dos. Drama e alegoria: para uma análise-interpretação D'o verdugo, de Hilda Hilst. 2015. 74f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-03-27T04:06:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-03-27T04:06:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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A presente dissertação tem por objetivo proceder a análise/interpretação de uma das peças escritas por Hilda Hilst, O Verdugo (1969). Pretendemos realizar a leitura em questão, atentando para o aspecto alegórico de que se reveste todo o conjunto da obra dramatúrgica da referida autora, como via de escape aos censores da Ditatura Militar, pois que foi escrita um ano após a vigência do AI-5. Perpassando um panorama geral da dramaturgia brasileira da época e culminando nas noções acerca do drama moderno, podemos afirmar que Hilda Hilst se aproxima de um paradigma estético, que, embora posto na forma tradicional, rompe com o seu conteúdo, no dizer de Peter Szondi. Ademais, há nesta obra uma aproximação entre sua escrita e uma maneira expressionista de posicionar suas personagens em um mundo que está em processo de decadência. De outro lado, a autora nos leva a considerar a utopia/distopia de que se reveste O Verdugo, incitando à reflexão e reavaliação da postura da humanidade: temática básica de Hilda Hilst se propõe a uma chamada para revolução. Veremos em que medida o Verdugo pode ser considerado alegoria desse momento revolucionário pretendido, na medida em que se relaciona a um contexto mais imediato, da indignação de Hilda Hilst com o próprio Regime Militar, conclamando o povo a mostrar “a cara de bicho” para que o “respeitem” e possa alcançar o seu “voo de pássaro”, a sua liberdade. Utiliza-se como texto-base para o tratamento da Alegoria o pensamento de Walter Benjamin, em A Origem do Drama Trágico Alemão, que versa também sobre esse herói trágico, com propósitos messiânicos, de redenção da humanidade aniquilada por sua própria ganância. |
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