O Cariri paraibano em foco: O ensino de funções orgânicas com a temática óleo de algodão na perspectiva CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Welington Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4848
Resumo: O Ensino de Química (EQ) praticado no Ensino Médio (EM) de forma convencional mecanicista pode não envolver os∕as aprendizes na mobilização crítica dos ensinamentos da Química orgânica que dialogam com seu cotidiano. Através da adoção de metodologias ativas estruturadas a partir de aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais (CTSA) procura-se enfrentar os desafios de aprendizagem emergentes no contexto da Química orgânica e preparação para o exercício da cidadania. O presente trabalho consiste em uma abordagem metodológica contextualizada da aprendizagem sobre funções orgânicas e química ambiental através do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) enriquecida pela rotação por estações utilizando como temática a produção de biodiesel a partir do óleo de algodão em um enfoque CTSA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa aplicada através de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma do 3º ano do EM de uma Escola Cidadã Integral Técnica Estadual presente na cidade de São João do Cariri - PB. A pesquisa envolveu explorou a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel a partir da contextualização da problemática socioambiental, do estudo das funções e reações orgânicas e da aplicação de questionário avaliativo da SD enquanto etapas metodológicas. Os dados foram analisados e discutidos através da Análise de Conteúdo (AC) da Laurence Bardin. O estudo apontou que o desenvolvimento da SD permitiu compreensão sobre questões socioambientais a partir da cotonicultura praticada na região do Cariri paraibano possibilitando profundas reflexões sobre os impactos da Química no cotidiano. A proposta permitiu engajamento do alunado em relação aos recursos mediadores da aprendizagem dentre eles o envolvimento na rotação por estações, no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e modelagem. A visita ao museu também enriqueceu a busca por significados sobre temas intrínsecos a região Nordeste refletindo o preconceito de origem geográfica e de lugar enquanto um espaço não formal de educação contribuído para ocorrência de aprendizagem significativa. Contudo, alguns∕mas estudantes relataram dificuldades na apropriação do conhecimento químico concentrando-se na abstração desse conhecimento e em insuficiências formativas legadas nos últimos anos escolares cabendo uma intervenção didática mais personalizada capaz recompor essa aprendizagem. Ademais, conclui-se que a SD permitiu aos∕as estudantes considerar os conhecimentos Químicos valorizando e compartilhando estes saberes no exercício da vida profissional e cotidiana.
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O presente trabalho consiste em uma abordagem metodológica contextualizada da aprendizagem sobre funções orgânicas e química ambiental através do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) enriquecida pela rotação por estações utilizando como temática a produção de biodiesel a partir do óleo de algodão em um enfoque CTSA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa aplicada através de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma do 3º ano do EM de uma Escola Cidadã Integral Técnica Estadual presente na cidade de São João do Cariri - PB. A pesquisa envolveu explorou a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel a partir da contextualização da problemática socioambiental, do estudo das funções e reações orgânicas e da aplicação de questionário avaliativo da SD enquanto etapas metodológicas. Os dados foram analisados e discutidos através da Análise de Conteúdo (AC) da Laurence Bardin. O estudo apontou que o desenvolvimento da SD permitiu compreensão sobre questões socioambientais a partir da cotonicultura praticada na região do Cariri paraibano possibilitando profundas reflexões sobre os impactos da Química no cotidiano. A proposta permitiu engajamento do alunado em relação aos recursos mediadores da aprendizagem dentre eles o envolvimento na rotação por estações, no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e modelagem. A visita ao museu também enriqueceu a busca por significados sobre temas intrínsecos a região Nordeste refletindo o preconceito de origem geográfica e de lugar enquanto um espaço não formal de educação contribuído para ocorrência de aprendizagem significativa. Contudo, alguns∕mas estudantes relataram dificuldades na apropriação do conhecimento químico concentrando-se na abstração desse conhecimento e em insuficiências formativas legadas nos últimos anos escolares cabendo uma intervenção didática mais personalizada capaz recompor essa aprendizagem. Ademais, conclui-se que a SD permitiu aos∕as estudantes considerar os conhecimentos Químicos valorizando e compartilhando estes saberes no exercício da vida profissional e cotidiana.The teaching of Chemistry practiced in High School in a conventional mechanistic way may not engage learners critically with the teachings of organic chemistry that dialogue with their daily lives. By adopting active methodologies structured around Scientific, Technological, Social and Environmental (STSE) aspects, efforts are made to address emerging learning challenges in the context of organic chemistry and preparation for citizenship. This work consists of a contextualized methodological approach to learning about organic functions and environmental chemistry through the development of a Didactic Sequence enriched by station rotation, with the theme of biodiesel production from cottonseed oil, in the STSE approach. This is an exploratory, qualitative research applied through action research in a 3rd-year class at a State Technical Integral Citizen School located in São João do Cariri - PB. The research explored David Ausubel's theory of meaningful learning through the contextualization of socio-environmental issues, the study of organic functions and reactions, and the application of an evaluative questionnaire of the Didactic Sequence as methodological steps. Data were analyzed and discussed using Laurence Bardin's Content Analysis. The study indicated that the development of the Didactc Sequence allowed an understanding of socio-environmental issues related to cotton cultivation in the Cariri region of Paraíba, enabling deep reflections on the impacts of Chemistry on daily life. The proposal facilitated student engagement with learning mediating resources, including involvement in station rotation, the use of Information and Communication Digital Technologies, and of the modeling. The museum visit also enriched the search for meanings about intrinsic themes in the Northeast region, reflecting prejudice based on geographical origin and place as a non-formal education space, contributing to the occurrence of meaningful learning. However, some students reported difficulties in appropriating chemical knowledge, focusing on the abstraction of this knowledge and on formative deficiencies in recent school years, requiring a more personalized didactic intervention capable of reconstructing this learning. Furthermore, it is concluded that the Didactic Sequence allowed students to consider chemical knowledge, valuing and sharing these insights in their professional and daily lives.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências e Tecnologia - CCTBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMFilho, Francisco Ferreira Dantashttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549Filho, Francisco Ferreira Dantashttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549Onofre, Eduardo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369Santos, Keliana Dantashttp://lattes.cnpq.br/4632297157703156Nascimento, Welington Alves2024-01-04T14:11:59Z2999-12-312023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Welington Alves. O Cariri paraibano em foco: O ensino de funções orgânicas com a temática óleo de algodão na perspectiva CTSA. 2023. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4848porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-01-04T14:12:31Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-01-04T14:12:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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