Secretários dos amantes: arquegeneparatextomediatradulogia do sabor no romance epistolar Cartas Portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3555 |
Resumo: | Este é o resultado da pesquisa referente às traduções literárias do livro Cartas Portuguesas, compreendido enquanto Romance Epistolar. Estruturado em cinco cartas com temática amorosa, escritas em primeira pessoa, numa tentativa de enunciação feminina, na personagem e remetente uma religiosa portuguesa ao amante, um nobre francês, que aparenta ignorar as missivas. Os desdobramentos de tais epístolas criaram versões, respostas, negações e atribuições de autenticidade as personagens plasmadas em pessoas que viveram no período da primeira publicação em francês no século VXII e reforçada nos seguintes. Durante a trajetória da pesquisa, percebemos um diálogo in-disciplinar ao qual recorremos ao termo arquegeneparatextomediatradulogia, neologismo cujo intuito é de apresentar as principais escolhas teórico-metodológicas de interpretação da obra. A personagem principal habita em diversas traduções nas mais diversas semioses, como teatro, cinema, poesia, romance. Transmuta-se em muitas Marianas possíveis, interessa-nos dentre tantas as que foram criadas nas dobras e desdobras para o idioma português, quer sejam, por seus elementos paratextuais nos prefácios e demais elementos de significação que acompanham, cercam e envolvem as epístolas, assim como, os vincos formados pelas traduções literárias e suas publicações por diferentes projetos editoriais e tradutores. Consideradas enquanto “restituições” ao idioma “original”, que seria o português. Para grande parte dos leitores o primeiro contato com a produção textual acadêmica é seu resumo, e dependendo do caso, o único. Uma história de amor que não deu certo, no enredo ficcional, ou na vida real, mas que encontrou logro enquanto obra literária e em suas sucessivas traduções, virou símbolo nacional português, cânone literário e alvo da disputa pela nacionalidade da obra e da autoria. Eis um trabalho que procura atribuir sabor às discussões sobre o romance epistolar Cartas Portuguesas e intencionando ressaltar as traduções enquanto história literária. Bon appétit. |
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Secretários dos amantes: arquegeneparatextomediatradulogia do sabor no romance epistolar Cartas Portuguesas1. Linguística. 2. Tradução literária. 3. Romance. 4. Cartas.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste é o resultado da pesquisa referente às traduções literárias do livro Cartas Portuguesas, compreendido enquanto Romance Epistolar. Estruturado em cinco cartas com temática amorosa, escritas em primeira pessoa, numa tentativa de enunciação feminina, na personagem e remetente uma religiosa portuguesa ao amante, um nobre francês, que aparenta ignorar as missivas. Os desdobramentos de tais epístolas criaram versões, respostas, negações e atribuições de autenticidade as personagens plasmadas em pessoas que viveram no período da primeira publicação em francês no século VXII e reforçada nos seguintes. Durante a trajetória da pesquisa, percebemos um diálogo in-disciplinar ao qual recorremos ao termo arquegeneparatextomediatradulogia, neologismo cujo intuito é de apresentar as principais escolhas teórico-metodológicas de interpretação da obra. A personagem principal habita em diversas traduções nas mais diversas semioses, como teatro, cinema, poesia, romance. Transmuta-se em muitas Marianas possíveis, interessa-nos dentre tantas as que foram criadas nas dobras e desdobras para o idioma português, quer sejam, por seus elementos paratextuais nos prefácios e demais elementos de significação que acompanham, cercam e envolvem as epístolas, assim como, os vincos formados pelas traduções literárias e suas publicações por diferentes projetos editoriais e tradutores. Consideradas enquanto “restituições” ao idioma “original”, que seria o português. Para grande parte dos leitores o primeiro contato com a produção textual acadêmica é seu resumo, e dependendo do caso, o único. Uma história de amor que não deu certo, no enredo ficcional, ou na vida real, mas que encontrou logro enquanto obra literária e em suas sucessivas traduções, virou símbolo nacional português, cânone literário e alvo da disputa pela nacionalidade da obra e da autoria. Eis um trabalho que procura atribuir sabor às discussões sobre o romance epistolar Cartas Portuguesas e intencionando ressaltar as traduções enquanto história literária. Bon appétit.This is the result of a research which concerns to literary tranlations of the Portuguese Nun, understood as a Epistolary Romance. It is structured in five letters with loving theme, it has been written in first person, in an effort to female utterance, in the character and sender a nun to her lover, a French nobleman, who seems to disregard the missives. Offshoots of these epistles have created versions, answeres, denials and assignments of authenticity to the characters that has shaped in people who lived in the epoch of the first release in French in XVII and it has been reinforced in the following centuries. Along the course of this research, we noticed an in-disciplinary dialogue to which we have resorted to the term arquegeneparatextomediatradulogia,it is a neologism aims to present the main theorical and methodological choices to expound the work. The main character dwells in many translations and various semiosis such as dramatics, cinema, poetry, romance. It tramutes itself in many possible Marianas, but it just interest us, among many of them, Who were created in the folds and unfolds into the Portuguese language, whether by their paratextuals items in the prefaces and other elements of meaning that accompany, surround and involve the letters, as well as the wrinkles made up by the literary translations and publications by different editorial projects, translators and also considered as "refunds" to the "native” language, which would be the Portuguese. For the majority of the readers, the first contact with the academic text production is its abstract and, depending on the circumstances, the only one. It is a love story that gone wrong, in the fictional plot, or in real life, but which found enjoyment as literary work and its successive translations, it became a national Portuguese symbol, literary canon and target of the dispute by the nationality of the work and authorship. Here is a work that purposes to confer flavor to the discussions about the epistolary romance Portuguese nun and intending to highlight translations as an of literary history. Bon appétit.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLINóbrega, Geralda MedeirosLima, Carlos Adriano Ferreira de2019-11-07T16:50:00Z2012-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLima, Carlos Adriano Ferreira de. Secretários dos amantes: arquegeneparatextomediatradulogia do sabor no romance epistolar Cartas Portuguesas. 2012. 202 p. Tese( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-11-08T04:31:44Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-11-08T04:31:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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Este é o resultado da pesquisa referente às traduções literárias do livro Cartas Portuguesas, compreendido enquanto Romance Epistolar. Estruturado em cinco cartas com temática amorosa, escritas em primeira pessoa, numa tentativa de enunciação feminina, na personagem e remetente uma religiosa portuguesa ao amante, um nobre francês, que aparenta ignorar as missivas. Os desdobramentos de tais epístolas criaram versões, respostas, negações e atribuições de autenticidade as personagens plasmadas em pessoas que viveram no período da primeira publicação em francês no século VXII e reforçada nos seguintes. Durante a trajetória da pesquisa, percebemos um diálogo in-disciplinar ao qual recorremos ao termo arquegeneparatextomediatradulogia, neologismo cujo intuito é de apresentar as principais escolhas teórico-metodológicas de interpretação da obra. A personagem principal habita em diversas traduções nas mais diversas semioses, como teatro, cinema, poesia, romance. Transmuta-se em muitas Marianas possíveis, interessa-nos dentre tantas as que foram criadas nas dobras e desdobras para o idioma português, quer sejam, por seus elementos paratextuais nos prefácios e demais elementos de significação que acompanham, cercam e envolvem as epístolas, assim como, os vincos formados pelas traduções literárias e suas publicações por diferentes projetos editoriais e tradutores. Consideradas enquanto “restituições” ao idioma “original”, que seria o português. Para grande parte dos leitores o primeiro contato com a produção textual acadêmica é seu resumo, e dependendo do caso, o único. Uma história de amor que não deu certo, no enredo ficcional, ou na vida real, mas que encontrou logro enquanto obra literária e em suas sucessivas traduções, virou símbolo nacional português, cânone literário e alvo da disputa pela nacionalidade da obra e da autoria. Eis um trabalho que procura atribuir sabor às discussões sobre o romance epistolar Cartas Portuguesas e intencionando ressaltar as traduções enquanto história literária. Bon appétit. |
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