O trabalho e o trabalho imaterial das mulheres em Dom Casmurro: Capitu, Prima Justina e Dona Glória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4796 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo fazer analisar o trabalho imaterial de três personagens do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, Capitu, Prima Justina e Dona Glória, discorrendo sobre o modo como elas são condicionadas ao mesmo tempo que modificam, através de seu trabalho imaterial, as relações de classe e de gênero no romance. A priori, buscamos quebrar o paradigma da icônica indagação no que concerne à fidelidade de Capitu e, desse modo, afirmarmos que a personagem de Machado é muito mais do que a simples componente de uma polêmica tríade de amores e possíveis traições. Expomos o modo como Capitu modifica todo o ambiente permeado por si e, ainda, alterando o espaço dos copartícipes da obra, cujo pano de fundo é o Rio de Janeiro do fim do século XIX – palco de uma nítida dualidade entre o homem que manda e a mulher que é mandada – espaço de exposição entre os gêneros e suas disparidades apartadas pelo patriarcalismo. Para isto, tomamos como aporte o que nos diz Carole Patemam (2020), Mary Del Priore (2020), Gerda Lerner (2019), Michelli de Perrot (2019) dentre outros. Analisamos, ainda, como Capitu vem sendo, ao longo desses 124 anos, objeto de pesquisas e estudos, porém, em sua esmagadora maioria, lida exclusivamente pelo viés matrimonial. Assim, buscamos certificar que a personagem vai muito além das concepções de sedução e passionalidade. Capitu pode e deve ser dissecada como análise do próprio comportamento humano e, nesse ínterim, podemos desmistificar padrões e arquétipos estereotipados pelo patriarcalismo sobre a mulher oitocentista, chegando à conclusão que a polêmica Capitu vai muito além do que se subtende. E é através de seu trabalho imaterial, na articulação que estabelece com outros personagens inclusive com as outras mulheres da trama, que a heroína do romance modifica as relações. Para tanto, tomamos como base o que afirmam Marx (1985), Lazzarato (2001), Negri (2001), Hardy (2005) e Gorz (2005), os quais asseguram que o trabalho imaterial, na sua subjetividade, é primícia de toda produção humana. Observamos, enfim, o percurso de movimentação e produção das co-protagonistas ao longo da trama e os seus resultados, modificando, assim, as esferas íntimas e sociais nas quais estão inseridas, desatando, de modo concomitante, as amarras tecidas pelas mãos do homem, seja na ficção, seja na realidade. |
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O trabalho e o trabalho imaterial das mulheres em Dom Casmurro: Capitu, Prima Justina e Dona GlóriaTrabalho imaterialPatriarcadoAnálise literáriaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO presente trabalho teve por objetivo fazer analisar o trabalho imaterial de três personagens do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, Capitu, Prima Justina e Dona Glória, discorrendo sobre o modo como elas são condicionadas ao mesmo tempo que modificam, através de seu trabalho imaterial, as relações de classe e de gênero no romance. A priori, buscamos quebrar o paradigma da icônica indagação no que concerne à fidelidade de Capitu e, desse modo, afirmarmos que a personagem de Machado é muito mais do que a simples componente de uma polêmica tríade de amores e possíveis traições. Expomos o modo como Capitu modifica todo o ambiente permeado por si e, ainda, alterando o espaço dos copartícipes da obra, cujo pano de fundo é o Rio de Janeiro do fim do século XIX – palco de uma nítida dualidade entre o homem que manda e a mulher que é mandada – espaço de exposição entre os gêneros e suas disparidades apartadas pelo patriarcalismo. Para isto, tomamos como aporte o que nos diz Carole Patemam (2020), Mary Del Priore (2020), Gerda Lerner (2019), Michelli de Perrot (2019) dentre outros. Analisamos, ainda, como Capitu vem sendo, ao longo desses 124 anos, objeto de pesquisas e estudos, porém, em sua esmagadora maioria, lida exclusivamente pelo viés matrimonial. Assim, buscamos certificar que a personagem vai muito além das concepções de sedução e passionalidade. Capitu pode e deve ser dissecada como análise do próprio comportamento humano e, nesse ínterim, podemos desmistificar padrões e arquétipos estereotipados pelo patriarcalismo sobre a mulher oitocentista, chegando à conclusão que a polêmica Capitu vai muito além do que se subtende. E é através de seu trabalho imaterial, na articulação que estabelece com outros personagens inclusive com as outras mulheres da trama, que a heroína do romance modifica as relações. Para tanto, tomamos como base o que afirmam Marx (1985), Lazzarato (2001), Negri (2001), Hardy (2005) e Gorz (2005), os quais asseguram que o trabalho imaterial, na sua subjetividade, é primícia de toda produção humana. Observamos, enfim, o percurso de movimentação e produção das co-protagonistas ao longo da trama e os seus resultados, modificando, assim, as esferas íntimas e sociais nas quais estão inseridas, desatando, de modo concomitante, as amarras tecidas pelas mãos do homem, seja na ficção, seja na realidade.This paper aimed to analyze the intangible work of three characters from the novel of Dom Casmurro (1899), by Machado de Assis, Capitu, Prima Justina and Dona Glória, discussing the way in which they are conditioned at the same time that modifies, through of her immaterial intellectual work , social class and gender relations in the novel. A prior, we seach to break the paradigm of the iconic question as regards Capitu's fidelityand, in this way, we affirm that Machado's character is much more than the simple component of a controversy triad of loves and possible betrayals. We expose the way that Capitu modifies the entire surroundings permeated by her and changing the space of the co-participants of the composition, that occur in Rio de Janeiro at the end of the 19th century – the sharp of a clear duality between the man who orders and the woman who is ordered – a place for exposure between genders and their disparities separated by patriarchal. For this, we take as a contribution what says Carole Patemam (2020), Mary Del Priore (2020), Gerda Lerner (2019), Michelli de Perrot (2019) among others. We also analyze, how Capitu has been, during these 124 years, the object of research and studies, however, in the over majority, reading exclusively from a matrimonial perspective. Thereby, we seek to ensure that the character goes far beyond the concepts of seduction and partiality. Capitu can and should be dissected as an analysis of human behavior itself and, in the meantime, we can demystify patterns and archetypes stereotyped by partiality about nineteenthcentury women, conclusioning that the Capitu controversy goes far beyond what is implied. And it is through her immaterial work, in the articulation she establishes with other characters, including the other women in the plot, that the epic of the novel changes relationships. Therefore, we take as a basis what Marx (1985), Lazzarato (2001), Negri (2001), Hardy (2005) and Gorz (2005) claims, which ensure that immaterial work, in its subjectivity, is the first of all human production. Finally, we observe the path of movement and production of the co-protagonists throughout the plot and its results, thus modifying the intimate and social realm in which they are inserted, simultaneously unfasten the bonds woven by the hands of man, even in fiction or in reality.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIJustino, Luciano BarbosaOliveira, Mirna Spinelli de2023-11-01T14:11:38Z2999-12-312023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, M. S. O trabalho e o trabalho imaterial das mulheres em Dom Casmurro: Capitu, Prima Justina e Dona Glória. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4796porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-11-01T14:11:38Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4796Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-11-01T14:11:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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