O trabalho imaterial como potência das personagens mulheres em Maria José Silveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Silvanna Kelly Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4428
Resumo: O trabalho imaterial é a produção de subjetividade que se expressa através da linguagem, dos afetos, dos pensamentos e de outras abstrações do sujeito trabalhador ou não, diferenciando-se do trabalho material que se utiliza da mão de obra como modus operandi. Estudado nas Ciências Sociais, essa demanda subjetiva de trabalho atravessa a Crítica Literária, não apenas se hibridizando com a própria literatura, como também fazendo surgir um debate produtivo no que se refere às mulheres. Dessa forma, o objetivo da nossa pesquisa se pauta na defesa de que o trabalho imaterial é a potência das personagens mulheres de Maria José Silveira, produzido ao largo – ou dentro – do sistema capitalista, com base em três obras literárias: A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas (2002), Eleanor Marx, filha de Karl (2002) e Pauliceia de mil dentes (2012). A escolha das obras se justifica pela incipiente fortuna crítica sobre a autora desenvolvida até o momento presente, bem como pela recorrência de personagens mulheres em seus livros, as quais se expressam sob o viés da subjetividade. Além disso, nossa tese propõe demonstrar quais as rasuras existentes nos debates acerca da literatura contemporânea, sendo comum, logo, encontrar modos de ler repetitivos e alheios às novas demandas dessa literatura. Sendo assim, analisaremos o trabalho imaterial – produção de subjetividade – em suas múltiplas visões, a partir de autores como Lazzarato (2014; 2019), Gorz (2005), Castiano (2018) Negri (2003); a relação da imaterialidade com a crítica literária e suas porosidades de conceito, a partir de Compagnon (2010), Schmidt (2017), Garramuño (2014), Ludmer (2010), entre outros. Posteriormente, faremos um levantamento de artigos produzidos sobre as obras da autora, a fim de elucidar a fortuna crítica tangente à proposta da tese, a partir de Plácido e Rodrigues (2018), Turchi e Silva (2007), entre outros. Com isso, apresentaremos como a literatura pode ser um maquinário reprodutor de discursos de sujeição social, a partir de Spivak (2010), Justino (2017), entre outros. Após, adentraremos na discussão do trabalho imaterial produzido pelas mulheres dentro da literatura, recolocando o seu “papel” como potência ou como espaços previsíveis, a partir de Foucault (2014), Lazzarato (2021), entre outros; além do levantamento de personagens mulheres em diálogo com o maquinário capitalista, dentro da obra de Maria José Silveira, Eleanor Karl, filha de Marx (2002); por conseguinte, nos encaminharemos para a problemática das mulheres ficcionistas, cujo foco persiste na autoria feminina e suas reproduções de estigmas patriarcais, na autoria de mulheres negras como potência do cerne contemporâneo, a partir de hooks (2019), Lobo (2007), Almeida (2017), entre outros. No último momento, haverá o questionamento dos conceitos da identidade fixa da mulher enquanto dialética da pós-modernidade, com o intuito de perceber o risco que se corre ao acreditar em uma resolução da problemática de gênero, a partir de McLauren (2016), Woodward (2013), Hall (2019), entre outros. Por fim, avaliaremos o corpus de análise sob a perspectiva do trabalho imaterial, aprofundando a leitura das personagens mulheres, no que se refere à voz narrativa e às brechas dos discursos, e reafirmando um diálogo indissociável da literatura com a produção da subjetividade. Nas considerações finais, perceberemos o intercruzamento entre trabalho imaterial e personagens mulheres como potência da literatura de Maria José Silveira, bem como do fenômeno da contemporaneidade, trazendo conclusões que pressupõem o desdobramento de futuras pesquisas.
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Dessa forma, o objetivo da nossa pesquisa se pauta na defesa de que o trabalho imaterial é a potência das personagens mulheres de Maria José Silveira, produzido ao largo – ou dentro – do sistema capitalista, com base em três obras literárias: A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas (2002), Eleanor Marx, filha de Karl (2002) e Pauliceia de mil dentes (2012). A escolha das obras se justifica pela incipiente fortuna crítica sobre a autora desenvolvida até o momento presente, bem como pela recorrência de personagens mulheres em seus livros, as quais se expressam sob o viés da subjetividade. Além disso, nossa tese propõe demonstrar quais as rasuras existentes nos debates acerca da literatura contemporânea, sendo comum, logo, encontrar modos de ler repetitivos e alheios às novas demandas dessa literatura. Sendo assim, analisaremos o trabalho imaterial – produção de subjetividade – em suas múltiplas visões, a partir de autores como Lazzarato (2014; 2019), Gorz (2005), Castiano (2018) Negri (2003); a relação da imaterialidade com a crítica literária e suas porosidades de conceito, a partir de Compagnon (2010), Schmidt (2017), Garramuño (2014), Ludmer (2010), entre outros. Posteriormente, faremos um levantamento de artigos produzidos sobre as obras da autora, a fim de elucidar a fortuna crítica tangente à proposta da tese, a partir de Plácido e Rodrigues (2018), Turchi e Silva (2007), entre outros. Com isso, apresentaremos como a literatura pode ser um maquinário reprodutor de discursos de sujeição social, a partir de Spivak (2010), Justino (2017), entre outros. Após, adentraremos na discussão do trabalho imaterial produzido pelas mulheres dentro da literatura, recolocando o seu “papel” como potência ou como espaços previsíveis, a partir de Foucault (2014), Lazzarato (2021), entre outros; além do levantamento de personagens mulheres em diálogo com o maquinário capitalista, dentro da obra de Maria José Silveira, Eleanor Karl, filha de Marx (2002); por conseguinte, nos encaminharemos para a problemática das mulheres ficcionistas, cujo foco persiste na autoria feminina e suas reproduções de estigmas patriarcais, na autoria de mulheres negras como potência do cerne contemporâneo, a partir de hooks (2019), Lobo (2007), Almeida (2017), entre outros. No último momento, haverá o questionamento dos conceitos da identidade fixa da mulher enquanto dialética da pós-modernidade, com o intuito de perceber o risco que se corre ao acreditar em uma resolução da problemática de gênero, a partir de McLauren (2016), Woodward (2013), Hall (2019), entre outros. Por fim, avaliaremos o corpus de análise sob a perspectiva do trabalho imaterial, aprofundando a leitura das personagens mulheres, no que se refere à voz narrativa e às brechas dos discursos, e reafirmando um diálogo indissociável da literatura com a produção da subjetividade. Nas considerações finais, perceberemos o intercruzamento entre trabalho imaterial e personagens mulheres como potência da literatura de Maria José Silveira, bem como do fenômeno da contemporaneidade, trazendo conclusões que pressupõem o desdobramento de futuras pesquisas.Immaterial work is the production of subjectivity that is expressed through language, affections, thoughts and other abstractions of the worker or not, differentiating itself from material work that uses labor as a modus operandi. Studied in the Social Sciences, this subjective demand for work crosses Literary Criticism, not only hybridizing with literature itself, but also giving rise to a productive debate regarding women. In this way, the objective of our research is based on the defense that immaterial work is the power of Maria José Silveira's female characters, produced outside – or within – the capitalist system, based on three literary works: Her mother’s mother’s mother & her daughters (2002), Eleanor Marx, daughter of Karl (2002) and Pauliceia of a thousand teeth (2012). The choice of works is justified by the incipient critical fortune on the author developed until the present moment, as well as by the recurrence of female characters in her books, which are expressed under the bias of subjectivity. In addition, our thesis proposes to demonstrate which erasures exist in debates about contemporary literature, and it is common, therefore, to find repetitive ways of reading that are alien to the new demands of this literature. Therefore, we will analyze immaterial work – production of subjectivity – in its multiple views, from authors such as Lazzarato (2014; 2019), Gorz (2005), Castiano (2018) Negri (2003); the relationship of immateriality with literary criticism and its concept porosities, from Compagnon (2010), Schmidt (2017), Garramuño (2014), Ludmer (2010), among others. Subsequently, we will survey articles produced on the author's works, in order to elucidate the critical fortune tangent to the proposal of the thesis, from Plácido and Rodrigues (2018), Turchi and Silva (2007), among others. With this, we will present how literature can be a reproductive machinery of discourses of social subjection, from Spivak (2010), Justino (2017), among others. Afterwards, we will enter into the discussion of the immaterial work produced by women within literature, replacing their “role” as power or as predictable spaces, based on Foucault (2014), Lazzarato (2021), among others; in addition to the survey of female characters in dialogue with capitalist machinery, within the work of Maria José Silveira, Eleanor Karl, daughter of Marx (2002); therefore, we will move towards the problem of women fiction writers, whose focus persists in female authorship and their reproductions of patriarchal stigmas, in the authorship of black women as a power of the contemporary core, from hooks (2019), Lobo (2007), Almeida (2017), among others. At the last moment, there will be a questioning of the concepts of the fixed identity of women as a dialectic of post-modernity, in order to understand the risk that one runs in believing in a resolution of the gender problem, from McLauren (2016), Woodward (2013), Hall (2019), among others. Finally, we will evaluate the corpus of analysis from the perspective of immaterial work, deepening the reading of women characters, with regard to the narrative voice and gaps in speeches, and reaffirming an inseparable dialogue between literature and the production of subjectivity. In the final considerations, we will perceive the intersection between immaterial work and female characters as a power of Maria José Silveira's literature, as well as the phenomenon of contemporaneity, bringing conclusions that presuppose the unfolding of future research.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIJustino, Lucianohttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778Silva, Reginaldohttp://lattes.cnpq.br/8288966409715780Alves, Wanderlanhttp://lattes.cnpq.br/4245634036144170Silva, Rosângelahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Andrade, Brendahttp://lattes.cnpq.br/3020775163633086Oliveira, Silvanna Kelly Gomes de2022-08-19T19:07:25Z2999-12-312022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, S. K. G. O trabalho imaterial como potência das personagens mulheres em Maria José Silveira. 2022. 120 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4428porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-08-19T19:07:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-08-19T19:07:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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