Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes , Gildiane de Almeida Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3699
Resumo: Esta dissertação trata de uma pesquisa em torno da literatura de cordel no processo de formação de leitores na perspectiva do letramento literário. O interesse esteve em possibilitar aos discentes uma experiência de leitura capaz de levá-los a extrair, debater e interpretar os sentidos do texto através de um olhar crítico-reflexivo, por meio de cordéis sobre comportamento do ser humano para com a natureza. O aporte teórico usado tem por fundamentação os estudos sobre a Literatura Popular, voltado para especificidades do gênero; a formação do leitor e as práticas de letramento, situando a base metodológica para o trabalho com a competência leitora; e a ecocrítica, teoria que busca compreender a relação do homem com o meio ambiente. Dentre os referidos estudos, destacamos Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2014), Brasil (2017), Candido (2004), Freire (1999), Garrard (2006), Gifford (2009), entre outros. A metodologia adotada tem base fatores da pesquisa-ação, de caráter qualitativo, aplicada a uma turma de 8º ano, com faixa etária entre 12 e 17 anos, de uma escola pública de Ensino Fundamental da Paraíba. A coleta de dados se deu a partir de atividades aplicadas como questionários, oficinas, sequência básica e a produção de um texto de cordel, além da experiência dramatizada com este gênero literário. Em termos teóricos e práticos, a pesquisa conclui que o cordel em sala de aula é um instrumento que pode proporcionar o envolvimento prazeroso dos educandos no processo da formação de leitores do texto literário, possibilitando o contato com a linguagem literária na perceptiva de um letramento capaz de proporcionar a reflexão sobre as ações humanas, nesse caso especificamente relacionada a questão ambiental, de modo a entender a necessidade de respeitar a convivência com o meio ambiente.
id UEPB_1bf8229e7a10023906b2c85a205682d8
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3699
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamentalEnsinoCordelEcocríticaLetramento literárioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEsta dissertação trata de uma pesquisa em torno da literatura de cordel no processo de formação de leitores na perspectiva do letramento literário. O interesse esteve em possibilitar aos discentes uma experiência de leitura capaz de levá-los a extrair, debater e interpretar os sentidos do texto através de um olhar crítico-reflexivo, por meio de cordéis sobre comportamento do ser humano para com a natureza. O aporte teórico usado tem por fundamentação os estudos sobre a Literatura Popular, voltado para especificidades do gênero; a formação do leitor e as práticas de letramento, situando a base metodológica para o trabalho com a competência leitora; e a ecocrítica, teoria que busca compreender a relação do homem com o meio ambiente. Dentre os referidos estudos, destacamos Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2014), Brasil (2017), Candido (2004), Freire (1999), Garrard (2006), Gifford (2009), entre outros. A metodologia adotada tem base fatores da pesquisa-ação, de caráter qualitativo, aplicada a uma turma de 8º ano, com faixa etária entre 12 e 17 anos, de uma escola pública de Ensino Fundamental da Paraíba. A coleta de dados se deu a partir de atividades aplicadas como questionários, oficinas, sequência básica e a produção de um texto de cordel, além da experiência dramatizada com este gênero literário. Em termos teóricos e práticos, a pesquisa conclui que o cordel em sala de aula é um instrumento que pode proporcionar o envolvimento prazeroso dos educandos no processo da formação de leitores do texto literário, possibilitando o contato com a linguagem literária na perceptiva de um letramento capaz de proporcionar a reflexão sobre as ações humanas, nesse caso especificamente relacionada a questão ambiental, de modo a entender a necessidade de respeitar a convivência com o meio ambiente.This dissertation is a research around the cordel literature in the process of formation of readers from the perspective of literary literacy. The interest was in enabling the students a reading experience capable of leading them to extract, debate and interpret the meanings of the text through a critical - reflective look, through cordels on human behavior towards nature. The theoretical framework used is based on studies of popular literature, focused on specific gender; the formation of the reader and the literacy practices, situating the methodological basis for the work with the reader competence, and ecocritica, theory that seeks to understand the relationship of man with the environ ment. Among those mentioned studies, we highlight Marinho and Pinheiro (2012) , Cosson (2014), Brazil (2017) Candido (2004), Freire (1999), Garrard, (2006), Gifford (2009), among others. The methodology is based on factors of action research, qualitative, applied to a class of 8°years, aged between 12 and 17 years, a public elementary school in Paraíba. Data collection took place from applied activities such as questionnaires, workshops, basic sequence and the production of a cordel text, besides the dramatized experience with this literary genre. In theoretical and practical terms, the research concludes that the cordel in the classroom is an instrument that can provide the pleasant involvement of students in the process of formation of the readers of the literary text, enabling contact with the literary language in the perceptual of a literacy able to provide reflection on human actions, in this case specifically related to the envvironmental issue, in order to understand the need to respect the coexistence with the environment.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely daGomes , Gildiane de Almeida Silva2021-05-11T12:37:35Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. [123 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3699porGOMES, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-12T04:39:04Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-12T04:39:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
title Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
spellingShingle Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
Gomes , Gildiane de Almeida Silva
Ensino
Cordel
Ecocrítica
Letramento literário
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
title_full Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
title_fullStr Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
title_full_unstemmed Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
title_sort Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
author Gomes , Gildiane de Almeida Silva
author_facet Gomes , Gildiane de Almeida Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria Suely da
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes , Gildiane de Almeida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Cordel
Ecocrítica
Letramento literário
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Ensino
Cordel
Ecocrítica
Letramento literário
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Esta dissertação trata de uma pesquisa em torno da literatura de cordel no processo de formação de leitores na perspectiva do letramento literário. O interesse esteve em possibilitar aos discentes uma experiência de leitura capaz de levá-los a extrair, debater e interpretar os sentidos do texto através de um olhar crítico-reflexivo, por meio de cordéis sobre comportamento do ser humano para com a natureza. O aporte teórico usado tem por fundamentação os estudos sobre a Literatura Popular, voltado para especificidades do gênero; a formação do leitor e as práticas de letramento, situando a base metodológica para o trabalho com a competência leitora; e a ecocrítica, teoria que busca compreender a relação do homem com o meio ambiente. Dentre os referidos estudos, destacamos Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2014), Brasil (2017), Candido (2004), Freire (1999), Garrard (2006), Gifford (2009), entre outros. A metodologia adotada tem base fatores da pesquisa-ação, de caráter qualitativo, aplicada a uma turma de 8º ano, com faixa etária entre 12 e 17 anos, de uma escola pública de Ensino Fundamental da Paraíba. A coleta de dados se deu a partir de atividades aplicadas como questionários, oficinas, sequência básica e a produção de um texto de cordel, além da experiência dramatizada com este gênero literário. Em termos teóricos e práticos, a pesquisa conclui que o cordel em sala de aula é um instrumento que pode proporcionar o envolvimento prazeroso dos educandos no processo da formação de leitores do texto literário, possibilitando o contato com a linguagem literária na perceptiva de um letramento capaz de proporcionar a reflexão sobre as ações humanas, nesse caso especificamente relacionada a questão ambiental, de modo a entender a necessidade de respeitar a convivência com o meio ambiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
2021-05-11T12:37:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gomes, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. [123 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3699
identifier_str_mv Gomes, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. [123 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GOMES, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709223525089280