Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3699 |
Resumo: | Esta dissertação trata de uma pesquisa em torno da literatura de cordel no processo de formação de leitores na perspectiva do letramento literário. O interesse esteve em possibilitar aos discentes uma experiência de leitura capaz de levá-los a extrair, debater e interpretar os sentidos do texto através de um olhar crítico-reflexivo, por meio de cordéis sobre comportamento do ser humano para com a natureza. O aporte teórico usado tem por fundamentação os estudos sobre a Literatura Popular, voltado para especificidades do gênero; a formação do leitor e as práticas de letramento, situando a base metodológica para o trabalho com a competência leitora; e a ecocrítica, teoria que busca compreender a relação do homem com o meio ambiente. Dentre os referidos estudos, destacamos Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2014), Brasil (2017), Candido (2004), Freire (1999), Garrard (2006), Gifford (2009), entre outros. A metodologia adotada tem base fatores da pesquisa-ação, de caráter qualitativo, aplicada a uma turma de 8º ano, com faixa etária entre 12 e 17 anos, de uma escola pública de Ensino Fundamental da Paraíba. A coleta de dados se deu a partir de atividades aplicadas como questionários, oficinas, sequência básica e a produção de um texto de cordel, além da experiência dramatizada com este gênero literário. Em termos teóricos e práticos, a pesquisa conclui que o cordel em sala de aula é um instrumento que pode proporcionar o envolvimento prazeroso dos educandos no processo da formação de leitores do texto literário, possibilitando o contato com a linguagem literária na perceptiva de um letramento capaz de proporcionar a reflexão sobre as ações humanas, nesse caso especificamente relacionada a questão ambiental, de modo a entender a necessidade de respeitar a convivência com o meio ambiente. |
id |
UEPB_1bf8229e7a10023906b2c85a205682d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3699 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamentalEnsinoCordelEcocríticaLetramento literárioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEsta dissertação trata de uma pesquisa em torno da literatura de cordel no processo de formação de leitores na perspectiva do letramento literário. O interesse esteve em possibilitar aos discentes uma experiência de leitura capaz de levá-los a extrair, debater e interpretar os sentidos do texto através de um olhar crítico-reflexivo, por meio de cordéis sobre comportamento do ser humano para com a natureza. O aporte teórico usado tem por fundamentação os estudos sobre a Literatura Popular, voltado para especificidades do gênero; a formação do leitor e as práticas de letramento, situando a base metodológica para o trabalho com a competência leitora; e a ecocrítica, teoria que busca compreender a relação do homem com o meio ambiente. Dentre os referidos estudos, destacamos Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2014), Brasil (2017), Candido (2004), Freire (1999), Garrard (2006), Gifford (2009), entre outros. A metodologia adotada tem base fatores da pesquisa-ação, de caráter qualitativo, aplicada a uma turma de 8º ano, com faixa etária entre 12 e 17 anos, de uma escola pública de Ensino Fundamental da Paraíba. A coleta de dados se deu a partir de atividades aplicadas como questionários, oficinas, sequência básica e a produção de um texto de cordel, além da experiência dramatizada com este gênero literário. Em termos teóricos e práticos, a pesquisa conclui que o cordel em sala de aula é um instrumento que pode proporcionar o envolvimento prazeroso dos educandos no processo da formação de leitores do texto literário, possibilitando o contato com a linguagem literária na perceptiva de um letramento capaz de proporcionar a reflexão sobre as ações humanas, nesse caso especificamente relacionada a questão ambiental, de modo a entender a necessidade de respeitar a convivência com o meio ambiente.This dissertation is a research around the cordel literature in the process of formation of readers from the perspective of literary literacy. The interest was in enabling the students a reading experience capable of leading them to extract, debate and interpret the meanings of the text through a critical - reflective look, through cordels on human behavior towards nature. The theoretical framework used is based on studies of popular literature, focused on specific gender; the formation of the reader and the literacy practices, situating the methodological basis for the work with the reader competence, and ecocritica, theory that seeks to understand the relationship of man with the environ ment. Among those mentioned studies, we highlight Marinho and Pinheiro (2012) , Cosson (2014), Brazil (2017) Candido (2004), Freire (1999), Garrard, (2006), Gifford (2009), among others. The methodology is based on factors of action research, qualitative, applied to a class of 8°years, aged between 12 and 17 years, a public elementary school in Paraíba. Data collection took place from applied activities such as questionnaires, workshops, basic sequence and the production of a cordel text, besides the dramatized experience with this literary genre. In theoretical and practical terms, the research concludes that the cordel in the classroom is an instrument that can provide the pleasant involvement of students in the process of formation of the readers of the literary text, enabling contact with the literary language in the perceptual of a literacy able to provide reflection on human actions, in this case specifically related to the envvironmental issue, in order to understand the need to respect the coexistence with the environment.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely daGomes , Gildiane de Almeida Silva2021-05-11T12:37:35Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. [123 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3699porGOMES, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-12T04:39:04Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-12T04:39:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental |
title |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental |
spellingShingle |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental Gomes , Gildiane de Almeida Silva Ensino Cordel Ecocrítica Letramento literário LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental |
title_full |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental |
title_fullStr |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental |
title_sort |
Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental |
author |
Gomes , Gildiane de Almeida Silva |
author_facet |
Gomes , Gildiane de Almeida Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Suely da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes , Gildiane de Almeida Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Cordel Ecocrítica Letramento literário LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Ensino Cordel Ecocrítica Letramento literário LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Esta dissertação trata de uma pesquisa em torno da literatura de cordel no processo de formação de leitores na perspectiva do letramento literário. O interesse esteve em possibilitar aos discentes uma experiência de leitura capaz de levá-los a extrair, debater e interpretar os sentidos do texto através de um olhar crítico-reflexivo, por meio de cordéis sobre comportamento do ser humano para com a natureza. O aporte teórico usado tem por fundamentação os estudos sobre a Literatura Popular, voltado para especificidades do gênero; a formação do leitor e as práticas de letramento, situando a base metodológica para o trabalho com a competência leitora; e a ecocrítica, teoria que busca compreender a relação do homem com o meio ambiente. Dentre os referidos estudos, destacamos Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2014), Brasil (2017), Candido (2004), Freire (1999), Garrard (2006), Gifford (2009), entre outros. A metodologia adotada tem base fatores da pesquisa-ação, de caráter qualitativo, aplicada a uma turma de 8º ano, com faixa etária entre 12 e 17 anos, de uma escola pública de Ensino Fundamental da Paraíba. A coleta de dados se deu a partir de atividades aplicadas como questionários, oficinas, sequência básica e a produção de um texto de cordel, além da experiência dramatizada com este gênero literário. Em termos teóricos e práticos, a pesquisa conclui que o cordel em sala de aula é um instrumento que pode proporcionar o envolvimento prazeroso dos educandos no processo da formação de leitores do texto literário, possibilitando o contato com a linguagem literária na perceptiva de um letramento capaz de proporcionar a reflexão sobre as ações humanas, nesse caso especificamente relacionada a questão ambiental, de modo a entender a necessidade de respeitar a convivência com o meio ambiente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 2021-05-11T12:37:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Gomes, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. [123 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3699 |
identifier_str_mv |
Gomes, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. [123 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GOMES, Gildiane de Almeida Silva. Cordel e meio ambiente: a formação de leitores do texto literário no ensino fundamental. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709223525089280 |