Letramento literário: discutindo Lilith e o estereótipo demoníaco feminino no cordel "A Sedutora Maldita"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Antônio Leonel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3777
Resumo: O presente trabalho parte das reflexões teóricas para a construção de uma proposta de letramento literário que explore a representação do feminino, a partir da leitura do cordel A Sedutora Maldita (1966), de Manoel D’Almeida Filho. Proposta está desenvolvida em consonância com a metodologia apresentada por Cosson (2014), a qual denominou “Sequência Básica”. Ao longo deste trabalho, buscamos elementos comuns à personagem Frederica e ao mito de Lilith, visando a discussão dos aspectos que a sociedade considera negativos em tais personagens, como a sedução, o desprezo pela vida e pelos homens. E, assim, com base nesta reflexão, estabelecer relações com a atualidade e a forma como a mulher é vista em nossa sociedade. De modo geral, a intervenção foi pensada para ser aplicada nos anos finais do Ensino Fundamental II, tomando por base o contexto de escola pública, com o objetivo de intensificar as ações de letramento literário junto a este público. No entanto, é perfeitamente possível a adaptação das atividades aqui colocadas, para alcançar outros públicos e realidades. Nosso objetivo principal é contribuir para uma melhor formação do leitor literário, bem como criar um ambiente de reflexão acerca da representação do feminino. Como procedimento metodológico, nosso trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho propositivo. Como aporte teórico, contamos com as considerações de Bourdieu (1998; 2012), Candido (2011), Haurélio (2016), Koltuv (2017), Marinho e Pinheiro (2012), Pinheiro (2006), Scott (1989), dentre outros. Ao fim, esperamos, com esta propositura, contribuir para a formação do leitor do texto literário, no contexto do ensino fundamental, bem como dialogar, com este público, sobre a figura feminina, historicamente reprimida e discriminada socialmente.
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E, assim, com base nesta reflexão, estabelecer relações com a atualidade e a forma como a mulher é vista em nossa sociedade. De modo geral, a intervenção foi pensada para ser aplicada nos anos finais do Ensino Fundamental II, tomando por base o contexto de escola pública, com o objetivo de intensificar as ações de letramento literário junto a este público. No entanto, é perfeitamente possível a adaptação das atividades aqui colocadas, para alcançar outros públicos e realidades. Nosso objetivo principal é contribuir para uma melhor formação do leitor literário, bem como criar um ambiente de reflexão acerca da representação do feminino. Como procedimento metodológico, nosso trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho propositivo. Como aporte teórico, contamos com as considerações de Bourdieu (1998; 2012), Candido (2011), Haurélio (2016), Koltuv (2017), Marinho e Pinheiro (2012), Pinheiro (2006), Scott (1989), dentre outros. Ao fim, esperamos, com esta propositura, contribuir para a formação do leitor do texto literário, no contexto do ensino fundamental, bem como dialogar, com este público, sobre a figura feminina, historicamente reprimida e discriminada socialmente.El presente trabajo trae reflexiones teóricas y una propuesta de enseñanza con el texto literario que explora, al mismo tiempo, el tema de la representación de lo femenino, tomando como punto de partida la lectura de la obra A Sedutora Maldita (1966), de Manoel D'Almeida Filho. Lectura, a cuál fue propuesta en línea con la metodología presentada por Cosson (2014), llamada “secuencia básica”. A lo largo de este trabajo, buscamos elementos comunes a los personajes Frederica y Lilith, con el objetivo de discutir los aspectos que la sociedad considera negativos, en tales personajes. Y así, a partir de esta reflexión, establecer relaciones con el presente y la forma en que se ve a las mujeres en nuestra sociedad. De modo general, la propuesta de intervención fue diseñada para clases de los años finales de la enseñanza fundamental, en um contexto de escuela pública, justificando-se la construcción de tal propuesta por la necesidad de intensificar las acciones de alfabetización literaria con este público. Pero, es perfectamente posible la adaptación a lo trabajo con diversos públicos y realidades. De este modo, nuestro principal objetivo es contribuir a la mejor formación del lector literario, así como crear un ambiente de reflexión sobre la representación de lo femenino en el contexto de la intervención. Como procedimiento metodológico, nuestro trabajo se caracteriza como una investigación bibliográfica, de carácter proposicional. Como referencias teóricas, además de Cosson (2014), traemos las consideraciones de Bourdieu (1998, 2012), Candido (2011), Haurélio (2016), Koltuv (2017), Marinho e Pinheiro (2012), Pinheiro (2006), Scott (1989), entre otros. Por último, esperamos, con este fin, contribuir a la formación del lector del texto literario, en el contexto de la escuela primaria, así como dialogar, con este público, sobre la figura femenina, históricamente reprimida y discriminada socialmente.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASMedeiros, Aldinida de785.991.304 -63http://lattes.cnpq.br/2790523433318905Medeiros, Aldinidahttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905Santos, Luciane Alveshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457Silva, Marcelo Medeiros dahttp://lattes.cnpq.br/8642945745816768Sousa, Antônio Leonel Ferreira2021-08-02T21:04:27Z2999-12-312021-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSousa, Antônio Leonel Ferreira. Letramento literário: discutindo Lilith e o estereótipo demoníaco feminino no cordel "A Sedutora Maldita". 2021. 92f. 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