Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Neto, José Praxedes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1948
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo a elaboração de um formulário técnico para analisar produtos e técnicas educacionais de mestrados profissionais quanto à presença de contextualizações. Para isso, desenvolvemos uma proposta de contextualização que abrange aspectos defendidos por Mello (2012) a realidade do aluno, a sociedade onde este se insere e os processos de criação/desenvolvimento dos conteúdos abordados e pela teoria socioculturalista de autores pós-vygotskyanos (Michael Cole e Alexei Nikolaevich Leontiev) as circunstâncias socioculturais abrangidas nas atividades investigadas. Esse conjunto de fatores revela-nos a contextualização como uma situação capaz de promover a construção de significados por parte do educando. A categorização produzida (na forma de um formulário) foi testada em produtos/técnicas educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB, demonstrando sua funcionalidade para analisar produções didáticas.
id UEPB_1d036b0257c79801b73adfa0c3773a38
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1948
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionaisContextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.Técnicas educacionaisContextualizaçãoPrática pedagógicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa tem como principal objetivo a elaboração de um formulário técnico para analisar produtos e técnicas educacionais de mestrados profissionais quanto à presença de contextualizações. Para isso, desenvolvemos uma proposta de contextualização que abrange aspectos defendidos por Mello (2012) a realidade do aluno, a sociedade onde este se insere e os processos de criação/desenvolvimento dos conteúdos abordados e pela teoria socioculturalista de autores pós-vygotskyanos (Michael Cole e Alexei Nikolaevich Leontiev) as circunstâncias socioculturais abrangidas nas atividades investigadas. Esse conjunto de fatores revela-nos a contextualização como uma situação capaz de promover a construção de significados por parte do educando. A categorização produzida (na forma de um formulário) foi testada em produtos/técnicas educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB, demonstrando sua funcionalidade para analisar produções didáticas.This research aims at elaborating a technical form to analyse educational products and techniques of professional master's courses concerning the presence of contextualizations. For this, we have developed a proposal of contextualization which approaches aspects defended by Mello (2012) - student's context, the society where these processes of creation / development of content approached are inserted - and through the socio-cultural theory by post-Vygotsky authors (Michael Cole and Alexei Nikolaevich Leontiev) - the socio-cultural circumstances comprised in the investigated activities. This group of factors reveals us the contextualization as a situation able to promote the construction of meanings from the learner. The categorization made (as a form) was tested in educational products / techniques in the Master's in Science and Mathematics Teaching of UEPB, showing its function to analyze didactic productions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Noronha, Claudianny AmorimCPF:59388374215http://lattes.cnpq.br/3258090174478169Silva, Ana Paula Bispo daCPF:09566731809SILVA, Ana Paula Bispo daOliveira Neto, José Praxedes de2015-09-25T12:21:39Z2014-02-042013-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA NETO, José Praxedes de. Contextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T12:41:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T12:41:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
Contextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.
title Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
spellingShingle Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
Oliveira Neto, José Praxedes de
Técnicas educacionais
Contextualização
Prática pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
title_full Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
title_fullStr Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
title_full_unstemmed Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
title_sort Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
author Oliveira Neto, José Praxedes de
author_facet Oliveira Neto, José Praxedes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Rômulo Marinho do
CPF:05962986415
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0
Noronha, Claudianny Amorim
CPF:59388374215
http://lattes.cnpq.br/3258090174478169
Silva, Ana Paula Bispo da
CPF:09566731809
SILVA, Ana Paula Bispo da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Neto, José Praxedes de
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas educacionais
Contextualização
Prática pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Técnicas educacionais
Contextualização
Prática pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Esta pesquisa tem como principal objetivo a elaboração de um formulário técnico para analisar produtos e técnicas educacionais de mestrados profissionais quanto à presença de contextualizações. Para isso, desenvolvemos uma proposta de contextualização que abrange aspectos defendidos por Mello (2012) a realidade do aluno, a sociedade onde este se insere e os processos de criação/desenvolvimento dos conteúdos abordados e pela teoria socioculturalista de autores pós-vygotskyanos (Michael Cole e Alexei Nikolaevich Leontiev) as circunstâncias socioculturais abrangidas nas atividades investigadas. Esse conjunto de fatores revela-nos a contextualização como uma situação capaz de promover a construção de significados por parte do educando. A categorização produzida (na forma de um formulário) foi testada em produtos/técnicas educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB, demonstrando sua funcionalidade para analisar produções didáticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
2014-02-04
2015-09-25T12:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA NETO, José Praxedes de. Contextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1948
identifier_str_mv OLIVEIRA NETO, José Praxedes de. Contextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709210618167296