Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1948 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como principal objetivo a elaboração de um formulário técnico para analisar produtos e técnicas educacionais de mestrados profissionais quanto à presença de contextualizações. Para isso, desenvolvemos uma proposta de contextualização que abrange aspectos defendidos por Mello (2012) a realidade do aluno, a sociedade onde este se insere e os processos de criação/desenvolvimento dos conteúdos abordados e pela teoria socioculturalista de autores pós-vygotskyanos (Michael Cole e Alexei Nikolaevich Leontiev) as circunstâncias socioculturais abrangidas nas atividades investigadas. Esse conjunto de fatores revela-nos a contextualização como uma situação capaz de promover a construção de significados por parte do educando. A categorização produzida (na forma de um formulário) foi testada em produtos/técnicas educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB, demonstrando sua funcionalidade para analisar produções didáticas. |
id |
UEPB_1d036b0257c79801b73adfa0c3773a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1948 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionaisContextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.Técnicas educacionaisContextualizaçãoPrática pedagógicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa tem como principal objetivo a elaboração de um formulário técnico para analisar produtos e técnicas educacionais de mestrados profissionais quanto à presença de contextualizações. Para isso, desenvolvemos uma proposta de contextualização que abrange aspectos defendidos por Mello (2012) a realidade do aluno, a sociedade onde este se insere e os processos de criação/desenvolvimento dos conteúdos abordados e pela teoria socioculturalista de autores pós-vygotskyanos (Michael Cole e Alexei Nikolaevich Leontiev) as circunstâncias socioculturais abrangidas nas atividades investigadas. Esse conjunto de fatores revela-nos a contextualização como uma situação capaz de promover a construção de significados por parte do educando. A categorização produzida (na forma de um formulário) foi testada em produtos/técnicas educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB, demonstrando sua funcionalidade para analisar produções didáticas.This research aims at elaborating a technical form to analyse educational products and techniques of professional master's courses concerning the presence of contextualizations. For this, we have developed a proposal of contextualization which approaches aspects defended by Mello (2012) - student's context, the society where these processes of creation / development of content approached are inserted - and through the socio-cultural theory by post-Vygotsky authors (Michael Cole and Alexei Nikolaevich Leontiev) - the socio-cultural circumstances comprised in the investigated activities. This group of factors reveals us the contextualization as a situation able to promote the construction of meanings from the learner. The categorization made (as a form) was tested in educational products / techniques in the Master's in Science and Mathematics Teaching of UEPB, showing its function to analyze didactic productions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Noronha, Claudianny AmorimCPF:59388374215http://lattes.cnpq.br/3258090174478169Silva, Ana Paula Bispo daCPF:09566731809SILVA, Ana Paula Bispo daOliveira Neto, José Praxedes de2015-09-25T12:21:39Z2014-02-042013-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA NETO, José Praxedes de. Contextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T12:41:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T12:41:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais Contextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products. |
title |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais |
spellingShingle |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais Oliveira Neto, José Praxedes de Técnicas educacionais Contextualização Prática pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais |
title_full |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais |
title_fullStr |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais |
title_full_unstemmed |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais |
title_sort |
Contextualização no Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta de análise de produtos educacionais |
author |
Oliveira Neto, José Praxedes de |
author_facet |
Oliveira Neto, José Praxedes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rêgo, Rômulo Marinho do CPF:05962986415 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0 Noronha, Claudianny Amorim CPF:59388374215 http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 Silva, Ana Paula Bispo da CPF:09566731809 SILVA, Ana Paula Bispo da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Neto, José Praxedes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnicas educacionais Contextualização Prática pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Técnicas educacionais Contextualização Prática pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Esta pesquisa tem como principal objetivo a elaboração de um formulário técnico para analisar produtos e técnicas educacionais de mestrados profissionais quanto à presença de contextualizações. Para isso, desenvolvemos uma proposta de contextualização que abrange aspectos defendidos por Mello (2012) a realidade do aluno, a sociedade onde este se insere e os processos de criação/desenvolvimento dos conteúdos abordados e pela teoria socioculturalista de autores pós-vygotskyanos (Michael Cole e Alexei Nikolaevich Leontiev) as circunstâncias socioculturais abrangidas nas atividades investigadas. Esse conjunto de fatores revela-nos a contextualização como uma situação capaz de promover a construção de significados por parte do educando. A categorização produzida (na forma de um formulário) foi testada em produtos/técnicas educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB, demonstrando sua funcionalidade para analisar produções didáticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-13 2014-02-04 2015-09-25T12:21:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA NETO, José Praxedes de. Contextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1948 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA NETO, José Praxedes de. Contextualization in Science and Mathematics Teaching: a proposal for analysis of educational products.. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709210618167296 |