CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves Mendonça, João Paulo Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830
Resumo: Este recorte científico da dissertação de mestrado do autor discute a técnica da hidroponia, contextualização e interdisciplinaridade como possíveis metodologias para a aprendizagem de Ciências no Ensino Médio. Trouxe como objetivo geral analisar até que ponto, em que medida e em quais circunstâncias, a técnica da hidroponia, como metodologia para o ensino aprendizagem da Ciência, trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Ciências (Química, Física e Biologia) do Ensino  Médio. A pesquisa foi de campo com método misto, tendo abordagens qualitativas e quantitativas a fim de realizar a complementação dos dados coletados. Os resultados apontaram para a melhora na aprendizagem após a aplicação da técnica da hidroponia como metodologia para o aprendizado de Ciências no Ensino Médio. Quanto à interdisciplinaridade este estudo mostrou a viabilidade em trabalhar o conhecimento de forma interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento de forma unificada, em que o contexto é perceber um objeto existindo e interagindo.
id UECE-9_b2584881aaf5d35a94fc4a6796d260ef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4830
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIATécnica da HidroponiaContextualizaçãoInterdisciplinaridadeAprendizagem de CienciasEste recorte científico da dissertação de mestrado do autor discute a técnica da hidroponia, contextualização e interdisciplinaridade como possíveis metodologias para a aprendizagem de Ciências no Ensino Médio. Trouxe como objetivo geral analisar até que ponto, em que medida e em quais circunstâncias, a técnica da hidroponia, como metodologia para o ensino aprendizagem da Ciência, trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Ciências (Química, Física e Biologia) do Ensino  Médio. A pesquisa foi de campo com método misto, tendo abordagens qualitativas e quantitativas a fim de realizar a complementação dos dados coletados. Os resultados apontaram para a melhora na aprendizagem após a aplicação da técnica da hidroponia como metodologia para o aprendizado de Ciências no Ensino Médio. Quanto à interdisciplinaridade este estudo mostrou a viabilidade em trabalhar o conhecimento de forma interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento de forma unificada, em que o contexto é perceber um objeto existindo e interagindo.EdUECE2021-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830Conexão ComCiência; v. 1 n. 1 (2021): CONEXÃO COMCIÊNCIA; 1 - 212763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830/3956Copyright (c) 2021 João Paulo Santos Neves Mendonçahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves Mendonça, João Paulo Santos2023-05-04T13:32:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4830Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:30Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
title CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
spellingShingle CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
Neves Mendonça, João Paulo Santos
Técnica da Hidroponia
Contextualização
Interdisciplinaridade
Aprendizagem de Ciencias
title_short CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
title_full CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
title_fullStr CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
title_full_unstemmed CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
title_sort CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
author Neves Mendonça, João Paulo Santos
author_facet Neves Mendonça, João Paulo Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves Mendonça, João Paulo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica da Hidroponia
Contextualização
Interdisciplinaridade
Aprendizagem de Ciencias
topic Técnica da Hidroponia
Contextualização
Interdisciplinaridade
Aprendizagem de Ciencias
description Este recorte científico da dissertação de mestrado do autor discute a técnica da hidroponia, contextualização e interdisciplinaridade como possíveis metodologias para a aprendizagem de Ciências no Ensino Médio. Trouxe como objetivo geral analisar até que ponto, em que medida e em quais circunstâncias, a técnica da hidroponia, como metodologia para o ensino aprendizagem da Ciência, trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Ciências (Química, Física e Biologia) do Ensino  Médio. A pesquisa foi de campo com método misto, tendo abordagens qualitativas e quantitativas a fim de realizar a complementação dos dados coletados. Os resultados apontaram para a melhora na aprendizagem após a aplicação da técnica da hidroponia como metodologia para o aprendizado de Ciências no Ensino Médio. Quanto à interdisciplinaridade este estudo mostrou a viabilidade em trabalhar o conhecimento de forma interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento de forma unificada, em que o contexto é perceber um objeto existindo e interagindo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830/3956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 João Paulo Santos Neves Mendonça
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 João Paulo Santos Neves Mendonça
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 1 (2021): CONEXÃO COMCIÊNCIA; 1 - 21
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623686467584