CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830 |
Resumo: | Este recorte científico da dissertação de mestrado do autor discute a técnica da hidroponia, contextualização e interdisciplinaridade como possíveis metodologias para a aprendizagem de Ciências no Ensino Médio. Trouxe como objetivo geral analisar até que ponto, em que medida e em quais circunstâncias, a técnica da hidroponia, como metodologia para o ensino aprendizagem da Ciência, trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Ciências (Química, Física e Biologia) do Ensino Médio. A pesquisa foi de campo com método misto, tendo abordagens qualitativas e quantitativas a fim de realizar a complementação dos dados coletados. Os resultados apontaram para a melhora na aprendizagem após a aplicação da técnica da hidroponia como metodologia para o aprendizado de Ciências no Ensino Médio. Quanto à interdisciplinaridade este estudo mostrou a viabilidade em trabalhar o conhecimento de forma interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento de forma unificada, em que o contexto é perceber um objeto existindo e interagindo. |
id |
UECE-9_b2584881aaf5d35a94fc4a6796d260ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4830 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIATécnica da HidroponiaContextualizaçãoInterdisciplinaridadeAprendizagem de CienciasEste recorte científico da dissertação de mestrado do autor discute a técnica da hidroponia, contextualização e interdisciplinaridade como possíveis metodologias para a aprendizagem de Ciências no Ensino Médio. Trouxe como objetivo geral analisar até que ponto, em que medida e em quais circunstâncias, a técnica da hidroponia, como metodologia para o ensino aprendizagem da Ciência, trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Ciências (Química, Física e Biologia) do Ensino Médio. A pesquisa foi de campo com método misto, tendo abordagens qualitativas e quantitativas a fim de realizar a complementação dos dados coletados. Os resultados apontaram para a melhora na aprendizagem após a aplicação da técnica da hidroponia como metodologia para o aprendizado de Ciências no Ensino Médio. Quanto à interdisciplinaridade este estudo mostrou a viabilidade em trabalhar o conhecimento de forma interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento de forma unificada, em que o contexto é perceber um objeto existindo e interagindo.EdUECE2021-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830Conexão ComCiência; v. 1 n. 1 (2021): CONEXÃO COMCIÊNCIA; 1 - 212763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830/3956Copyright (c) 2021 João Paulo Santos Neves Mendonçahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves Mendonça, João Paulo Santos2023-05-04T13:32:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4830Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:30Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA |
title |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA |
spellingShingle |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA Neves Mendonça, João Paulo Santos Técnica da Hidroponia Contextualização Interdisciplinaridade Aprendizagem de Ciencias |
title_short |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA |
title_full |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA |
title_fullStr |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA |
title_full_unstemmed |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA |
title_sort |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: ENSINANDO CIENCIAS ATRAVÉS DA HIDROPONIA |
author |
Neves Mendonça, João Paulo Santos |
author_facet |
Neves Mendonça, João Paulo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves Mendonça, João Paulo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica da Hidroponia Contextualização Interdisciplinaridade Aprendizagem de Ciencias |
topic |
Técnica da Hidroponia Contextualização Interdisciplinaridade Aprendizagem de Ciencias |
description |
Este recorte científico da dissertação de mestrado do autor discute a técnica da hidroponia, contextualização e interdisciplinaridade como possíveis metodologias para a aprendizagem de Ciências no Ensino Médio. Trouxe como objetivo geral analisar até que ponto, em que medida e em quais circunstâncias, a técnica da hidroponia, como metodologia para o ensino aprendizagem da Ciência, trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Ciências (Química, Física e Biologia) do Ensino Médio. A pesquisa foi de campo com método misto, tendo abordagens qualitativas e quantitativas a fim de realizar a complementação dos dados coletados. Os resultados apontaram para a melhora na aprendizagem após a aplicação da técnica da hidroponia como metodologia para o aprendizado de Ciências no Ensino Médio. Quanto à interdisciplinaridade este estudo mostrou a viabilidade em trabalhar o conhecimento de forma interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento de forma unificada, em que o contexto é perceber um objeto existindo e interagindo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4830/3956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 João Paulo Santos Neves Mendonça https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 João Paulo Santos Neves Mendonça https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 1 (2021): CONEXÃO COMCIÊNCIA; 1 - 21 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623686467584 |