Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio Leandro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3400
Resumo: Esta pesquisa discute o processo de referenciação enquanto atividade processual e discursiva, diretamente relacionada à argumentação e à intencionalidade comunicativa, em textos dissertativo-argumentativos de alunos de 9° ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal localizada na cidade de Pocinhos- PB. A justificativa para sua realização se deu pela constatação das dificuldades dos alunos no tocante à escrita desses textos. Assim, a partir de uma prática sistematizada de escrita e reescrita dessa modalidade de texto, objetivamos analisar de que modo o aluno e produtor de texto dissertativo- argumentativo emprega linguística e discursivamente as marcas de referenciação para a produção de sentidos, direcionamentos argumentativo-discursivos nos textos produzidos e progressão textual. Neste sentido, a pesquisa se desenvolve a partir das contribuições da linguística textual e dos estudos sobre gênero textual. Para tanto, o trabalho está baseado nos fundamentos teóricos de autores que respaldam a perspectiva sociodiscursiva e interacional da/pela linguagem, tais como Antunes (2003, 2005); Marcuschi (2005,2008); Platão & Fiori (1990, 2006) e de autores que respaldam a perspectiva teórica dos gêneros textuais, tais como Bakhtin (1979,1981,1992,1997, 2010); Bronckart (1999); Marcuschi (2008,). Especificamente, no que diz respeito ao estudo sobre expressões referenciais e argumentação, tomamos como referenciais os estudos de Cavalcante (2003,2009); Koch (1984, 1989, 2002, 2005) e Magalhães (2013). Para fundamentar nossa discussão acerca do gênero dissertação, orientamo- nos pelos aparatos teóricos de Souza (2003) e Xavier (2010). Para orientar a nossa discussão acerca da prática de produção textual nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental recorremos às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacional de língua portuguesa (BRASIL, 1998) e o trabalho de escrita e reescrita textual foi desenvolvido segundo a orientação metodológica do roteiro de sequência didática defendido por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), considerando, como hipóteses, que: 1) um ensino sistematizado de escrita a partir da sequência didática possibilita a melhoria da produção de textos argumentativos da ordem da dissertação, superando os limites engessados desse gênero e posicionando-o para além dos muros da escola; 2) esse ensino propicia o uso adequado dos elementos de referenciação e, consequentemente, o desenvolvimento da argumentação consistente, reveladora do modo como os estudantes entendem o mundo em que vivem e como defendem suas teses, situados nele. Desse modo, esse trabalho trouxe como contribuição a melhoria do processo de produção da dissertação por parte dos alunos, no tocante ao emprego de mecanismos de referenciação que desencadeiam a construção da argumentatividade.
id UEPB_1fb7815f8c6cb3d54078ae6ff6e8ceb2
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3400
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° anoEscritaReescritaDissertaçãoReferenciaçãoProgressão textualArgumentaçãoWritingRewritingDissertationReferenceTextual progressionArgumentationLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa discute o processo de referenciação enquanto atividade processual e discursiva, diretamente relacionada à argumentação e à intencionalidade comunicativa, em textos dissertativo-argumentativos de alunos de 9° ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal localizada na cidade de Pocinhos- PB. A justificativa para sua realização se deu pela constatação das dificuldades dos alunos no tocante à escrita desses textos. Assim, a partir de uma prática sistematizada de escrita e reescrita dessa modalidade de texto, objetivamos analisar de que modo o aluno e produtor de texto dissertativo- argumentativo emprega linguística e discursivamente as marcas de referenciação para a produção de sentidos, direcionamentos argumentativo-discursivos nos textos produzidos e progressão textual. Neste sentido, a pesquisa se desenvolve a partir das contribuições da linguística textual e dos estudos sobre gênero textual. Para tanto, o trabalho está baseado nos fundamentos teóricos de autores que respaldam a perspectiva sociodiscursiva e interacional da/pela linguagem, tais como Antunes (2003, 2005); Marcuschi (2005,2008); Platão & Fiori (1990, 2006) e de autores que respaldam a perspectiva teórica dos gêneros textuais, tais como Bakhtin (1979,1981,1992,1997, 2010); Bronckart (1999); Marcuschi (2008,). Especificamente, no que diz respeito ao estudo sobre expressões referenciais e argumentação, tomamos como referenciais os estudos de Cavalcante (2003,2009); Koch (1984, 1989, 2002, 2005) e Magalhães (2013). Para fundamentar nossa discussão acerca do gênero dissertação, orientamo- nos pelos aparatos teóricos de Souza (2003) e Xavier (2010). Para orientar a nossa discussão acerca da prática de produção textual nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental recorremos às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacional de língua portuguesa (BRASIL, 1998) e o trabalho de escrita e reescrita textual foi desenvolvido segundo a orientação metodológica do roteiro de sequência didática defendido por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), considerando, como hipóteses, que: 1) um ensino sistematizado de escrita a partir da sequência didática possibilita a melhoria da produção de textos argumentativos da ordem da dissertação, superando os limites engessados desse gênero e posicionando-o para além dos muros da escola; 2) esse ensino propicia o uso adequado dos elementos de referenciação e, consequentemente, o desenvolvimento da argumentação consistente, reveladora do modo como os estudantes entendem o mundo em que vivem e como defendem suas teses, situados nele. Desse modo, esse trabalho trouxe como contribuição a melhoria do processo de produção da dissertação por parte dos alunos, no tocante ao emprego de mecanismos de referenciação que desencadeiam a construção da argumentatividade.This research discusses the process of reference as a procedural and discursive activity, directly related to argumentation and communicative intentionality, in argumentative- dissertative texts of 9th grade elementary school students from a Municipal School located in the city of Pocinhos-PB. The justification for its realization was due to the students difficulties regarding the writing of these texts. Thus, based on a systematized practice of writing and rewriting this type of text, Thus, based on a systematized practice of writing and rewriting of this text modality, the objective is to analyze how the student and producer of argumentative-dissertative text linguistically and discursively uses the marks of reference for the production of meanings, argumentative- discursive texts produced and textual progression. In this sense, the research develops from the contributions of textual linguistics and studies on textual genre. For this, the work is based on the theoretical fundamentals of authors that support the sociodiscursiva and interactional perspective of the language, such as Antunes (2003, 2005); Marcuschi (2005, 2008); Plato & Fiori (1990, 2006) and authors who support the theoretical perspective of textual genres, such as Bakhtin (1979,1981,1992,1997, 2010); Bronckart (1999); Marcuschi (2008). Specifically, with regard to the study on referential expressions and argumentation, we take as reference the studies of Cavalcante (2003,2009); Koch (1984, 1989, 2002, 2005) and Magellan (2013). In order to base our discussion about the dissertation genre, we are guided by the theoretical apparatuses of Souza (2003) and Xavier (2010). In order to orient our discussion about the practice of textual production in the Portuguese language classes of elementary school we used the guidelines of the National Curriculum Parameters of Portuguese (BRASIL, 1998) and the work of writing and textual rewriting was developed according to the methodological orientation of the script of a didactic sequence defended by Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), considering, as hypotheses, that: 1) a systematized teaching of writing from the didactic sequence allows the improvement of the production of argumentative texts of the order of the dissertation, overcoming the plastered limits of this genre and positioning it beyond the walls of the school; 2) this teaching facilitates the proper use of the elements of reference and, consequently, the development of consistent argumentation revealing how students understand the world in which they live and how they defend their theses in it. Thus, this work presents as contribution to the improvement of the dissertation production process by the students, regarding the use of reference mechanisms that trigger the construction of argumentativity.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCarvalho, Eneida Oliveira Dornellas dehttp://lattes.cnpq.br/2855891191829886Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas dehttp://lattes.cnpq.br/2855891191829886Nicolau, Roseane Batista Feitosahttp://lattes.cnpq.br/0711800426350937Catanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Silva, Márcio Leandro2019-06-05T18:14:43Z2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Márcio Leandro. Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano. 2018. 164f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.CDD 401.41http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-06T04:23:51Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-06T04:23:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano
title Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano
spellingShingle Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano
Silva, Márcio Leandro
Escrita
Reescrita
Dissertação
Referenciação
Progressão textual
Argumentação
Writing
Rewriting
Dissertation
Reference
Textual progression
Argumentation
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano
title_full Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano
title_fullStr Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano
title_full_unstemmed Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano
title_sort Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano
author Silva, Márcio Leandro
author_facet Silva, Márcio Leandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de
http://lattes.cnpq.br/2855891191829886
Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de
http://lattes.cnpq.br/2855891191829886
Nicolau, Roseane Batista Feitosa
http://lattes.cnpq.br/0711800426350937
Catanduba, Edilma de Lucena
http://lattes.cnpq.br/0090826789391244
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcio Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Reescrita
Dissertação
Referenciação
Progressão textual
Argumentação
Writing
Rewriting
Dissertation
Reference
Textual progression
Argumentation
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Escrita
Reescrita
Dissertação
Referenciação
Progressão textual
Argumentação
Writing
Rewriting
Dissertation
Reference
Textual progression
Argumentation
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Esta pesquisa discute o processo de referenciação enquanto atividade processual e discursiva, diretamente relacionada à argumentação e à intencionalidade comunicativa, em textos dissertativo-argumentativos de alunos de 9° ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal localizada na cidade de Pocinhos- PB. A justificativa para sua realização se deu pela constatação das dificuldades dos alunos no tocante à escrita desses textos. Assim, a partir de uma prática sistematizada de escrita e reescrita dessa modalidade de texto, objetivamos analisar de que modo o aluno e produtor de texto dissertativo- argumentativo emprega linguística e discursivamente as marcas de referenciação para a produção de sentidos, direcionamentos argumentativo-discursivos nos textos produzidos e progressão textual. Neste sentido, a pesquisa se desenvolve a partir das contribuições da linguística textual e dos estudos sobre gênero textual. Para tanto, o trabalho está baseado nos fundamentos teóricos de autores que respaldam a perspectiva sociodiscursiva e interacional da/pela linguagem, tais como Antunes (2003, 2005); Marcuschi (2005,2008); Platão & Fiori (1990, 2006) e de autores que respaldam a perspectiva teórica dos gêneros textuais, tais como Bakhtin (1979,1981,1992,1997, 2010); Bronckart (1999); Marcuschi (2008,). Especificamente, no que diz respeito ao estudo sobre expressões referenciais e argumentação, tomamos como referenciais os estudos de Cavalcante (2003,2009); Koch (1984, 1989, 2002, 2005) e Magalhães (2013). Para fundamentar nossa discussão acerca do gênero dissertação, orientamo- nos pelos aparatos teóricos de Souza (2003) e Xavier (2010). Para orientar a nossa discussão acerca da prática de produção textual nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental recorremos às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacional de língua portuguesa (BRASIL, 1998) e o trabalho de escrita e reescrita textual foi desenvolvido segundo a orientação metodológica do roteiro de sequência didática defendido por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), considerando, como hipóteses, que: 1) um ensino sistematizado de escrita a partir da sequência didática possibilita a melhoria da produção de textos argumentativos da ordem da dissertação, superando os limites engessados desse gênero e posicionando-o para além dos muros da escola; 2) esse ensino propicia o uso adequado dos elementos de referenciação e, consequentemente, o desenvolvimento da argumentação consistente, reveladora do modo como os estudantes entendem o mundo em que vivem e como defendem suas teses, situados nele. Desse modo, esse trabalho trouxe como contribuição a melhoria do processo de produção da dissertação por parte dos alunos, no tocante ao emprego de mecanismos de referenciação que desencadeiam a construção da argumentatividade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
2019-06-05T18:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Márcio Leandro. Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano. 2018. 164f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
CDD 401.41
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3400
identifier_str_mv Silva, Márcio Leandro. Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano. 2018. 164f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
CDD 401.41
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458421630500864