Competências profissionais no processo de utilização de objetos virtuais de aprendizagem para avaliação em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Érica Edmajan de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4689
Resumo: O presente trabalho trata de um estudo sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática de professores de matemática, tendo como objetivo analisar competências profissionais sobre avaliação da aprendizagem no processo de utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de matemática. Nesta perspectiva, compomos a questão norteadora dessa pesquisa que se preocupa em investigar quais competências profissionais são necessárias aos professores para a utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem para o ensino de matemática com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos alunos? Para buscar responder este questionamento, levantamos três categorias de análise (referentes à avaliação, ao objeto matemático e ao OVA) organizadas em três dimensões (conhecimento, habilidades e atitudes) para inferir previamente, a partir do referencial teórico estudado, as referidas competências. Em seguida, partimos para um estudo experimental. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, exploratória e participante (colaborativa). Os dados da pesquisa foram coletados em etapas, durante as quais categorizamos os dados sobre as competências. Iniciamos pela escolha da professora de Matemática e com o conteúdo matemático a ser trabalhado, a partir das necessidades elencadas por ele. Em seguida, elaboramos uma proposta de Ação de Formação para a construção e utilização de OVAs para instrumentalizar o professor quanto ao recurso. Validamos o OVA segundo a Metodologia GEDOVA do ponto de vista técnico e pedagógico. O OVA foi disponibilizado e utilizado em sala de aula com o objetivo de analisar quais novas competências emergem durante a utilização dos OVAs em sala de aula. Os instrumentos utilizados nessa coleta de dados foram entrevistas, vídeos das gravações da formação, registros da utilização em sala dos OVAs e questionários do Google forms. Como resultado da pesquisa realizada, apresentamos um conjunto de 28 competências profissionais inferidas a partir do referencial teórico, construído sobre competências docentes, sobre avaliação e sobre OVAs, assim como, pela identificação e análise de competências que emergiram durante a pesquisa realizada em colaboração com uma professora de Matemática do Ensino Fundamental. Essas competências ficaram assim distribuídas: Categoria Avaliação da Aprendizagem (2 na dimensão Conhecimentos, 4 na dimensão Habilidades e 2 na dimensão Atitudes), Categoria Objeto matemático do conhecimento (3 na dimensão Conhecimentos, 1 na dimensão Habilidades e 2 na dimensão Atitudes) e Categoria OVA (3 na dimensão Conhecimentos, 6 na dimensão Habilidades e 5 na dimensão Atitudes). Cabe ressaltar que essas competências estão interligadas e se complementam. Também não as consideramos como objetivos fixos a serem alcançados pelos professores. Temos uma perspectiva de que elas iluminam a complexidade do trabalho do professor e do formador, ao revelar necessidades e dificuldades de ordens diversas (relativas aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes) que emergem da proposta de avaliação com o OVA, assim como potencialidades a serem exploradas e replicadas em outras situações de ensino e de avaliação.
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Nesta perspectiva, compomos a questão norteadora dessa pesquisa que se preocupa em investigar quais competências profissionais são necessárias aos professores para a utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem para o ensino de matemática com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos alunos? Para buscar responder este questionamento, levantamos três categorias de análise (referentes à avaliação, ao objeto matemático e ao OVA) organizadas em três dimensões (conhecimento, habilidades e atitudes) para inferir previamente, a partir do referencial teórico estudado, as referidas competências. Em seguida, partimos para um estudo experimental. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, exploratória e participante (colaborativa). Os dados da pesquisa foram coletados em etapas, durante as quais categorizamos os dados sobre as competências. Iniciamos pela escolha da professora de Matemática e com o conteúdo matemático a ser trabalhado, a partir das necessidades elencadas por ele. Em seguida, elaboramos uma proposta de Ação de Formação para a construção e utilização de OVAs para instrumentalizar o professor quanto ao recurso. Validamos o OVA segundo a Metodologia GEDOVA do ponto de vista técnico e pedagógico. O OVA foi disponibilizado e utilizado em sala de aula com o objetivo de analisar quais novas competências emergem durante a utilização dos OVAs em sala de aula. Os instrumentos utilizados nessa coleta de dados foram entrevistas, vídeos das gravações da formação, registros da utilização em sala dos OVAs e questionários do Google forms. Como resultado da pesquisa realizada, apresentamos um conjunto de 28 competências profissionais inferidas a partir do referencial teórico, construído sobre competências docentes, sobre avaliação e sobre OVAs, assim como, pela identificação e análise de competências que emergiram durante a pesquisa realizada em colaboração com uma professora de Matemática do Ensino Fundamental. Essas competências ficaram assim distribuídas: Categoria Avaliação da Aprendizagem (2 na dimensão Conhecimentos, 4 na dimensão Habilidades e 2 na dimensão Atitudes), Categoria Objeto matemático do conhecimento (3 na dimensão Conhecimentos, 1 na dimensão Habilidades e 2 na dimensão Atitudes) e Categoria OVA (3 na dimensão Conhecimentos, 6 na dimensão Habilidades e 5 na dimensão Atitudes). Cabe ressaltar que essas competências estão interligadas e se complementam. Também não as consideramos como objetivos fixos a serem alcançados pelos professores. Temos uma perspectiva de que elas iluminam a complexidade do trabalho do professor e do formador, ao revelar necessidades e dificuldades de ordens diversas (relativas aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes) que emergem da proposta de avaliação com o OVA, assim como potencialidades a serem exploradas e replicadas em outras situações de ensino e de avaliação.The present work deals with a study on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the practice of Mathematics teachers, with the objective to analyze professional skills on learning assessment in the process of using Virtual Learning Objects (VLO) for teaching mathematics. In this perspective, we compose the guiding question of this research that is concerned with investigating which professional skills are necessary for teachers to use Virtual Learning Objects for teaching mathematics with the objective of evaluating students' learning? In order to try to answer this question, based on the theoretical framework studied, we raised three categories of analysis (referring to the evaluation, the mathematical object and the VLO) organized into three dimensions (knowledge, skills and attitudes) to previously infer the aforementioned competences. Then we set out for an experimental study. The methodology used in the research was qualitative, exploratory and participatory (collaborative). Survey data were collected in stages, during which we categorized data on competencies. We started by choosing the Mathematics teacher and with him the mathematical content to be worked on, based on the needs listed by him. Next, we developed a proposal for a Training Action for the construction and use of OVAs to equip the teacher with regard to the resource. We validated the VLO according to the GEDOVA Methodology from a technical and pedagogical point of view. The VLO was made available and used in the classroom with the aim of analyzing which new skills emerge during the use of the VLOs in the classroom. The instruments used in this data collection were interviews , videos of training recordings, records of the use of OVAs in the classroom and Google forms questionnaires . As a result of the research carried out, we present a set of 28 professional competences inferred from the theoretical framework built on teaching competences, on evaluation and on OVAs , as well as, through the identification and analysis of competences that emerged during the research carried out in collaboration with a teacher of Elementary School Mathematics. These competences were distributed as follows: Learning Assessment Category (2 in the Knowledge dimension, 4 in the Skills dimension and 2 in the Attitudes dimension), Mathematical Object of Knowledge Category (3 in the Knowledge dimension, 1 in the Skills dimension and 2 in the Attitudes dimension) and Category OVA (3 in the Knowledge dimension, 6 in the Skills dimension and 5 in the Attitudes dimension). It should be noted that these skills are interconnected and complement each other. Nor do we consider them as fixed goals to be achieved by teachers. We have a perspective that they illuminate the complexity of the teacher's and trainer's work, by revealing needs and difficulties of different orders (related to knowledge, skills and attitudes) that emerge from the evaluation proposal with the VLO, as well as potentialities to be explored and replicated in other teaching and assessment situations.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAssis, Cibelle de Fatima Castro dehttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310Assis, Cibelle de Fatima Castro dehttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310Azerêdo, Maria Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288Andrade, Francisco José dehttp://lattes.cnpq.br/4140868846113880Abreu, Érica Edmajan de2023-07-21T12:54:48Z2999-12-312023-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABREU, Érica Edmajan de. Competências profissionais no processo de utilização de objetos virtuais de aprendizagem para avaliação em Matemática. 2023. 198 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - Paraíba, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4689porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-07-21T12:56:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-07-21T12:56:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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