Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847 |
Resumo: | No Brasil, o Ensino de Química enfrenta muitos desafios, que vão desde a formação de professores até à docência. Ainda, o professor tem que lidar em seu ambiente de trabalho com as diferentes leituras de mundo do seu alunado. Isso faz com que seja necessário o desenvolvimento de diferentes ferramentas na prática pedagógica, a fim de possibilitar uma maior apropriação de conceitos por parte desses indivíduos. Dessa forma, com o intuito de propiciar discussões/explicitações de ideias e a contextualização de conceitos, o presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Reações Químicas, utilizando como subsídio um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre a temática Sabões e Detergentes. A ferramenta foi aplicada junto à 25 alunos de uma escola pública federal. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar e motivar o interesse dos alunos, assim como possibilitou a apropriação dos diferentes conceitos que estavam em estudo. |
id |
UTFPR-7_142d58277f1a87b41c4e9add560a9b81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8847 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabãoConstruction and application of a virtual learning object (OVA) for teaching chemistry: approach to soapEnsino-aprendizagemEnsino de Química; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA).Teaching Chemistry; Information and Communication Technology (TIC); Virtual learning object (OVA)No Brasil, o Ensino de Química enfrenta muitos desafios, que vão desde a formação de professores até à docência. Ainda, o professor tem que lidar em seu ambiente de trabalho com as diferentes leituras de mundo do seu alunado. Isso faz com que seja necessário o desenvolvimento de diferentes ferramentas na prática pedagógica, a fim de possibilitar uma maior apropriação de conceitos por parte desses indivíduos. Dessa forma, com o intuito de propiciar discussões/explicitações de ideias e a contextualização de conceitos, o presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Reações Químicas, utilizando como subsídio um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre a temática Sabões e Detergentes. A ferramenta foi aplicada junto à 25 alunos de uma escola pública federal. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar e motivar o interesse dos alunos, assim como possibilitou a apropriação dos diferentes conceitos que estavam em estudo.In Brazil, the teaching of chemistry faces many challenges, covering both initial and continuing education. Still, the teacher must deal in his work environment with the different world readings of his pupil. This makes it necessary to develop different tools in pedagogical practice to allow a greater appropriation of concepts by these individuals. In this way, with the purpose of providing discussions/explanations of ideas and the contextualization of concepts, the present work presents a proposal for the teaching of Chemical Reactions, using as a subsidy a Virtual Learning Object (OVA) on Soaps and Detergents. The tool was applied to 25 students from a federal public school. The results show that the activities developed contributed to awakening and motivating students' interest, as well as allowing the appropriation of the different concepts that were being studied.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nunes Ribeiro, Geize KelleNobre-Silva, Nara Alinne2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/884710.3895/rbect.v13n1.8847Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:52Zoai:periodicos.utfpr:article/8847Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:52Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão Construction and application of a virtual learning object (OVA) for teaching chemistry: approach to soap |
title |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão |
spellingShingle |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão Nunes Ribeiro, Geize Kelle Ensino-aprendizagem Ensino de Química; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA). Teaching Chemistry; Information and Communication Technology (TIC); Virtual learning object (OVA) |
title_short |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão |
title_full |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão |
title_fullStr |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão |
title_full_unstemmed |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão |
title_sort |
Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão |
author |
Nunes Ribeiro, Geize Kelle |
author_facet |
Nunes Ribeiro, Geize Kelle Nobre-Silva, Nara Alinne |
author_role |
author |
author2 |
Nobre-Silva, Nara Alinne |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Ribeiro, Geize Kelle Nobre-Silva, Nara Alinne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Ensino de Química; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA). Teaching Chemistry; Information and Communication Technology (TIC); Virtual learning object (OVA) |
topic |
Ensino-aprendizagem Ensino de Química; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA). Teaching Chemistry; Information and Communication Technology (TIC); Virtual learning object (OVA) |
description |
No Brasil, o Ensino de Química enfrenta muitos desafios, que vão desde a formação de professores até à docência. Ainda, o professor tem que lidar em seu ambiente de trabalho com as diferentes leituras de mundo do seu alunado. Isso faz com que seja necessário o desenvolvimento de diferentes ferramentas na prática pedagógica, a fim de possibilitar uma maior apropriação de conceitos por parte desses indivíduos. Dessa forma, com o intuito de propiciar discussões/explicitações de ideias e a contextualização de conceitos, o presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Reações Químicas, utilizando como subsídio um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre a temática Sabões e Detergentes. A ferramenta foi aplicada junto à 25 alunos de uma escola pública federal. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar e motivar o interesse dos alunos, assim como possibilitou a apropriação dos diferentes conceitos que estavam em estudo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847 10.3895/rbect.v13n1.8847 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n1.8847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815113121792 |