Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Ribeiro, Geize Kelle
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nobre-Silva, Nara Alinne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847
Resumo: No Brasil, o Ensino de Química enfrenta muitos desafios, que vão desde a formação de professores até à docência. Ainda, o professor tem que lidar em seu ambiente de trabalho com as diferentes leituras de mundo do seu alunado. Isso faz com que seja necessário o desenvolvimento de diferentes ferramentas na prática pedagógica, a fim de possibilitar uma maior apropriação de conceitos por parte desses indivíduos. Dessa forma, com o intuito de propiciar discussões/explicitações de ideias e a contextualização de conceitos, o presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Reações Químicas, utilizando como subsídio um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre a temática Sabões e Detergentes. A ferramenta foi aplicada junto à 25 alunos de uma escola pública federal. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar e motivar o interesse dos alunos, assim como possibilitou a apropriação dos diferentes conceitos que estavam em estudo.
id UTFPR-7_142d58277f1a87b41c4e9add560a9b81
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8847
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabãoConstruction and application of a virtual learning object (OVA) for teaching chemistry: approach to soapEnsino-aprendizagemEnsino de Química; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA).Teaching Chemistry; Information and Communication Technology (TIC); Virtual learning object (OVA)No Brasil, o Ensino de Química enfrenta muitos desafios, que vão desde a formação de professores até à docência. Ainda, o professor tem que lidar em seu ambiente de trabalho com as diferentes leituras de mundo do seu alunado. Isso faz com que seja necessário o desenvolvimento de diferentes ferramentas na prática pedagógica, a fim de possibilitar uma maior apropriação de conceitos por parte desses indivíduos. Dessa forma, com o intuito de propiciar discussões/explicitações de ideias e a contextualização de conceitos, o presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Reações Químicas, utilizando como subsídio um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre a temática Sabões e Detergentes. A ferramenta foi aplicada junto à 25 alunos de uma escola pública federal. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar e motivar o interesse dos alunos, assim como possibilitou a apropriação dos diferentes conceitos que estavam em estudo.In Brazil, the teaching of chemistry faces many challenges, covering both initial and continuing education. Still, the teacher must deal in his work environment with the different world readings of his pupil. This makes it necessary to develop different tools in pedagogical practice to allow a greater appropriation of concepts by these individuals. In this way, with the purpose of providing discussions/explanations of ideas and the contextualization of concepts, the present work presents a proposal for the teaching of Chemical Reactions, using as a subsidy a Virtual Learning Object (OVA) on Soaps and Detergents. The tool was applied to 25 students from a federal public school. The results show that the activities developed contributed to awakening and motivating students' interest, as well as allowing the appropriation of the different concepts that were being studied.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nunes Ribeiro, Geize KelleNobre-Silva, Nara Alinne2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/884710.3895/rbect.v13n1.8847Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:52Zoai:periodicos.utfpr:article/8847Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:52Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
Construction and application of a virtual learning object (OVA) for teaching chemistry: approach to soap
title Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
spellingShingle Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
Nunes Ribeiro, Geize Kelle
Ensino-aprendizagem
Ensino de Química; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA).
Teaching Chemistry; Information and Communication Technology (TIC); Virtual learning object (OVA)
title_short Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
title_full Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
title_fullStr Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
title_full_unstemmed Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
title_sort Construção e aplicação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) para o ensino de química: abordagem da temática sabão
author Nunes Ribeiro, Geize Kelle
author_facet Nunes Ribeiro, Geize Kelle
Nobre-Silva, Nara Alinne
author_role author
author2 Nobre-Silva, Nara Alinne
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Ribeiro, Geize Kelle
Nobre-Silva, Nara Alinne
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Ensino de Química; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA).
Teaching Chemistry; Information and Communication Technology (TIC); Virtual learning object (OVA)
topic Ensino-aprendizagem
Ensino de Química; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA).
Teaching Chemistry; Information and Communication Technology (TIC); Virtual learning object (OVA)
description No Brasil, o Ensino de Química enfrenta muitos desafios, que vão desde a formação de professores até à docência. Ainda, o professor tem que lidar em seu ambiente de trabalho com as diferentes leituras de mundo do seu alunado. Isso faz com que seja necessário o desenvolvimento de diferentes ferramentas na prática pedagógica, a fim de possibilitar uma maior apropriação de conceitos por parte desses indivíduos. Dessa forma, com o intuito de propiciar discussões/explicitações de ideias e a contextualização de conceitos, o presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Reações Químicas, utilizando como subsídio um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre a temática Sabões e Detergentes. A ferramenta foi aplicada junto à 25 alunos de uma escola pública federal. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar e motivar o interesse dos alunos, assim como possibilitou a apropriação dos diferentes conceitos que estavam em estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847
10.3895/rbect.v13n1.8847
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n1.8847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8847/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870460092416