Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tony Regy Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2335
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar os efeitos do Contrato Didático discutido por Guy Brousseau em uma sala de aula de matemática do Ensino Fundamental no conteúdo de geometria. Esse conceito, estudado pelo pesquisador, apresenta as cláusulas estabelecidas na relação didática, que na maioria das vezes são implícitas, elas regulam as expectativas, bem como o comportamento entre professor e aluno em relação ao saber visado. Assim, inicialmente, realizamos uma reflexão sobre as situações didáticas, buscamos discutir os conceitos do Contrato Didático, suas transgressões e renegociações, em seguida, focamos nossa discussão nos efeitos do Contrato Didático e depois apresentamos características do saber matemático, em nosso caso, circunferências e círculos. Para tanto, seguimos nossa metodologia, que teve a realização de observação das aulas, quando acompanhamos a abordagem de um professor de matemática com seus respectivos alunos diante do saber em jogo. Analisamos os dados coletados verificando a existência de efeitos do Contrato Didático. Através da nossa fundamentação teórica e dos dados coletados durante a realização da pesquisa, pudemos encontrar resultados que indicam a necessidade de reflexão sobre as relações estabelecidas no Contrato Didático e seus efeitos na sala de aula. Constatamos, ainda, que sua predominância se manteve diante das situações envolvendo a geometria. Identificamos elementos que nos comprovam o surgimento de efeitos a partir do cumprimento das regras de comportamento, regidas pelo Contrato Didático.
id UEPB_2192aa5abbf5dc983d083e72155116ee
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2335
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculoContrato DidáticoSituação DidáticaGeometriaContrat didactiqueSituation didactiqueGéométrieDidactic ContractSituation DidacticGeometryEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa teve por objetivo analisar os efeitos do Contrato Didático discutido por Guy Brousseau em uma sala de aula de matemática do Ensino Fundamental no conteúdo de geometria. Esse conceito, estudado pelo pesquisador, apresenta as cláusulas estabelecidas na relação didática, que na maioria das vezes são implícitas, elas regulam as expectativas, bem como o comportamento entre professor e aluno em relação ao saber visado. Assim, inicialmente, realizamos uma reflexão sobre as situações didáticas, buscamos discutir os conceitos do Contrato Didático, suas transgressões e renegociações, em seguida, focamos nossa discussão nos efeitos do Contrato Didático e depois apresentamos características do saber matemático, em nosso caso, circunferências e círculos. Para tanto, seguimos nossa metodologia, que teve a realização de observação das aulas, quando acompanhamos a abordagem de um professor de matemática com seus respectivos alunos diante do saber em jogo. Analisamos os dados coletados verificando a existência de efeitos do Contrato Didático. Através da nossa fundamentação teórica e dos dados coletados durante a realização da pesquisa, pudemos encontrar resultados que indicam a necessidade de reflexão sobre as relações estabelecidas no Contrato Didático e seus efeitos na sala de aula. Constatamos, ainda, que sua predominância se manteve diante das situações envolvendo a geometria. Identificamos elementos que nos comprovam o surgimento de efeitos a partir do cumprimento das regras de comportamento, regidas pelo Contrato Didático.Cette recherche visait à analyser les effets du contrat didactique discuté par Guy Brousseau dans une classe de mathématiques de l'école élémentaire de la teneur en géométrie. Ce concept, étudié par le chercheur, présente les clauses de la relation pédagogique, qui sont le plus souvent sous-entendus, ils régulent les attentes et les comportements entre l'enseignant et l'élève par rapport à connaître la cible. Donc, d'abord, nous avons mené une étude sur les situations d'enseignement, nous discutons des concepts de contrat didactique, leurs transgressions et renégociations, nous concentrons notre discussion sur les effets de contrat didactique et caractéristiques alors présents de la connaissance mathématique, dans notre cas, les cercles et cercles. Pour cela, nous suivons notre méthodologie, qui effectuait l'observation des classes, lorsque nous suivons l'approche d'un professeur de mathématiques avec leurs élèves sur les connaissances en jeu. Nous avons analysé les données recueillies en vérifiant l'existence d'effets du contrat didactique. Dans un second temps, nous avons analysé les données recueillies en vérifiant l'existence d'effets du contrat didactique. Grâce à notre base théorique et les données recueillies au cours de la recherche, nous avons trouvé de résultats qui indiquent la nécessité d'une réflexion sur les relations établies dans l'Accord didactique et ses effets dans la salle de classe. Nous notons également que sa prévalence est restée à des situations impliquant la géométrie. Nous identifions les éléments qui nous montrent l'apparition d'effets de la conformité avec les règles de comportement régies par le contrat didactique.This research aimed to analyze the effects of the Didactic Contract discussed by Guy Brousseau in a mathematics classroom of elementary school in the geometry content. This concept, studied by the researcher, presents the clauses in the teaching relationship, which most often are implied, they regulate the expectations and behavior between teacher and student in relation to know the target. So, initially, we conducted a study of the teaching situations, we discuss the concepts of didactical contract, their transgressions and renegotiations, then we focus our discussion on the Didactic Contract effects and then present characteristics of mathematical knowledge, in our case, circles and circles. For this, we follow our methodology, which was conducting observation of classes, when we follow the approach of a math teacher with their students on the knowledge at stake. We analyzed the data collected by checking the existence of effects of the didactical contract. Through our theoretical foundation and the data collected during the research, we find results that indicate the need for reflection on the relations established in the Didactic Agreement and its effects in the classroom. We note also that its prevalence remained to situations involving geometry. We identify elements that show us the emergence of effects from compliance with the rules of behavior governed by the Didactic Contract.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMenezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Santos, Marcelo Câmara dos44022565772http://lattes.cnpq.br/4785455419210090Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Silva, Tony Regy Ferreira da2016-07-21T20:46:51Z2016-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, T. R. F. da. Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo. 2016. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-07-22T04:03:56Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-07-22T04:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
title Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
spellingShingle Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
Silva, Tony Regy Ferreira da
Contrato Didático
Situação Didática
Geometria
Contrat didactique
Situation didactique
Géométrie
Didactic Contract
Situation Didactic
Geometry
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
title_full Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
title_fullStr Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
title_full_unstemmed Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
title_sort Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo
author Silva, Tony Regy Ferreira da
author_facet Silva, Tony Regy Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Marcus Bessa de
00902766716
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
Santos, Marcelo Câmara dos
44022565772
http://lattes.cnpq.br/4785455419210090
Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tony Regy Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Contrato Didático
Situação Didática
Geometria
Contrat didactique
Situation didactique
Géométrie
Didactic Contract
Situation Didactic
Geometry
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Contrato Didático
Situação Didática
Geometria
Contrat didactique
Situation didactique
Géométrie
Didactic Contract
Situation Didactic
Geometry
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa teve por objetivo analisar os efeitos do Contrato Didático discutido por Guy Brousseau em uma sala de aula de matemática do Ensino Fundamental no conteúdo de geometria. Esse conceito, estudado pelo pesquisador, apresenta as cláusulas estabelecidas na relação didática, que na maioria das vezes são implícitas, elas regulam as expectativas, bem como o comportamento entre professor e aluno em relação ao saber visado. Assim, inicialmente, realizamos uma reflexão sobre as situações didáticas, buscamos discutir os conceitos do Contrato Didático, suas transgressões e renegociações, em seguida, focamos nossa discussão nos efeitos do Contrato Didático e depois apresentamos características do saber matemático, em nosso caso, circunferências e círculos. Para tanto, seguimos nossa metodologia, que teve a realização de observação das aulas, quando acompanhamos a abordagem de um professor de matemática com seus respectivos alunos diante do saber em jogo. Analisamos os dados coletados verificando a existência de efeitos do Contrato Didático. Através da nossa fundamentação teórica e dos dados coletados durante a realização da pesquisa, pudemos encontrar resultados que indicam a necessidade de reflexão sobre as relações estabelecidas no Contrato Didático e seus efeitos na sala de aula. Constatamos, ainda, que sua predominância se manteve diante das situações envolvendo a geometria. Identificamos elementos que nos comprovam o surgimento de efeitos a partir do cumprimento das regras de comportamento, regidas pelo Contrato Didático.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21T20:46:51Z
2016-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, T. R. F. da. Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo. 2016. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2335
identifier_str_mv SILVA, T. R. F. da. Investigando os efeitos do contrato didático em uma sala de aula de Matemática: O caso da circunferência e do círculo. 2016. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813175728799744