Laboratórios vivos como estratégia de aproximação entre o ensino de ciências e a promoção da saúde
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4816 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de propor uma nova relação entre educação e saúde tendo como norte a metodologia dos laboratórios vivos, a partir da experiência do Projeto Tecnologias Sociais e Educação Ambiental para o Controle Vetorial de Arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no Semiárido Paraibano, o Projeto Zika UEPB. A pesquisa que aqui se apresenta objetiva construir uma cartilha, fundamentada na metodologia participativa, para auxiliar e motivar alunos e professores a compreender a experiência dos Laboratórios Vivos e suas potencialidades para discutir educação e saúde no ambiente da sala de aula, como também, na sociedade. Esse estudo e o produto viabilizado por ele, justifica-se pela necessidade de proporcionar processos formativos inovadores que favoreçam a interrelação educação-saúde e o desenvolvimento de processos, técnicas e tecnologias que possam ser apropriados socialmente, de modo a contribuir para a experimentação de um estilo de vida ambientalmente mais saudável e socialmente mais justo. |
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Laboratórios vivos como estratégia de aproximação entre o ensino de ciências e a promoção da saúdeArbovirosesEnsino da ciênciaLaboratório vivoPromoção da saúdeENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEste estudo tem o objetivo de propor uma nova relação entre educação e saúde tendo como norte a metodologia dos laboratórios vivos, a partir da experiência do Projeto Tecnologias Sociais e Educação Ambiental para o Controle Vetorial de Arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no Semiárido Paraibano, o Projeto Zika UEPB. A pesquisa que aqui se apresenta objetiva construir uma cartilha, fundamentada na metodologia participativa, para auxiliar e motivar alunos e professores a compreender a experiência dos Laboratórios Vivos e suas potencialidades para discutir educação e saúde no ambiente da sala de aula, como também, na sociedade. Esse estudo e o produto viabilizado por ele, justifica-se pela necessidade de proporcionar processos formativos inovadores que favoreçam a interrelação educação-saúde e o desenvolvimento de processos, técnicas e tecnologias que possam ser apropriados socialmente, de modo a contribuir para a experimentação de um estilo de vida ambientalmente mais saudável e socialmente mais justo.This study aims to propose a new relationship between education and health based on the methodology of living laboratories, based on the experience of the Social Technologies and Environmental Education Project for Vector Control of Arboviruses: promoting health and quality of life in the Semiarid Paraibano, the Zika UEPB Project. The research presented here aims to build a booklet, based on participatory methodology, to help and motivate students and teachers to understand the experience of the Living Laboratories and their potential for discussing education and health in the classroom environment, as well as in society. This study and the product made possible by it are justified by the need to provide innovative training processes that favor the education-health interrelationship and the development of processes, techniques and technologies that can be socially appropriate, in order to contribute to the experimentation of a an environmentally healthier and socially fairer lifestyle.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSousa, Cidoval Morais deFaustino, Antônio RobertoGermano, MarceloAlbuquerque, Andreza Dantas6122335881588099Pereira, Antonio Uirami Rego2023-11-29T11:17:04Z2999-12-312023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Antonio. Laboratórios vivos como estratégia de aproximação entre o ensino de ciências e a promoção da saúde. 2023. 77 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4816porALBUQUERQUE, A. D.; SOUZA, C. M. de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O CONTROLE VETORIAL DE ARBOVIROSES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. In: Roberta Roxilene dos Santos; Adélia Alencar Brasil; Klaus Ludwig Schilling Maciel; Luis Tadeu Assad. (Org.). 7 Seminário e 6 Curso Internacional de Convivência com o Semiárido - Experiências e troca de saberes. 1ed.Brasília: IABS, 2021, v., p. 1-57. ARAÚJO, W. M. (2013). A abordagem do tema saúde na Educação de Jovens e Adultos em escolas de Planaltina-DF. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais). Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. BRASIL. (1998A). Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais - 5ª a 8ª séries. Brasília, DF. BRASIL. (1998B). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. BRITO, V. L. T et al. Importância da Educação Ambiental e meio ambiente na escola: uma percepção da realidade na escola municipal Comendador Cortez em Parnaíba (PI). Revista Brasileira de Educação Ambiental (revbea), [s.l.], v. 11, n. 2, p.22-42, 30 jun. 2016. Universidade Federal de São Paulo. http://dx.doi.org/10. 34024/revbea.2016.v11.2139. CAMARGO, C. C. Dilemas vividos por duas professoras da escola pública ao ensinarem Ciências em uma perspectiva de formação para a cidadania. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. CAVALCANTI, P. B. et al. 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FREITAS, D. de.; VILLANI, A. Formação de Professores de Ciências: Um Desafio Sem Limites. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 215-230, 2002. FONTANA, R.T. A vigilância sanitária no contexto escolar: um relato de experiência. Rev. Bras Enferm, Brasília; v. 61, n.1, p. 131-4, 2008. GAVIDIA, V. (2009). El profesorado ante la educación y promoción de la salud en la escuela. Didáctica de las Ciencias. Experimentales y Sociales, 23, 171- 180. GOUVÊA, L. A. V. N de. (2003). Educação para Saúde na Legislação Educacional no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL. Cascavel, PR, Anais..., Cascavel, UNIOESTE, Paraná, Brasil. PELICIONI, M. C. F., & Pelicioni, A. F. (2007). Educação e Promoção da Saúde: Uma Retrospectiva Histórica. O Mundo da Saúde, 31(3), 320-328. KOERICH, M. S.; BACKES, D. S.; SOUSA, F. G. M. de; ERDMANN, A. L.; ALBURQUERQUE, G. L. Pesquisa-ação: ferramenta metodológica para a pesquisa qualitativa. 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Este estudo tem o objetivo de propor uma nova relação entre educação e saúde tendo como norte a metodologia dos laboratórios vivos, a partir da experiência do Projeto Tecnologias Sociais e Educação Ambiental para o Controle Vetorial de Arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no Semiárido Paraibano, o Projeto Zika UEPB. A pesquisa que aqui se apresenta objetiva construir uma cartilha, fundamentada na metodologia participativa, para auxiliar e motivar alunos e professores a compreender a experiência dos Laboratórios Vivos e suas potencialidades para discutir educação e saúde no ambiente da sala de aula, como também, na sociedade. Esse estudo e o produto viabilizado por ele, justifica-se pela necessidade de proporcionar processos formativos inovadores que favoreçam a interrelação educação-saúde e o desenvolvimento de processos, técnicas e tecnologias que possam ser apropriados socialmente, de modo a contribuir para a experimentação de um estilo de vida ambientalmente mais saudável e socialmente mais justo. |
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A vigilância sanitária no contexto escolar: um relato de experiência. Rev. Bras Enferm, Brasília; v. 61, n.1, p. 131-4, 2008. GAVIDIA, V. (2009). El profesorado ante la educación y promoción de la salud en la escuela. Didáctica de las Ciencias. Experimentales y Sociales, 23, 171- 180. GOUVÊA, L. A. V. N de. (2003). Educação para Saúde na Legislação Educacional no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL. Cascavel, PR, Anais..., Cascavel, UNIOESTE, Paraná, Brasil. PELICIONI, M. C. F., & Pelicioni, A. F. (2007). Educação e Promoção da Saúde: Uma Retrospectiva Histórica. O Mundo da Saúde, 31(3), 320-328. KOERICH, M. S.; BACKES, D. S.; SOUSA, F. G. M. de; ERDMANN, A. L.; ALBURQUERQUE, G. L. Pesquisa-ação: ferramenta metodológica para a pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, Goiás, Brasil, v. 11, n. 3, 2017. DOI: 10.5216/ree.v11.47234. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/47234. Acesso em: 28 mar. 2023. LOIOLA, L. 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