Aspectos Históricos de Moçambique em contos de Lília Momplé
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2816 |
Resumo: | Em Moçambique história e literatura recuperam o passado de opressão colonial e a construção da nação. Os ficcionistas representam uma coletividade silenciada, protestam contra as injustiças e projetam a sociedade nascente. Após a descolonização emergiu no país um conflito civil. Os cenários pré e pós independência são retratados por Lília Momplé em contos, tradutores de realidades degradantes. Na coletânea Ninguém matou Suhura (1988), a autora retoma aspectos históricos de Moçambique no período anterior à libertação do jugo português, traçando uma linha temporal de 1935 a 1974. Ao longo das narrativas que compõem a antologia Os olhos da cobra verde (1997) fato e ficção são aliados ao mito com o objetivo de reivindicar uma identidade cultural moçambicana, verificase a ficcionalização da época imediatamente posterior à independência até a assinatura do Acordo de Paz entre a FRELIMO e a RENAMO. Memórias traumáticas são narradas a fim de que não sejam esquecidas, suscitando reflexão, autoafirmação e estratégias de resistência aos neocolonialismos cultural, social e econômico, tendo em vista a vulnerabilidade do país. Objetiva-se, assim, instigar a ―descolonização do ser‖ por meio da prática narrativa. O conto revela-se o gênero adequado ao projeto literário dos escritores por fatores históricos, sociais e culturais que influem na temática, forma e estilo das ―estórias que ilustram a história‖ de Moçambique. |
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Aspectos Históricos de Moçambique em contos de Lília MompléMoçambique. Contos. Lilia Momplé.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEm Moçambique história e literatura recuperam o passado de opressão colonial e a construção da nação. Os ficcionistas representam uma coletividade silenciada, protestam contra as injustiças e projetam a sociedade nascente. Após a descolonização emergiu no país um conflito civil. Os cenários pré e pós independência são retratados por Lília Momplé em contos, tradutores de realidades degradantes. Na coletânea Ninguém matou Suhura (1988), a autora retoma aspectos históricos de Moçambique no período anterior à libertação do jugo português, traçando uma linha temporal de 1935 a 1974. Ao longo das narrativas que compõem a antologia Os olhos da cobra verde (1997) fato e ficção são aliados ao mito com o objetivo de reivindicar uma identidade cultural moçambicana, verificase a ficcionalização da época imediatamente posterior à independência até a assinatura do Acordo de Paz entre a FRELIMO e a RENAMO. Memórias traumáticas são narradas a fim de que não sejam esquecidas, suscitando reflexão, autoafirmação e estratégias de resistência aos neocolonialismos cultural, social e econômico, tendo em vista a vulnerabilidade do país. Objetiva-se, assim, instigar a ―descolonização do ser‖ por meio da prática narrativa. O conto revela-se o gênero adequado ao projeto literário dos escritores por fatores históricos, sociais e culturais que influem na temática, forma e estilo das ―estórias que ilustram a história‖ de Moçambique.In Mozambique, history and literature recover the pasto f colonial opression and the building of the nation. The fiction writers represent a silenced coletivity, that protest against the injustices and project the society that has born. After the decolonization, a civil war emerged in the country. The pre and post Independence scenarios are pictured by Lília Momplé in her short stories, translating degrading realities. In Ninguém matou Suhura (1988) collection, the author takes back historical aspects of Mozambique in the period before the liberation of Portuguese yoke, tracing a timeline 1935 to 1974. Throughout the narratives that make up the anthology Os olhos da cobra verde (1997), fact and fiction are allied to myth aiming to claim a Mozambican cultural identity, it is possible to verify the fictionalization of the period immediately following the Independence until the Peace Agreement amongst FRELIMO e a RENAMO. Traumatic memories are narrated in order not to be forgotten, causing reflection, autoaffirmation and strategies of resistance to the cultural, social and economical neocolonialisms, in view of the vulnerability of the country. It is aimed to instigate the ―decolonization of being‖ through the narrative practice. The short story reveals to be the appropriate genre to the literaty Project of the writers due to historic, social and cultural factors that influence in the theme, shape and style of the ―stories that illustrate the history‖ of Mozambique.CNPqUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIBezerra, Rosilda AlvesAlmeida , Maria Aparecida Nascimento de2017-08-25T16:12:06Z2017-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAlmeida, Maria Aparecida Nascimento de. Aspectos Históricos de Moçambique em contos de Lília Momplé. 2017. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-08-26T04:01:55Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-08-26T04:01:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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