A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3083 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou a análise das práticas de leitura e de produção textual de textos multimodais no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC). De acordo com Bakhtin (2014), a linguagem está relacionada às práticas sociais que contribuem para o funcionamento da sociedade. A medida que a sociedade evolui, as práticas mudam, bem como os gêneros produzidos para mediá-las. O surgimento dos gêneros textuais multimodais são um exemplo acarretado por esse fenômeno. Como a escola, enquanto agência de letramento, tem visto essas mudanças? Como preparar indivíduos para que possa se posicionar, de forma crítica e consciente mediante o contexto da hipermodernidade? É preciso que a perspectiva dos multiletramentos esteja presente nas práticas escolares. Para tal, escolhemos como locus da pesquisa, a turma do nono ano de uma escola Municipal da cidade de Logradouro-PB. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (2014) que tratam dos gêneros discursivos; Rojo; Barbosa (2015) que abordam os gêneros no contexto da hipermodernidade; Moran (2013); que aborda a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) que situam os multiletramentos, dentre outros que realizam estudos relacionados ao tema. Os resultados da pesquisa afirmam que o trabalho com os textos advindos das tecnologias favorece o letramento digital e crítico dos alunos. É preciso que a escola repense sua função e que se adeque as novas necessidades sociais, de forma que trabalhe para formação de alunos multiletrados. |
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A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site ToondooEnsinoMultiletramentosTecnologiaTeachingMultiletramentosTecnologyLINGUISTICA, LETRAS E ARTESA presente pesquisa objetivou a análise das práticas de leitura e de produção textual de textos multimodais no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC). De acordo com Bakhtin (2014), a linguagem está relacionada às práticas sociais que contribuem para o funcionamento da sociedade. A medida que a sociedade evolui, as práticas mudam, bem como os gêneros produzidos para mediá-las. O surgimento dos gêneros textuais multimodais são um exemplo acarretado por esse fenômeno. Como a escola, enquanto agência de letramento, tem visto essas mudanças? Como preparar indivíduos para que possa se posicionar, de forma crítica e consciente mediante o contexto da hipermodernidade? É preciso que a perspectiva dos multiletramentos esteja presente nas práticas escolares. Para tal, escolhemos como locus da pesquisa, a turma do nono ano de uma escola Municipal da cidade de Logradouro-PB. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (2014) que tratam dos gêneros discursivos; Rojo; Barbosa (2015) que abordam os gêneros no contexto da hipermodernidade; Moran (2013); que aborda a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) que situam os multiletramentos, dentre outros que realizam estudos relacionados ao tema. Os resultados da pesquisa afirmam que o trabalho com os textos advindos das tecnologias favorece o letramento digital e crítico dos alunos. É preciso que a escola repense sua função e que se adeque as novas necessidades sociais, de forma que trabalhe para formação de alunos multiletrados.The present research aimed at analyzing the reading and textual production of multimodal texts in the context of Digital Information and Communication Technologies (DICT). According to Bakhtin (2014), language is related to social practices that contribute to the functioning of society. As society evolves, practices change as well as the genres produced to mediate them. The emergence of multimodal textual genres is an example entailed by this phenomenon. How has the school, as a literacy agency, seen these changes? How to prepare individuals so that they can position themselves critically and consciously through the context of hypermodernity? It is necessary that the perspective of multiliteracies be present in school practices. For this, we chose as the research locus, the ninth grade class of a municipal school in the city of Logradouro-PB. Our research is based on the studies of Bakhtin (2014) that deal with the discursive genres; Rojo; Barbosa (2015) that approach the genres in the context of hypermodernity; Moran (2013); which addresses the importance of the insertion of technologies in the school environment; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) that situate multiliteracies The results of the research affirm that the work with the texts coming from the technologies favor the digital and critical literacy of the students. It is necessary that the school rethink its function, and that the new social needs adapt so that it works for the formation of multilevel students.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costahttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124Martins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Ferreira, Dimas Bento2018-06-05T17:55:14Z2018-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Dimas Bento. A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo. 2018. 99f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-06T04:20:28Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-06T04:20:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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