A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dimas Bento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3083
Resumo: A presente pesquisa objetivou a análise das práticas de leitura e de produção textual de textos multimodais no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC). De acordo com Bakhtin (2014), a linguagem está relacionada às práticas sociais que contribuem para o funcionamento da sociedade. A medida que a sociedade evolui, as práticas mudam, bem como os gêneros produzidos para mediá-las. O surgimento dos gêneros textuais multimodais são um exemplo acarretado por esse fenômeno. Como a escola, enquanto agência de letramento, tem visto essas mudanças? Como preparar indivíduos para que possa se posicionar, de forma crítica e consciente mediante o contexto da hipermodernidade? É preciso que a perspectiva dos multiletramentos esteja presente nas práticas escolares. Para tal, escolhemos como locus da pesquisa, a turma do nono ano de uma escola Municipal da cidade de Logradouro-PB. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (2014) que tratam dos gêneros discursivos; Rojo; Barbosa (2015) que abordam os gêneros no contexto da hipermodernidade; Moran (2013); que aborda a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) que situam os multiletramentos, dentre outros que realizam estudos relacionados ao tema. Os resultados da pesquisa afirmam que o trabalho com os textos advindos das tecnologias favorece o letramento digital e crítico dos alunos. É preciso que a escola repense sua função e que se adeque as novas necessidades sociais, de forma que trabalhe para formação de alunos multiletrados.
id UEPB_28ddb8a0d9aab6c88a587f85f103f305
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3083
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site ToondooEnsinoMultiletramentosTecnologiaTeachingMultiletramentosTecnologyLINGUISTICA, LETRAS E ARTESA presente pesquisa objetivou a análise das práticas de leitura e de produção textual de textos multimodais no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC). De acordo com Bakhtin (2014), a linguagem está relacionada às práticas sociais que contribuem para o funcionamento da sociedade. A medida que a sociedade evolui, as práticas mudam, bem como os gêneros produzidos para mediá-las. O surgimento dos gêneros textuais multimodais são um exemplo acarretado por esse fenômeno. Como a escola, enquanto agência de letramento, tem visto essas mudanças? Como preparar indivíduos para que possa se posicionar, de forma crítica e consciente mediante o contexto da hipermodernidade? É preciso que a perspectiva dos multiletramentos esteja presente nas práticas escolares. Para tal, escolhemos como locus da pesquisa, a turma do nono ano de uma escola Municipal da cidade de Logradouro-PB. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (2014) que tratam dos gêneros discursivos; Rojo; Barbosa (2015) que abordam os gêneros no contexto da hipermodernidade; Moran (2013); que aborda a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) que situam os multiletramentos, dentre outros que realizam estudos relacionados ao tema. Os resultados da pesquisa afirmam que o trabalho com os textos advindos das tecnologias favorece o letramento digital e crítico dos alunos. É preciso que a escola repense sua função e que se adeque as novas necessidades sociais, de forma que trabalhe para formação de alunos multiletrados.The present research aimed at analyzing the reading and textual production of multimodal texts in the context of Digital Information and Communication Technologies (DICT). According to Bakhtin (2014), language is related to social practices that contribute to the functioning of society. As society evolves, practices change as well as the genres produced to mediate them. The emergence of multimodal textual genres is an example entailed by this phenomenon. How has the school, as a literacy agency, seen these changes? How to prepare individuals so that they can position themselves critically and consciously through the context of hypermodernity? It is necessary that the perspective of multiliteracies be present in school practices. For this, we chose as the research locus, the ninth grade class of a municipal school in the city of Logradouro-PB. Our research is based on the studies of Bakhtin (2014) that deal with the discursive genres; Rojo; Barbosa (2015) that approach the genres in the context of hypermodernity; Moran (2013); which addresses the importance of the insertion of technologies in the school environment; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) that situate multiliteracies The results of the research affirm that the work with the texts coming from the technologies favor the digital and critical literacy of the students. It is necessary that the school rethink its function, and that the new social needs adapt so that it works for the formation of multilevel students.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costahttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124Martins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Ferreira, Dimas Bento2018-06-05T17:55:14Z2018-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Dimas Bento. A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo. 2018. 99f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-06T04:20:28Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-06T04:20:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
title A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
spellingShingle A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
Ferreira, Dimas Bento
Ensino
Multiletramentos
Tecnologia
Teaching
Multiletramentos
Tecnology
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
title_full A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
title_fullStr A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
title_full_unstemmed A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
title_sort A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo
author Ferreira, Dimas Bento
author_facet Ferreira, Dimas Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosângela Neres Araújo da
http://lattes.cnpq.br/2398653747944135
Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
http://lattes.cnpq.br/3535418783422124
Martins, Iara Ferreira de Melo
http://lattes.cnpq.br/3624042741764952
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Dimas Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Multiletramentos
Tecnologia
Teaching
Multiletramentos
Tecnology
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Ensino
Multiletramentos
Tecnologia
Teaching
Multiletramentos
Tecnology
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description A presente pesquisa objetivou a análise das práticas de leitura e de produção textual de textos multimodais no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC). De acordo com Bakhtin (2014), a linguagem está relacionada às práticas sociais que contribuem para o funcionamento da sociedade. A medida que a sociedade evolui, as práticas mudam, bem como os gêneros produzidos para mediá-las. O surgimento dos gêneros textuais multimodais são um exemplo acarretado por esse fenômeno. Como a escola, enquanto agência de letramento, tem visto essas mudanças? Como preparar indivíduos para que possa se posicionar, de forma crítica e consciente mediante o contexto da hipermodernidade? É preciso que a perspectiva dos multiletramentos esteja presente nas práticas escolares. Para tal, escolhemos como locus da pesquisa, a turma do nono ano de uma escola Municipal da cidade de Logradouro-PB. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (2014) que tratam dos gêneros discursivos; Rojo; Barbosa (2015) que abordam os gêneros no contexto da hipermodernidade; Moran (2013); que aborda a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) que situam os multiletramentos, dentre outros que realizam estudos relacionados ao tema. Os resultados da pesquisa afirmam que o trabalho com os textos advindos das tecnologias favorece o letramento digital e crítico dos alunos. É preciso que a escola repense sua função e que se adeque as novas necessidades sociais, de forma que trabalhe para formação de alunos multiletrados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-05T17:55:14Z
2018-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, Dimas Bento. A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo. 2018. 99f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3083
identifier_str_mv Ferreira, Dimas Bento. A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo. 2018. 99f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458418864357376