Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diêgo de Lima Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5037
Resumo: A inclusão da diversidade de gênero no currículo da Pedagogia tem implicações profundas na formação de futuros profissionais da educação. Proporciona a oportunidade de sensibilizar os estudantes sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos, preconceitos e discriminações no ambiente educacional. Diante da relevância da temática, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar as discussões de gênero no campo da Pedagogia, enfatizando as relações entre currículo e formação docente, com base nas concepções de estudantes do curso de Pedagogia da UEPB – Campus I. Como percurso metodológico, adotamos a pesquisa de métodos mistos, fazendo uso da pesquisa- ação e da pesquisa survey. Para a construção do referencial teórico, ancoramo-nos em autores como Louro (1999), Butler (2003), Silva (2009), Larrosa (2014), Brasil (2018), Freire (2019), entre outros, que discutem as temáticas (Gênero-Currículo- Educação-Pedagogia), entrelaçando-as de modo a produzir significados reais e reflexões profundas sobre a tônica que se posiciona como emergente no espaço educacional contemporâneo, embora já tenha sido debatida em tempos passados, mesmo que de modo hiato. No concernente aos métodos utilizados para análises das informações obtidas optamos por uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) utilizando inicialmente o método Goal Quality Metric (GQM). Ao término, dentre os principais resultados, evidenciou-se uma lacuna nos currículos da educação básica e uma necessidade de formação continuada das discussões de gênero no ensino superior. O produto educacional (minicurso) pensado como proposta para o trabalho com a temática, após sua utilização, atestou sua eficácia, gerando resultados satisfatórios que puderam ser comprovados através de três conceitos desenvolvidos sendo eles: Impacto na Formação Acadêmica (IFA); Reflexão e Necessidade de Atuação em Sala de Aula (NASA); e Mudança de Perspectiva e Respeito à Diversidade (MPRD). A pesquisa não pretendeu realizar uma prescrição definitiva de como trabalhar com a temática gênero; porém, cumpriu seu papel investigativo, oferecendo alternativa de trabalho para este fim. Não almejamos, no entanto, ser conclusivos em nossos discursos materializados e aqui transcritos; somos parte de uma reflexão que se originou antes, e agora ansiamos que este trabalho sirva como estímulo para demais estudos que poderão vir depois. Assim, enquanto professores formadores de opinião, seguimos firmes na construção de uma pedagogia que abrace a diversidade de gêneros presente nas instituições de cunho educativo, e que seja caminho de humanização e conscientização, sabendo que é a diferença que nos tornam iguais.
id UEPB_29aecb124bfdd0852769f4c7165442cc
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5037
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docenteGêneroCurrículoPedagogiaFormação de professorEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA inclusão da diversidade de gênero no currículo da Pedagogia tem implicações profundas na formação de futuros profissionais da educação. Proporciona a oportunidade de sensibilizar os estudantes sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos, preconceitos e discriminações no ambiente educacional. Diante da relevância da temática, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar as discussões de gênero no campo da Pedagogia, enfatizando as relações entre currículo e formação docente, com base nas concepções de estudantes do curso de Pedagogia da UEPB – Campus I. Como percurso metodológico, adotamos a pesquisa de métodos mistos, fazendo uso da pesquisa- ação e da pesquisa survey. Para a construção do referencial teórico, ancoramo-nos em autores como Louro (1999), Butler (2003), Silva (2009), Larrosa (2014), Brasil (2018), Freire (2019), entre outros, que discutem as temáticas (Gênero-Currículo- Educação-Pedagogia), entrelaçando-as de modo a produzir significados reais e reflexões profundas sobre a tônica que se posiciona como emergente no espaço educacional contemporâneo, embora já tenha sido debatida em tempos passados, mesmo que de modo hiato. No concernente aos métodos utilizados para análises das informações obtidas optamos por uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) utilizando inicialmente o método Goal Quality Metric (GQM). Ao término, dentre os principais resultados, evidenciou-se uma lacuna nos currículos da educação básica e uma necessidade de formação continuada das discussões de gênero no ensino superior. O produto educacional (minicurso) pensado como proposta para o trabalho com a temática, após sua utilização, atestou sua eficácia, gerando resultados satisfatórios que puderam ser comprovados através de três conceitos desenvolvidos sendo eles: Impacto na Formação Acadêmica (IFA); Reflexão e Necessidade de Atuação em Sala de Aula (NASA); e Mudança de Perspectiva e Respeito à Diversidade (MPRD). A pesquisa não pretendeu realizar uma prescrição definitiva de como trabalhar com a temática gênero; porém, cumpriu seu papel investigativo, oferecendo alternativa de trabalho para este fim. Não almejamos, no entanto, ser conclusivos em nossos discursos materializados e aqui transcritos; somos parte de uma reflexão que se originou antes, e agora ansiamos que este trabalho sirva como estímulo para demais estudos que poderão vir depois. Assim, enquanto professores formadores de opinião, seguimos firmes na construção de uma pedagogia que abrace a diversidade de gêneros presente nas instituições de cunho educativo, e que seja caminho de humanização e conscientização, sabendo que é a diferença que nos tornam iguais.The inclusion of gender diversity in the Pedagogy curriculum has profound implications for the training of future education professionals. It provides the opportunity to raise students' awareness about the complexities of gender identities, deconstructing stereotypes, prejudices and discrimination in the educational environment. Given the relevance of the theme, the general objective of this dissertation is to analyze gender discussions in the field of Pedagogy, emphasizing the relationships between curriculum and teacher training, based on the conceptions of students on the Pedagogy course at UEPB – Campus I. As a route methodological, we adopted mixed methods research, making use of action research and survey research. To construct the theoretical framework, we anchored ourselves in authors such as Louro (1999), Butler (2003), Silva (2009), Larrosa (2014), Brasil (2018), Freire (2019), among others, who discuss the themes (Gender-Curriculum-Education-Pedagogy), intertwining them in order to produce real meanings and deep reflections on the tone that is positioned as emerging in the contemporary educational space, although it has already been debated in times past, even if in hiatus. Regarding the methods used to analyze the information obtained, we opted for a Systematic Literature Review (SLR) initially using the Goal Quality Metric (GQM) method. At the end, among the main results, a gap in basic education curricula and a need for continued training in gender discussions in higher education was highlighted. The educational product (short course) designed as a proposal for working with the theme, after its use, confirmed its effectiveness, generating satisfactory results that could be proven through three concepts developed, namely: Impact on Academic Training (IFA); Reflection and Need for Action in the Classroom (NASA); and Change of Perspective and Respect for Diversity (MPRD). The research did not intend to make a definitive prescription on how to work with the theme of gender; however, it fulfilled its investigative role, offering alternative work for this purpose. We do not aim, however, to be conclusive in our speeches materialized and transcribed here; We are part of a reflection that originated before, and now we hope that this work serves as a stimulus for other studies that may come later. Therefore, as opinion-forming teachers, we remain firm in building a pedagogy that embraces the diversity of genders present in educational institutions, and that is a path to humanization and awareness, knowing that it is the difference that makes us equal.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCastro, Paula Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212Aragão, Patrícia Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Vasconcelos, Tatiana Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2042671665043024Silva, Diêgo de Lima Santos2024-08-07T11:52:43Z2024-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, D. L. S. Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-08-07T11:52:43Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-08-07T11:52:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
title Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
spellingShingle Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
Silva, Diêgo de Lima Santos
Gênero
Currículo
Pedagogia
Formação de professor
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
title_full Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
title_fullStr Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
title_full_unstemmed Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
title_sort Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente
author Silva, Diêgo de Lima Santos
author_facet Silva, Diêgo de Lima Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Paula Almeida de
http://lattes.cnpq.br/7813446738576212
Aragão, Patrícia Cristina de
http://lattes.cnpq.br/6734404565435352
Vasconcelos, Tatiana Cristina
http://lattes.cnpq.br/2042671665043024
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diêgo de Lima Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Currículo
Pedagogia
Formação de professor
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Gênero
Currículo
Pedagogia
Formação de professor
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A inclusão da diversidade de gênero no currículo da Pedagogia tem implicações profundas na formação de futuros profissionais da educação. Proporciona a oportunidade de sensibilizar os estudantes sobre as complexidades das identidades de gênero, desconstruindo estereótipos, preconceitos e discriminações no ambiente educacional. Diante da relevância da temática, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar as discussões de gênero no campo da Pedagogia, enfatizando as relações entre currículo e formação docente, com base nas concepções de estudantes do curso de Pedagogia da UEPB – Campus I. Como percurso metodológico, adotamos a pesquisa de métodos mistos, fazendo uso da pesquisa- ação e da pesquisa survey. Para a construção do referencial teórico, ancoramo-nos em autores como Louro (1999), Butler (2003), Silva (2009), Larrosa (2014), Brasil (2018), Freire (2019), entre outros, que discutem as temáticas (Gênero-Currículo- Educação-Pedagogia), entrelaçando-as de modo a produzir significados reais e reflexões profundas sobre a tônica que se posiciona como emergente no espaço educacional contemporâneo, embora já tenha sido debatida em tempos passados, mesmo que de modo hiato. No concernente aos métodos utilizados para análises das informações obtidas optamos por uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) utilizando inicialmente o método Goal Quality Metric (GQM). Ao término, dentre os principais resultados, evidenciou-se uma lacuna nos currículos da educação básica e uma necessidade de formação continuada das discussões de gênero no ensino superior. O produto educacional (minicurso) pensado como proposta para o trabalho com a temática, após sua utilização, atestou sua eficácia, gerando resultados satisfatórios que puderam ser comprovados através de três conceitos desenvolvidos sendo eles: Impacto na Formação Acadêmica (IFA); Reflexão e Necessidade de Atuação em Sala de Aula (NASA); e Mudança de Perspectiva e Respeito à Diversidade (MPRD). A pesquisa não pretendeu realizar uma prescrição definitiva de como trabalhar com a temática gênero; porém, cumpriu seu papel investigativo, oferecendo alternativa de trabalho para este fim. Não almejamos, no entanto, ser conclusivos em nossos discursos materializados e aqui transcritos; somos parte de uma reflexão que se originou antes, e agora ansiamos que este trabalho sirva como estímulo para demais estudos que poderão vir depois. Assim, enquanto professores formadores de opinião, seguimos firmes na construção de uma pedagogia que abrace a diversidade de gêneros presente nas instituições de cunho educativo, e que seja caminho de humanização e conscientização, sabendo que é a diferença que nos tornam iguais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-07T11:52:43Z
2024-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, D. L. S. Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5037
identifier_str_mv Silva, D. L. S. Discussões de gênero no campo da pedagogia: dissidências entre currículo e formação docente. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709233656430592