Ortografia - dificuldades x arbitrariedades: uma proposta de intervenção para alunos do 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Elizabeth Lira da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3719
Resumo: Pelo fato de a ortografia ser um aspecto da língua que visa à padronização da escrita e, consequentemente, facilita a leitura e melhora a comunicação entre os usuários, esta dissertação trata de uma investigação de caráter intervencionista, cujo objetivo é analisar os erros de ortografia mais recorrentes em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de João Pessoa-PB a fim de contribuir para aprimorar as habilidades linguísticas no que concerne ao aprendizado da escrita ortograficamente correta. Desse modo, é papel da escola, nomeadamente dos professores de língua materna, propor aos alunos situações que os aproximem mais da ortografia da Língua Portuguesa. Erros de escrita são comuns nos primeiros anos do ensino fundamental, entretanto o que vemos é que esses erros se estendem até os anos finais dessa fase da escolaridade. Nessa perspectiva, para realizarmos a nossa investigação, recorremos, principalmente, a Sousa (1999), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2003, 2009), Gombert (2003), Zorzi (2003), Bagno (2007), Cagliari (2009) dentre outros, que forneceram suporte teórico para sustentar nossa pesquisa, pois permitem uma discussão pertinente ao assunto. Diante disso, voltamos nossa atenção para esses erros ortográficos, procurando compreender quais as maiores incidências, suas principais causas, que critérios utilizamos para identificá-los e o que podemos fazer para minimizar as dificuldades dos alunos relacionadas à escrita. Para isso, identificamos os principais erros ortográficos cometidos por alunos do 6 ano do ensino fundamental, de uma escola pública de João Pessoa-PB. Como instrumento de pesquisa, além de observação, adotamos um roteiro de atividades, como proposta de intervenção, em que utilizamos estratégias que levaram os sujeitos pesquisados a refletirem sobre o uso da ortografia em suas produções escritas para que possam se aprimorar, no sentido da aquisição da escrita prevista pela norma culta. Os resultados das análises demonstraram grande incidência de erros ligados à terminação verbal e à interferência da enunciação no momento de escrever. As propostas interventivas surtiram efeito, pois conseguimos minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos referentes à escrita ortograficamente correta. Finalmente, percebemos que o ensino sistemático das regras ortográficas traz relevantes contribuições se for feito de forma reflexiva e interativa. Esperamos que nosso trabalho contribua para o ensino dessa faceta da língua, auxiliando os professores de Língua Portuguesa e, consequentemente, os alunos.
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Erros de escrita são comuns nos primeiros anos do ensino fundamental, entretanto o que vemos é que esses erros se estendem até os anos finais dessa fase da escolaridade. Nessa perspectiva, para realizarmos a nossa investigação, recorremos, principalmente, a Sousa (1999), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2003, 2009), Gombert (2003), Zorzi (2003), Bagno (2007), Cagliari (2009) dentre outros, que forneceram suporte teórico para sustentar nossa pesquisa, pois permitem uma discussão pertinente ao assunto. Diante disso, voltamos nossa atenção para esses erros ortográficos, procurando compreender quais as maiores incidências, suas principais causas, que critérios utilizamos para identificá-los e o que podemos fazer para minimizar as dificuldades dos alunos relacionadas à escrita. Para isso, identificamos os principais erros ortográficos cometidos por alunos do 6 ano do ensino fundamental, de uma escola pública de João Pessoa-PB. Como instrumento de pesquisa, além de observação, adotamos um roteiro de atividades, como proposta de intervenção, em que utilizamos estratégias que levaram os sujeitos pesquisados a refletirem sobre o uso da ortografia em suas produções escritas para que possam se aprimorar, no sentido da aquisição da escrita prevista pela norma culta. Os resultados das análises demonstraram grande incidência de erros ligados à terminação verbal e à interferência da enunciação no momento de escrever. As propostas interventivas surtiram efeito, pois conseguimos minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos referentes à escrita ortograficamente correta. Finalmente, percebemos que o ensino sistemático das regras ortográficas traz relevantes contribuições se for feito de forma reflexiva e interativa. Esperamos que nosso trabalho contribua para o ensino dessa faceta da língua, auxiliando os professores de Língua Portuguesa e, consequentemente, os alunos.Due to the fact that orthography is an aspect of the language, which aims to standardize writing, to facilitate reading, and to improve communication between users, this thesis investigated, from an interventionist perspective, the barriers that prevent the improvement of students’ linguistic skills regarding the learning of orthographically correct writing. Its objective was to analise students of a public elementary school in the capital city of João Pessoa, in the State of Paraíba, to overcome these barriers, not only by identifying them, but also by identifying the ways to prevent them. The conclusion is that it is the role of the school, namely, of the teachers who teach the students' mother tongue, to propose situations to the students that will bring them closer to the appropriate spelling of the Portuguese language. Writing errors are common in the early years of elementary school, and from the data compiled and reviewed, what we have seen is that these errors last until the final years of this phase of schooling. From this perspective, to carry out our research, we mainly used the work of Sousa (1999), Ferreiro and Teberosky (1999), Morais (2003, 2009), Bagno (2007) Gombert (2003), Cagliari (2009) and Zorzi (2003), among others, which provided the theoretical framework behind our study, by providing highly pertinent discussion on this subject. Therefore, we focused our attention to these spelling errors, in an attempt to understand the major incidences, their main causes, the criteria we used to identify them, as well as what we can do to minimize students' difficulties related to writing skill. For this, we identified the main spelling errors made by students in the sixth grade from a public school in João Pessoa-PB. As a research instrument, in addition to observation, we have adopted a script of activities, as an intervention proposal, in which we used strategies that lead the students to reflect on the use of spelling in their written productions so that, in the sense of acquisition, they can produce writing that is orthographically correct. The results of the analysis indicated a high incidence of errors related to verbal termination, and the noticeable interference of enunciation while writing. The interventional proposals were effective, since we minimized the difficulties presented by the students regarding the orthographically correct writing. Finally, we realized that the systematic teaching of orthographic rules leads to relevant and significant improvement if done in a reflective and interactive way. We hope that our work will contribute to the teaching of this facet of the language, thereby directly helping Portuguese language teachers and, consequently, the students.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, Maria de Fátima de SouzaPereira, Ana Elizabeth Lira da Costa2021-05-12T14:49:56Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Ana Elizabeth Lira da Costa. Ortografia - dificuldades x arbitrariedades: uma proposta de intervenção para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. [101 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2020.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3719porPEREIRA, Ana Elizabeth Lira da Costa. Ortografia - dificuldades x arbitrariedades: uma proposta de intervenção para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. 101. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-13T04:36:02Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-13T04:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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