O ensino de geografia, a partir do conceito de paisagens de risco, na cidade de Juarez Távora - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Isabel Correia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3772
Resumo: A disciplina de Geografia considera o espaço no qual o indivíduo está inserido, levando- o à compreensão das práticas sociais. Neste trabalho, destacamos a categoria da paisagem por contemplar aspectos que subsidiam o ensino de Geografia da saúde. A justificativa para a realização da pesquisa encontra respaldo na defesa de que as práticas educativas em Geografia, voltadas para a saúde individual e coletiva, contribuem para a qualidade de vida dos discentes, oferecendo-lhes condições de posicionamento diante do mundo para exercer a cidadania e entender que o conhecimento proporciona a prevenção de doenças e promoção à saúde, numa perspectiva biopolítica. Nosso objetivo geral foi promover o ensino de Geografia da saúde a partir do conceito de paisagens de risco, na cidade de Juarez Távora – PB. Especificamente, objetivamos: a) discutir o conceito de paisagem de risco subsidiado pela geografia da saúde; b) problematizar questões relacionadas com o discurso de políticas em saúde voltadas para aeducação escolar; c) planejar e aplicar um protótipo didático condizente com a demanda escolar; d) descrever as etapas do protótipo didático aplicado em uma turma do sexto ano do ensino fundamental. A consecução desses objetivos está em consonância com o problema que nos instigou a realizar esta pesquisa: como o ensino de Geografia da saúde pode contribuir para a qualidade de vida dos alunos? Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e interpretativista, de cunho etnográfico, com levantamento bibliográfico e documental. Os dados foram gerados por meio do uso de diferentes procedimentos: observação participante, diário de pesquisa, registro fotográfico, produções textuais dos discentes e questionários aplicados aos participantes. Desenvolvemos e aplicamos um protótipo didático, a partir das contribuições da Geografia da saúde, analisamos os resultados obtidos e apresentamos possibilidades didático-metodológicas para promover a prevenção da saúde, através do ensino de Geografia. A turma do sexto ano do ensino fundamental foi a que melhor se enquadrou com a proposta, tendo em vista que o conceito de paisagem é o conteúdo principal do estudo e é no sexto ano que esse tema é abordado. Como resultado da nossa pesquisa, verificamos que o ensino de Geografia poderá ser mais efetivo se as aulas forem planejadas, considerando as reais necessidades dos educandos, baseadas em um plano de ensino que facilite a compreensão do espaço, identificando na paisagem os riscos à saúde. É viável o desenvolvimento de um projeto que conduza a Geografia para além dos muros da escola, utilizando a aula de campo como estratégia didática e metodológica.
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Especificamente, objetivamos: a) discutir o conceito de paisagem de risco subsidiado pela geografia da saúde; b) problematizar questões relacionadas com o discurso de políticas em saúde voltadas para aeducação escolar; c) planejar e aplicar um protótipo didático condizente com a demanda escolar; d) descrever as etapas do protótipo didático aplicado em uma turma do sexto ano do ensino fundamental. A consecução desses objetivos está em consonância com o problema que nos instigou a realizar esta pesquisa: como o ensino de Geografia da saúde pode contribuir para a qualidade de vida dos alunos? Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e interpretativista, de cunho etnográfico, com levantamento bibliográfico e documental. Os dados foram gerados por meio do uso de diferentes procedimentos: observação participante, diário de pesquisa, registro fotográfico, produções textuais dos discentes e questionários aplicados aos participantes. Desenvolvemos e aplicamos um protótipo didático, a partir das contribuições da Geografia da saúde, analisamos os resultados obtidos e apresentamos possibilidades didático-metodológicas para promover a prevenção da saúde, através do ensino de Geografia. A turma do sexto ano do ensino fundamental foi a que melhor se enquadrou com a proposta, tendo em vista que o conceito de paisagem é o conteúdo principal do estudo e é no sexto ano que esse tema é abordado. Como resultado da nossa pesquisa, verificamos que o ensino de Geografia poderá ser mais efetivo se as aulas forem planejadas, considerando as reais necessidades dos educandos, baseadas em um plano de ensino que facilite a compreensão do espaço, identificando na paisagem os riscos à saúde. É viável o desenvolvimento de um projeto que conduza a Geografia para além dos muros da escola, utilizando a aula de campo como estratégia didática e metodológica.Geography considers the space in which an individual is inserted, leading them to understand social practices. In this work, we highlight the category of landscape for contemplating aspects that support the teaching of Health Geography. The justification for conducting the research is based on the idea that educational practices in Geography, focused on individual and collective health, contribute to the quality of life of students, offering them conditions to have a voice, exercise their citizenship and understand that knowledge contributes to disease prevention and promotes health, in a biopolitical perspective. Our general objective was to promote the teaching of Health Geography based on the concept of risky landscapes, in Juarez Távora, Paraíba. Specifically, we aimed to: a) discuss the concept of risky landscapes subsidized by Health Geography; b) problematize issues related to the discourse of health policies related to school education; c) plan and apply a didactic prototype consistent with the school demand; d) describe the stages of the didactic prototype applied to a class of sixth grade of elementary school. Those objectives are in line with the problem that instigated us to carry out this research: how can the teaching of Health Geography contribute to the students’ quality of life? Methodologically, we conducted a qualitative, descriptive and interpretive research, with ethnographic nature, through bibliographic and documentary survey. The data were generated through the use of different procedures: participant observation, research journal, photographic records, text productions by the students and questionnaires. We developed and applied a didactic prototype, based on contributions from Health Geography, analyzed the results obtained and presented didactic-methodological possibilities to promote health prevention, through the teaching of geography. The class chosen was the one that best fit the proposal, considering that the concept of landscape is the main content of study for that class through the school year. As a result of our research, we found that the teaching of Geography will be more effective if the classes are planned considering the real needs of the students, based on a teaching plan that facilitates the understanding of the space, identifying health risks in the landscape. It is feasible to develop a project that takes Geography beyond the school, using field classes as a didactic and methodological strategy.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPPereira, Tânia Maria Augusto161442524-87http://lattes.cnpq.br/2208315567533187Sousa, Fábio Marques deSouza Júnior, Xisto Serafim de SantanaAraújo, Isabel Correia de2021-07-18T17:44:47Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, I. C. O ensino de geografia, a partir do conceito de paisagens de risco, na cidade de Juarez Távora - PB. 2021.122 f. 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