Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4486 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de uma proposta de ensino através da Resolução de Problemas sobre a articulação dos métodos de Fatoração de Expressões Algébricas e o método de Po-Shen Loh na resolução de equações do 2º grau. Para isso, a Pesquisa de Campo concentrou-se na realização de um Minicurso de vinte horas, intitulado: Ensino de equação do 2º grau à luz da Resolução de Problemas, ofertado a dez professores de Matemática da rede estadual de Pernambuco. O referencial teórico desta pesquisa está estruturado em três partes: (1) Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; (2) Ensino de Equação do 2º grau na Educação Básica e (3) Formação Continuada dos Professores de Matemática. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, consistindo nos instrumentos da coleta de dados: as observações, o material escrito e produzido pelos professores cursistas durante o Minicurso, áudio gravações (encontros presenciais), vídeo gravação (encontros virtuais) e dois questionários (Pré e Pós Minicurso). A Pesquisa de Campo, foi pensada na articulação entre a Resolução de Problemas e o objeto de estudo desta pesquisa, os Métodos de Fatoração de Expressões Algébricas e o Método de Po-Shen Loh, como alternativas pedagógicas para ensinar e resolver equações do 2º grau. Os professores cursistas, participaram efetivamente dos encontros formativos, explorando os métodos de resolução de equação do 2º grau a partir dos métodos de Fatoração de Expressões Algébricas, do recente método de Po-Shen Loh e também através de outras estratégias e procedimentos didático-metodológicos. Os resultados alcançados com os professores participantes, apontaram dois olhares para o ensino de Matemática, o primeiro por vivenciarem e visualizarem o potencial da Metodologia da Resolução de Problemas como uma oportunidade para melhorar sua prática docente e em segundo, conhecer e compreender o Método de Po-Shen Loh e os métodos de Fatoração, como uma promissora alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de equação do 2º grau. Dessa forma, esta pesquisa contribuiu significativamente para o conhecimento matemático, para a prática docente dos professores de Matemática e consequentemente para a aprendizagem dos estudantes. |
id |
UEPB_318147e1991d2655c39b78557eb0f10a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4486 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen LohResolução de ProblemasEquação do 2º grauMétodo de Po-Shen LohFormação de ProfessoresEquação matemáticaTeacher TrainingMethod of Po-Shen LohEquation of the 2nd degreeProblem SolvingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de uma proposta de ensino através da Resolução de Problemas sobre a articulação dos métodos de Fatoração de Expressões Algébricas e o método de Po-Shen Loh na resolução de equações do 2º grau. Para isso, a Pesquisa de Campo concentrou-se na realização de um Minicurso de vinte horas, intitulado: Ensino de equação do 2º grau à luz da Resolução de Problemas, ofertado a dez professores de Matemática da rede estadual de Pernambuco. O referencial teórico desta pesquisa está estruturado em três partes: (1) Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; (2) Ensino de Equação do 2º grau na Educação Básica e (3) Formação Continuada dos Professores de Matemática. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, consistindo nos instrumentos da coleta de dados: as observações, o material escrito e produzido pelos professores cursistas durante o Minicurso, áudio gravações (encontros presenciais), vídeo gravação (encontros virtuais) e dois questionários (Pré e Pós Minicurso). A Pesquisa de Campo, foi pensada na articulação entre a Resolução de Problemas e o objeto de estudo desta pesquisa, os Métodos de Fatoração de Expressões Algébricas e o Método de Po-Shen Loh, como alternativas pedagógicas para ensinar e resolver equações do 2º grau. Os professores cursistas, participaram efetivamente dos encontros formativos, explorando os métodos de resolução de equação do 2º grau a partir dos métodos de Fatoração de Expressões Algébricas, do recente método de Po-Shen Loh e também através de outras estratégias e procedimentos didático-metodológicos. Os resultados alcançados com os professores participantes, apontaram dois olhares para o ensino de Matemática, o primeiro por vivenciarem e visualizarem o potencial da Metodologia da Resolução de Problemas como uma oportunidade para melhorar sua prática docente e em segundo, conhecer e compreender o Método de Po-Shen Loh e os métodos de Fatoração, como uma promissora alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de equação do 2º grau. Dessa forma, esta pesquisa contribuiu significativamente para o conhecimento matemático, para a prática docente dos professores de Matemática e consequentemente para a aprendizagem dos estudantes.The present work aims to investigate the contributions of a teaching proposal through Problem Solving on the articulation of the methods of Factoring Algebraic Expressions and the method of Po-Shen Loh in solving 2nd degree equations. For this, the Field Research focused on carrying out a twenty-hour short course, entitled: Teaching 2nd degree equations in the light of Problem Solving, offered to ten Mathematics teachers from the state network of Pernambuco. The theoretical framework of this research is structured in three parts: (1) Mathematics teaching-learning-assessment methodology through Problem Solving; (2) 2nd grade Equation Teaching in Basic Education and (3) Continuing Formation of Mathematics Teachers. The methodology adopted was of a qualitative nature, consisting of data collection instruments: observations, material written and produced by the course teachers during the Mini-course, audio recordings (face-to-face meetings), video recording (virtual meetings) and two questionnaires (Pre and Post Minicourse). The Field Research was thought of in the articulation between Problem Solving and the object of study of this research, the Factoring Methods of Algebraic Expressions and the Po-Shen Loh Method, as pedagogical alternatives to teach and solve high school equations. The course teachers effectively participated in the formative meetings, exploring the methods of solving 2nd degree equations based on the methods of Factoring Algebraic Expressions, the recent Po-Shen Loh method and also through other didactic-methodological strategies and procedures. The results achieved with the participating teachers, pointed out two perspectives for the teaching of Mathematics, the first for experiencing and visualizing the potential of the Problem Solving Methodology as an opportunity to improve their teaching practice and second, knowing and understanding the Method of Po -Shen Loh and Factoring methods, as a promising pedagogical alternative for teaching and learning high school equations. Thus, this research contributed significantly to mathematical knowledge, to the teaching practice of Mathematics teachers and consequently to student learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMHuanca, Roger Ruben Huamanhttp://lattes.cnpq.br/3150172690409243Almeida, Helber Rangel Formiga Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832Bernardo, Leomaques Francisco Silvahttp://lattes.cnpq.br/9457954633151479Gomes, Renato Duarte2023-03-31T19:46:03Z2999-12-312022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Renato Duarte. Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh. 2022. 172f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4486porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-03-31T19:46:05Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-03-31T19:46:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh |
title |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh |
spellingShingle |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh Gomes, Renato Duarte Resolução de Problemas Equação do 2º grau Método de Po-Shen Loh Formação de Professores Equação matemática Teacher Training Method of Po-Shen Loh Equation of the 2nd degree Problem Solving CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh |
title_full |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh |
title_fullStr |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh |
title_full_unstemmed |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh |
title_sort |
Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh |
author |
Gomes, Renato Duarte |
author_facet |
Gomes, Renato Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Huanca, Roger Ruben Huaman http://lattes.cnpq.br/3150172690409243 Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de http://lattes.cnpq.br/6267763090014832 Bernardo, Leomaques Francisco Silva http://lattes.cnpq.br/9457954633151479 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Renato Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas Equação do 2º grau Método de Po-Shen Loh Formação de Professores Equação matemática Teacher Training Method of Po-Shen Loh Equation of the 2nd degree Problem Solving CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Resolução de Problemas Equação do 2º grau Método de Po-Shen Loh Formação de Professores Equação matemática Teacher Training Method of Po-Shen Loh Equation of the 2nd degree Problem Solving CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de uma proposta de ensino através da Resolução de Problemas sobre a articulação dos métodos de Fatoração de Expressões Algébricas e o método de Po-Shen Loh na resolução de equações do 2º grau. Para isso, a Pesquisa de Campo concentrou-se na realização de um Minicurso de vinte horas, intitulado: Ensino de equação do 2º grau à luz da Resolução de Problemas, ofertado a dez professores de Matemática da rede estadual de Pernambuco. O referencial teórico desta pesquisa está estruturado em três partes: (1) Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas; (2) Ensino de Equação do 2º grau na Educação Básica e (3) Formação Continuada dos Professores de Matemática. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, consistindo nos instrumentos da coleta de dados: as observações, o material escrito e produzido pelos professores cursistas durante o Minicurso, áudio gravações (encontros presenciais), vídeo gravação (encontros virtuais) e dois questionários (Pré e Pós Minicurso). A Pesquisa de Campo, foi pensada na articulação entre a Resolução de Problemas e o objeto de estudo desta pesquisa, os Métodos de Fatoração de Expressões Algébricas e o Método de Po-Shen Loh, como alternativas pedagógicas para ensinar e resolver equações do 2º grau. Os professores cursistas, participaram efetivamente dos encontros formativos, explorando os métodos de resolução de equação do 2º grau a partir dos métodos de Fatoração de Expressões Algébricas, do recente método de Po-Shen Loh e também através de outras estratégias e procedimentos didático-metodológicos. Os resultados alcançados com os professores participantes, apontaram dois olhares para o ensino de Matemática, o primeiro por vivenciarem e visualizarem o potencial da Metodologia da Resolução de Problemas como uma oportunidade para melhorar sua prática docente e em segundo, conhecer e compreender o Método de Po-Shen Loh e os métodos de Fatoração, como uma promissora alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de equação do 2º grau. Dessa forma, esta pesquisa contribuiu significativamente para o conhecimento matemático, para a prática docente dos professores de Matemática e consequentemente para a aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 2023-03-31T19:46:03Z 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Renato Duarte. Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh. 2022. 172f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4486 |
identifier_str_mv |
GOMES, Renato Duarte. Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do Método de Po-Shen Loh. 2022. 172f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2023. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709229968588800 |