O ensino da leitura no ensino fundamental II, na perspectiva discursiva: a busca de "outros" sentidos para propostas de leitura do livro didático de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gualberto, Jairo José da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3091
Resumo: O processo de leitura ocupa, na sociedade contemporânea, um papel de grande relevância. Ler significa desvendar a sociedade, desvendar o homem nas suas articulações com o outro. Nesse sentido, o ato de ler pode contribuir para a transformação da sociedade. Por isso, na escola, ele deve ir além da decifração do código escrito, além da mera possibilidade de sentido único. Enfim, faz-se necessário que nas aulas de Língua Portuguesa (LP) os sujeitos alunos percebam que os textos são heterogêneos, constituídos a partir de outros textos, num diálogo com outras vozes e, justamente por isso, não se pode desconsiderar a exterioridade, a história e a ideologia. Entretanto, naquele espaço são comuns alguns problemas: propostas de leituras advindas, em sua maioria, do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP), alunos que não leem por interesse próprio, que fazem leituras superficiais quando são exigidos, processos de leitura que terminam gerando um sujeito, muitas vezes passivo que apenas extrair informações prontas dos textos lidos. Diante deste cenário, objetivou-se analisar as práticas de leitura em aulas de LP em 01 (uma) turma de escola pública – observando se as estratégias didáticas utilizadas para realização de tais práticas favorecem ou não, a atribuição de outros sentidos, outras significações a essas leituras e, ainda, apresentar uma proposta de atividades que complementem possíveis estratégias que não levem em conta a heterogeneidade, a multiplicidade de sentidos que um texto pode apresentar. A pesquisa teve como suporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa e fundamentou-se nas contribuições teóricas de Pêcheux (1977) e Orlandi (2001). E ainda, nos estudos de Solé (1998), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2000/2014) Pereira (2011) e outros. Como aporte metodológico a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, documental e observação participante, tendo como lócus duas turmas do 8º ano de uma escola pública de Araruna/PB. Os resultados apontam para as seguintes constatações: as propostas de leitura, nas aulas de LP, observadas, apresentaram, ainda, um único sentido, silenciando outros sentidos possíveis; o LDLP, principal recurso didático a disposição do professor (a) contribuiu para a efetivação desse processo de homogeneização dos sentidos. E as alternativas didáticas propostas nessa pesquisa, contribuíram, em alguns momentos, para que o sujeito aluno pudesse perceber outras possibilidades de constituição de sentidos e de sujeitos, aquele que vai além da simples captação de ideias prontas.
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Entretanto, naquele espaço são comuns alguns problemas: propostas de leituras advindas, em sua maioria, do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP), alunos que não leem por interesse próprio, que fazem leituras superficiais quando são exigidos, processos de leitura que terminam gerando um sujeito, muitas vezes passivo que apenas extrair informações prontas dos textos lidos. Diante deste cenário, objetivou-se analisar as práticas de leitura em aulas de LP em 01 (uma) turma de escola pública – observando se as estratégias didáticas utilizadas para realização de tais práticas favorecem ou não, a atribuição de outros sentidos, outras significações a essas leituras e, ainda, apresentar uma proposta de atividades que complementem possíveis estratégias que não levem em conta a heterogeneidade, a multiplicidade de sentidos que um texto pode apresentar. A pesquisa teve como suporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa e fundamentou-se nas contribuições teóricas de Pêcheux (1977) e Orlandi (2001). E ainda, nos estudos de Solé (1998), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2000/2014) Pereira (2011) e outros. Como aporte metodológico a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, documental e observação participante, tendo como lócus duas turmas do 8º ano de uma escola pública de Araruna/PB. Os resultados apontam para as seguintes constatações: as propostas de leitura, nas aulas de LP, observadas, apresentaram, ainda, um único sentido, silenciando outros sentidos possíveis; o LDLP, principal recurso didático a disposição do professor (a) contribuiu para a efetivação desse processo de homogeneização dos sentidos. E as alternativas didáticas propostas nessa pesquisa, contribuíram, em alguns momentos, para que o sujeito aluno pudesse perceber outras possibilidades de constituição de sentidos e de sujeitos, aquele que vai além da simples captação de ideias prontas.The reading process occupies a very important role in contemporary society. Reading means unveiling society, unraveling man in his joints with the other. In this sense, the act of reading can contribute to the transformation of society. Therefore, in school, it must go beyond the decipherment of the written code, beyond the mere possibility of a single sense. Finally, it is necessary that in the classes of Portuguese Language (LP) students subjects perceive that the texts are heterogeneous, constituted from other texts, in a dialogue with other voices and, precisely for this reason, one can not disregard the exteriority, History and ideology. However, in that space some problems are common: reading proposals that come mostly from the Portuguese Language Didactic Book (LDLP), students who do not read for self-interest, who make superficial readings when they are required, reading processes that end up generating An often passive subject who only extracts ready information from the texts read. In view of this scenario, the objective was to analyze the reading practices in LP classes in 01 (one) public school class - noting if the didactic strategies used to perform such practices favor or not, the attribution of other meanings, other meanings to These readings and also present a proposal for activities that complement possible strategies that do not take into account the heterogeneity, the multiplicity of meanings that a text can present. The research had as theoretical support the Discourse Analysis of French line and was based on the theoretical contributions of Pêcheux (1977) and Orlandi (2001). Also, in the studies of Solé (1998), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2000/2014) Pereira (2011) and others. As a methodological contribution to the qualitative research of bibliographical, documentary and participant observation, with two groups of the 8th grade from a public school in Araruna / PB. The results point to the following findings: the reading proposals, observed in LP classes, also presented a single meaning, silencing other possible meanings; The LDLP, the main didactic resource available to the teacher (a) contributed to the effectiveness of this process of homogenization of the senses. And the didactic alternatives proposed in this research contributed, in some moments, so that the student subject could perceive other possibilities of the constitution of senses and subjects, that goes beyond the simple capture of ready ideas.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASLins, Juarez Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722Bonifácio, Carla Alecsandra de Melohttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714Silva Junior, Leônidas José dahttp://lattes.cnpq.br/3968129915385876Gualberto, Jairo José da Silva2018-06-06T15:18:08Z2016-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGualberto, Jairo José da Silva. O ensino da leitura no ensino fundamental II, na perspectiva discursiva: a busca de "outros" sentidos para propostas de leitura do livro didático de língua portuguesa. 2016. 162f. 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