Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carmem Lúcia Figueirêdo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2648
Resumo: Com o advento da Internet e o uso das tecnologias digitais surge na atual sociedade um novo contexto para o ensino.Neste sentido, considera-se que os professores precisam se preparar para a nova realidade e planejarem formas de usar as novas tecnologias em sala de aula. Portanto, o presente estudo tem como objetivo investigar que contribuições o gênero digital Blog pode oferecer para melhorar a produção textual dos alunos do Ensino Fundamental I, no uso da escrita como forma de interação e socialização. Esta pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, constituiu-se em um estudo de caso, bem como em pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano da Escola Municipal Lafayete Cavalcante em Campina Grande/PB. Para a coleta de dados foram utilizados alguns procedimentos como: exame do Projeto Pedagógico da Escola; estudo do planejamento bimestral referente à disciplina de Língua Portuguesa; observação direta, diário de campo, gravação em video das aulas; aplicação de questionários aos alunos, e atividade diagnóstica para analisar o nível de escrita dos alunos. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, fez-se uso das teorias dos Gêneros Digitais apresentadas por Marcuschi (2004), dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa como referência oficial básica para o ensino fundamental I (1997), bem como detivemo-nos em autores que abordam as novas orientações curriculares no que se refere à inserção das tecnologias digitais no contexto do ensino de Língua Portuguesa e suas implicações nas práticas de leitura e escrita dos alunos, a exemplo de Sácristan (2000), Barreto (2002), Moreira (2007), Komesu (2004), Braga (2004), Xavier (2004) e Pereira (2005). Concluiu-se com este estudo, realizado em estreita participação entre os atores envolvidos, que o Blog enquanto gênero digital, contribui para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes era proposto e ainda conforme seu interesse e desejo de expressar-se, em um espaço de ampliação de conhecimentos e interação, promovendo assim, mudança social no ambiente de ensino analisado.
id UEPB_35468eb70b8452a79c46f8cd5a81182a
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2648
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PBTecnologia educacional. Linguagem. Produção textual. Blog educacionalCIENCIAS SOCIAIS APLICADASCom o advento da Internet e o uso das tecnologias digitais surge na atual sociedade um novo contexto para o ensino.Neste sentido, considera-se que os professores precisam se preparar para a nova realidade e planejarem formas de usar as novas tecnologias em sala de aula. Portanto, o presente estudo tem como objetivo investigar que contribuições o gênero digital Blog pode oferecer para melhorar a produção textual dos alunos do Ensino Fundamental I, no uso da escrita como forma de interação e socialização. Esta pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, constituiu-se em um estudo de caso, bem como em pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano da Escola Municipal Lafayete Cavalcante em Campina Grande/PB. Para a coleta de dados foram utilizados alguns procedimentos como: exame do Projeto Pedagógico da Escola; estudo do planejamento bimestral referente à disciplina de Língua Portuguesa; observação direta, diário de campo, gravação em video das aulas; aplicação de questionários aos alunos, e atividade diagnóstica para analisar o nível de escrita dos alunos. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, fez-se uso das teorias dos Gêneros Digitais apresentadas por Marcuschi (2004), dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa como referência oficial básica para o ensino fundamental I (1997), bem como detivemo-nos em autores que abordam as novas orientações curriculares no que se refere à inserção das tecnologias digitais no contexto do ensino de Língua Portuguesa e suas implicações nas práticas de leitura e escrita dos alunos, a exemplo de Sácristan (2000), Barreto (2002), Moreira (2007), Komesu (2004), Braga (2004), Xavier (2004) e Pereira (2005). Concluiu-se com este estudo, realizado em estreita participação entre os atores envolvidos, que o Blog enquanto gênero digital, contribui para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes era proposto e ainda conforme seu interesse e desejo de expressar-se, em um espaço de ampliação de conhecimentos e interação, promovendo assim, mudança social no ambiente de ensino analisado.With the advent of the Internet and the use of digital technologies in contemporary society emerges a new context for the theaching. In this sense, it is considered that teachers need to prepare for the new reality and plan ways to use the new technologies in the classroom. Therefore, the present study aims to investigate what contributions the digital gender Blog can offer to improve the textual production of students in elementary school, in the use of writing as a form of interaction and socialization.This qualitative research and descriptive and exploratory approach consisted in a case study as well as empirical basis of action research, and had as target population students of the 4th year of the Municipal School Lafayete Cavalcante in Campina Grande / PB. For data collection were used some procedures such as: Survey of School Education Programme; Study bimonthly planning regarding the discipline of Portuguese; direct observation, field diary, recording video classes; questionnaires to students, and diagnostic activity to analyze the level of students' writing. As the underlying theoretical contribution to the study, there was use of the theories of Digital Genres presented by Marcuschi (2004), the Curriculum Standards of Portuguese as basic official reference for elementary school (1997), and we stopped on authors addressing the new curriculum guidelines with regard to the integration of digital technologies in the context of the Portuguese language teaching and its implications for reading and writing practices of the students, like Sacristan (2000), Barreto (2002), Moreira (2007 ) Komesu (2004), Braga (2004), Xavier (2004) and Pereira (2005). The conclusion of this study, carried out in close participation among stakeholders, the Blog as digital genre, helps to improve the writer ability of students, motivating them to produce more elaborate form of texts and consistent with what was proposed to them and even as their interest and desire to express themselves in an area of expansion of knowledge and interaction, thus promoting social change in the analyzed learning environment.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCosta, Antonio Roberto Faustino daPereira, Carmem Lúcia Figueirêdo2016-11-07T19:21:51Z2015-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPereira, Carmem Lúcia Figueirêdo. Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do Ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB. 2015. 114f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-11-08T04:05:39Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-11-08T04:05:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB
title Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB
spellingShingle Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB
Pereira, Carmem Lúcia Figueirêdo
Tecnologia educacional. Linguagem. Produção textual. Blog educacional
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB
title_full Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB
title_fullStr Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB
title_full_unstemmed Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB
title_sort Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB
author Pereira, Carmem Lúcia Figueirêdo
author_facet Pereira, Carmem Lúcia Figueirêdo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Antonio Roberto Faustino da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carmem Lúcia Figueirêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional. Linguagem. Produção textual. Blog educacional
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Tecnologia educacional. Linguagem. Produção textual. Blog educacional
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Com o advento da Internet e o uso das tecnologias digitais surge na atual sociedade um novo contexto para o ensino.Neste sentido, considera-se que os professores precisam se preparar para a nova realidade e planejarem formas de usar as novas tecnologias em sala de aula. Portanto, o presente estudo tem como objetivo investigar que contribuições o gênero digital Blog pode oferecer para melhorar a produção textual dos alunos do Ensino Fundamental I, no uso da escrita como forma de interação e socialização. Esta pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, constituiu-se em um estudo de caso, bem como em pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano da Escola Municipal Lafayete Cavalcante em Campina Grande/PB. Para a coleta de dados foram utilizados alguns procedimentos como: exame do Projeto Pedagógico da Escola; estudo do planejamento bimestral referente à disciplina de Língua Portuguesa; observação direta, diário de campo, gravação em video das aulas; aplicação de questionários aos alunos, e atividade diagnóstica para analisar o nível de escrita dos alunos. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, fez-se uso das teorias dos Gêneros Digitais apresentadas por Marcuschi (2004), dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa como referência oficial básica para o ensino fundamental I (1997), bem como detivemo-nos em autores que abordam as novas orientações curriculares no que se refere à inserção das tecnologias digitais no contexto do ensino de Língua Portuguesa e suas implicações nas práticas de leitura e escrita dos alunos, a exemplo de Sácristan (2000), Barreto (2002), Moreira (2007), Komesu (2004), Braga (2004), Xavier (2004) e Pereira (2005). Concluiu-se com este estudo, realizado em estreita participação entre os atores envolvidos, que o Blog enquanto gênero digital, contribui para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes era proposto e ainda conforme seu interesse e desejo de expressar-se, em um espaço de ampliação de conhecimentos e interação, promovendo assim, mudança social no ambiente de ensino analisado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-29
2016-11-07T19:21:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pereira, Carmem Lúcia Figueirêdo. Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do Ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB. 2015. 114f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2648
identifier_str_mv Pereira, Carmem Lúcia Figueirêdo. Importância do blog educacional na produção textual dos alunos do Ensino fundamental I da rede pública municipal de Campina Grande - PB. 2015. 114f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709215285379072