Compondo Quadrinhos: atividades de leitura e escrita na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3818 |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia, a sociedade vem passando por significativas transformações e junto com elas surge uma infinidade de novos gêneros textuais/discursivos como forma de materializar a linguagem. Inteirar-se das diversas formas de se comunicar, significa estar inserido no mundo. Sendo assim, é de fundamental importância que a escola trabalhe de forma efetiva a linguagem, procurando dividir as atividades de metalinguagem gramatical com aquelas voltadas para a leitura e produção dos mais variados gêneros textuais/discursivos. Assim, considerando a linguagem sob o paradigma sociointeracional, o objetivo central de nossa pesquisa foi despertar um maior interesse nos educandos para a leitura e para a escrita. Para atingir esse objetivo central traçou-se, nessa pesquisa, os seguintes objetivos específicos: apresentar uma proposta de leitura e de escrita das histórias em quadrinhos; fazer um recorte na temática da consciência negra para trabalhar elementos relativos à constituição da participação cidadã e à equidade racial; compreender o discurso dos discentes, materializados nas respostas dadas aos questionários, como também na produção final, sugerida na proposta de intervenção; por fim, instrumentalizar os sujeitos para a produção de uma história em quadrinhos, que enfatize situações de superação do racismo por parte das vítimas. A escolha desse gênero se deu em virtude de apresentar uma linguagem simples e direta; por estruturar-se em narrativas curtas, que permitem a leitura de uma história inteira em um curto período de tempo, possibilitando maior dinamismo às atividades em sala de aula; proporcionar diversidade temática, além de apresentar forte constituição visual, o que facilita no estímulo à leitura. Esses elementos foram bastante relevantes, uma vez que os adolescentes apresentavam dificuldade de concentração; por dispor-se, exclusivamente, do tempo de sala de aula para realização de todas as atividades sugeridas; o gênero textual/discursivo apresentar a possiblidade de diversidade temática, além da aceitação das histórias em quadrinhos entre os sujeitos envolvidos na proposta de intervenção. Como aporte teórico, discorreu-se, de acordo com Koch e Elias (2007), sobre as concepções de linguagem. Sob a ótica de Solé (1998), destacaram-se as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais/discursivos. Com base em Marcuschi (2005), apresentaram-se as diferenças entre tipo e gênero textual, além de intertextualidade inter-gênero. Expôs-se ademais o quadro do ensino de produção textual, de acordo com o que afirma Marcuschi (2018). No tocante aos aspectos metodológicos, utilizaram-se as sequências didáticas, propostas por Dolz e Schneuwly (2011), para sistematizar as etapas de aplicação. Com base em Mendonça (2005), conceituaram-se charge, cartum, tirinhas e histórias em quadrinhos, gêneros presentes no hiper-gênero quadrinhos. Sob a ótica de Ramos (2014), elencaram-se elementos relacionados aos aspectos que compõem o gênero textual/discursivo história em quadrinhos, tais como o formato dos balões, as onomatopeias, a movimentação das personagens, o tempo, o espaço, as cores, a linguagem e as formas de apresentação dos quadrinhos, fatores que foram importantes na presente pesquisa para a construção e a análise da produção final. Por fim, para a análise da produção dos alunos, utilizaram-se as proposições teóricas de Bakhtin (2004), concernentes à forma composicional, conteúdo e estilo que integram o gênero textual/discursivo. Pode-se afirmar que a sequência didática apresentou resultados significativos, uma vez que os alunos despertaram o interesse pela leitura das HQs (histórias em quadrinhos), além de produzi-las de forma satisfatória, no que concerne aos aspectos de forma composicional, conteúdo e estilo. |
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Para atingir esse objetivo central traçou-se, nessa pesquisa, os seguintes objetivos específicos: apresentar uma proposta de leitura e de escrita das histórias em quadrinhos; fazer um recorte na temática da consciência negra para trabalhar elementos relativos à constituição da participação cidadã e à equidade racial; compreender o discurso dos discentes, materializados nas respostas dadas aos questionários, como também na produção final, sugerida na proposta de intervenção; por fim, instrumentalizar os sujeitos para a produção de uma história em quadrinhos, que enfatize situações de superação do racismo por parte das vítimas. A escolha desse gênero se deu em virtude de apresentar uma linguagem simples e direta; por estruturar-se em narrativas curtas, que permitem a leitura de uma história inteira em um curto período de tempo, possibilitando maior dinamismo às atividades em sala de aula; proporcionar diversidade temática, além de apresentar forte constituição visual, o que facilita no estímulo à leitura. Esses elementos foram bastante relevantes, uma vez que os adolescentes apresentavam dificuldade de concentração; por dispor-se, exclusivamente, do tempo de sala de aula para realização de todas as atividades sugeridas; o gênero textual/discursivo apresentar a possiblidade de diversidade temática, além da aceitação das histórias em quadrinhos entre os sujeitos envolvidos na proposta de intervenção. Como aporte teórico, discorreu-se, de acordo com Koch e Elias (2007), sobre as concepções de linguagem. Sob a ótica de Solé (1998), destacaram-se as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais/discursivos. Com base em Marcuschi (2005), apresentaram-se as diferenças entre tipo e gênero textual, além de intertextualidade inter-gênero. Expôs-se ademais o quadro do ensino de produção textual, de acordo com o que afirma Marcuschi (2018). No tocante aos aspectos metodológicos, utilizaram-se as sequências didáticas, propostas por Dolz e Schneuwly (2011), para sistematizar as etapas de aplicação. Com base em Mendonça (2005), conceituaram-se charge, cartum, tirinhas e histórias em quadrinhos, gêneros presentes no hiper-gênero quadrinhos. Sob a ótica de Ramos (2014), elencaram-se elementos relacionados aos aspectos que compõem o gênero textual/discursivo história em quadrinhos, tais como o formato dos balões, as onomatopeias, a movimentação das personagens, o tempo, o espaço, as cores, a linguagem e as formas de apresentação dos quadrinhos, fatores que foram importantes na presente pesquisa para a construção e a análise da produção final. Por fim, para a análise da produção dos alunos, utilizaram-se as proposições teóricas de Bakhtin (2004), concernentes à forma composicional, conteúdo e estilo que integram o gênero textual/discursivo. Pode-se afirmar que a sequência didática apresentou resultados significativos, uma vez que os alunos despertaram o interesse pela leitura das HQs (histórias em quadrinhos), além de produzi-las de forma satisfatória, no que concerne aos aspectos de forma composicional, conteúdo e estilo.With the advancement of technology, society has been through significant transformations and along with them an infinity of new textual / discursive genres has emerged as a way of materializing language. In order to be updated with different ways of communicating, it is necessary to be inserted in the world. Therefore, it is of the upmost importance that school must work effectively with language, seeking to divide the activities of grammatical metalanguage with those aimed at reading and producing the most varied textual / discursive genres. Thus, taking into consideration language under the socio-interactional paradigm, the main goal of our research was to arouse a greater interest in students about reading and writing. In order to achieve this central objective, these following specific objectives were outlined in this research: to present a suggestion for reading and writing comic books; to make a cutout on the theme of black conscience to work on elements related to the constitution of citizen participation and racial equity; to comprehend the discourse of the students, materialized in the answers given through surveys, as well as in the final work, suggested in the intervention proposal; and finally, to instrumentalize the subjects for the production of a comic book, which emphasizes situations of overcoming racism on the part of the victims. Our choice of this genre was due to its simple and direct language; as it is structured in short narratives, which permits reading of an entire story in a short period of time, allowing greater dynamism to activities in classroom; providing thematic diversity, in addition to presenting a strong visual composition, which facilitates the encouragement of reading. These elements were rather relevant, since adolescents demonstrated difficulty with concentrating; for having, exclusively, classroom time to carry out all the suggested activities; the textual / discursive genre presents the possibility of thematic diversity, in addition to the acceptance of comic books among the subjects involved in the intervention proposal. As a theoretical contribution, according to Koch and Elias (2007), language concepts were discussed. From the perspective of Solé (1998), the ways of apprehending meanings for texts within the scope of textual / discursive genres were highlighted. Based on Marcuschi (2005), the differences between type and textual genre were presented, as well as inter-gender intertextuality. Furthermore, teaching of textual production was exposed, according to what Marcuschi (2018) affirms. Regarding methodological aspects, the didactic sequences, proposed by Dolz and Schneuwly (2011), were used to systematize the application steps. Based on Mendonça (2005), charge, cartoon, comic strips and comics were conceptualized, genres present in the hyper-genre comics. From the perspective of Ramos (2014), elements related to the aspects which build up the textual / discursive comic book genre are listed, such as the shape of balloons, onomatopoeias, movement of characters, time, space, colors, language and ways of presentation of the comics, factors that were important in this current research for the construction and analysis of the final production. Finally, for the analysis of the students' production, Bakhtin's theoretical propositions (2004) were used, concerning the compositional form, content and style that integrate the textual/discursive genre. It can be said that the didactic sequence presented significant results, since students aroused the interest in reading comic books (comics), in addition to producing them satisfactorily, with regards to aspects of compositional form, content and style.CapesUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCATANDUBA, Edilma de Lucena55448739415http://lattes.cnpq.br/0090826789391244CATANDUBA, Edilma de Lucena55448739415http://lattes.cnpq.br/0090826789391244CARVALHO, Eneida Oliveira Dornellas de56945280420http://lattes.cnpq.br/2855891191829886SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de Andrade69114811472http://lattes.cnpq.br/7511004575120088JUNIOR, Edito Romão da Silva2021-11-16T16:53:57Z2999-12-312020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJUNIOR, Edito Romão da Silva. Compondo Quadrinhos: atividades de leitura e escrita na escola. 2020. 139 p. 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