Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irigoite, Josa Coelho da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158419
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.
id UFSC_e11091aac8344dfbf52359f013a6ab2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158419
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaIrigoite, Josa Coelho da SilvaCerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth2016-01-15T14:51:15Z2016-01-15T14:51:15Z2015336825https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158419Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.Esta tese teve como tema o acontecimento aula de Português tomada como encontro entre a outra palavra e a palavra outra (com base em PONZIO, 2010b) ?, no que diz respeito à formação dos alunos como leitores e produtores de textos-enunciado. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: Tendo como foco as formas de organizar o ensino e a aprendizagem da leitura e da produção textual escrita em gêneros do discurso diversos em aulas de Português socioeconômica e histórico-culturalmente situadas, que implicações é possível depreender entre a) configuração organizacional das ações administrativas no âmbito da instituição escolar e configuração dos eventos e das práticas de letramento no âmbito das turmas campo de estudo; b) efeito de território; e c) práticas de letramento dos alunos participantes dessas mesmas aulas de Português? Quanto ao objetivo, trata-se de um estudo que se organiza para compreender implicações entre o conteúdo das três alíneas constitutivas da questão de pesquisa, em se tratando da conformação do acontecimento aula de Português concebida como encontro. O aporte teórico é o simpósio conceitual proposto em Cerutti-Rizzatti, Mossmann e Irigoite (2013; 2015), que se delineia a partir do ideário vigotskiano ? no campo da psicologia da linguagem ?, do Círculo de Bakhtin ? no campo da filosofia da linguagem ? e dos estudos do letramento ? no campo da antropologia da linguagem. A tipificação da pesquisa constituiu um estudo de caso de tipo etnográfico, com abordagem qualitativa, cuja geração de dados partiu de inserção em duas escolas públicas do município de São José: Escola 1 ? mesmo campo de estudo de Irigoite (2011) ? e Escola 2. O processo de geração de dados incluiu vivências de, aproximadamente, dois anos nas duas escolas; período no qual foram aplicados os seguintes instrumentos de geração de dados: entrevistas, pesquisa documental, observações participantes das aulas de Português em uma turma de oitava série em cada instituição, com geração de notas de campo, além de rodas de conversa. A partir dos dados gerados, infere-se haver duas culturas escolares no campo de estudo, em relações ecológicas, as quais são nomeadas como cultura da (in)quietude na Escola 1 ? em que parece haver uma postura de ?desistência? por parte dos sujeitos ali imersos ? e cultura da (re)afirmação na Escola 2 ? em que parecem implicadas questões de adaptação social. Com base nos resultados, compreende-se que o acontecimento aula de Português deriva de um conjunto de elementos, ecologicamente colocados, interpretados sob um ponto de vista tripartite:a instituição escolar, na sua gestão interna, nas relações com a gestão mantenedora; a instituição escolar, na sua gestão interna, nas relações com os professores; esses professores no encontro com os alunos, lócus que reverbera tal ecologia em uma segunda esfera, a familiar. Assim, defende-se a tese de que o acontecimento aula de Português como encontro implica relações ecológicas no âmbito das duas culturas escolares coexistentes nessas mesmas relações: a (in)quietude e a (re)afirmação, reiteradas/retroalimentadas, respectivamente, nas/pelas três dimensões da arquitetônica tripartite de cada cultura, referendadas ambas pelo outro nos encontros ? ou na ausência de tais encontros ? dos sujeitos imersos na ecologia maior em estudo.<br>Abstract : This thesis has as its theme the event Portuguese class taken as the encounter between the other word and the word of the other (based on PONZIO, 2010b), as it pertains to the education of the students as readers and producers of text-utterances. The research question that guides this study is: Having as the focus the ways in which to organize the teaching and learning of reading and written text production in diverse discourse genres in Portuguese classes with a socioeconomic and historical-cultural background, what implications can we draw from a) the organizational setting of the administrative actions in the scope of the educational institution and the setting of the events and literacy practices in the scope of the study field groups; b) territory effect; and c) literacy practices of the students that participated in these Portuguese classes? As for the objective, this is a study that is organized in order to understand the implications among the content of the three parts of the research question as to the conformity of the event Portuguese class understood as an encounter. The theoretical basis is the conceptual symposium proposed in Cerutti-Rizzatti, Mossmann e Irigoite (2013; 2015), that draws from the Vigotskian ideology in the field of psychology of language, from the Bakhtin Circle in the field of philosophy of language, and from studies in literacy in the field of anthropology of language. The typification of the research constituted an ethnographic case study, with a qualitative approach. The data gathering came from the insertion in two schools in the public system of the city of São José: School 1 ? same field of study as Irigoite (2011) and School 2. The process of gathering data included in person experience for around two years in the schools; during which period the following data gathering tools were applied: interviews, documentary research, observations participating in the Portuguese classes in a group of students in the eighth grade in each of the institutions, with field notes besides rounds of conversation. From the data gathered, we infer that there are two school cultures in the field of study, in ecological relations, which are, namely, culture of (un)ease in School 1 ? moved by a ?giving up? on the part of the subjects immersed there ? and culture of (re)affirmation in School 2 ? moved by proposals of social adaptation. Based on the results, we understand that the event Portuguese class is derived from a set of elements, ecologically placed, interpreted under a tripartite point of view: the institution of the school, in its internal management, in the relationship with the supporting institutions; the institution of the school, in its internalmanagement, in its relationship with the teachers; these teachers in the encounter with the students, where such ecology reverberates in a second sphere, the family. Thus, we defend the thesis that the event Portuguese class as encounter implies ecological relations in the scope of the two school cultures coexistent in these same relationships: the (un)ease and the (re)affirmation, reiterated/feedbacked.[519] p.| il., tabs.porLinguísticaLingua portuguesaEstudo e ensinoEscritaLeituraGêneros textuaisLetramentoAula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL336825.pdfapplication/pdf9148672https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158419/1/336825.pdf70d5b0a842a13b90aa7b06cedf83083eMD51123456789/1584192016-03-07 16:01:27.453oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158419Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar
title Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar
spellingShingle Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar
Irigoite, Josa Coelho da Silva
Linguística
Lingua portuguesa
Estudo e ensino
Escrita
Leitura
Gêneros textuais
Letramento
title_short Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar
title_full Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar
title_fullStr Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar
title_full_unstemmed Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar
title_sort Aula de português como encontro entre a outra palavra e a palavra outra: um estudo sobre a ecologia da apropriação da escrita na esfera escolar
author Irigoite, Josa Coelho da Silva
author_facet Irigoite, Josa Coelho da Silva
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Irigoite, Josa Coelho da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
contributor_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Linguística
Lingua portuguesa
Estudo e ensino
Escrita
Leitura
Gêneros textuais
Letramento
topic Linguística
Lingua portuguesa
Estudo e ensino
Escrita
Leitura
Gêneros textuais
Letramento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-15T14:51:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-15T14:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158419
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 336825
identifier_str_mv 336825
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [519] p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158419/1/336825.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70d5b0a842a13b90aa7b06cedf83083e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805393827168256