A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ericles Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5074
Resumo: Este estudo aborda para além da compreensão da importância e da proposição de estudos e pesquisas voltados para a ampliação da formação leitora do aluno, considerando-a como um instrumento formativo. A leitura deve ser vista não apenas como um fenômeno cognitivo, mas também como uma prática social, um espaço de encontros e diálogos. Sua dimensão no processo educativo vai além da decifração ou decodificação da escrita, pois envolve atribuir sentido ao que foi lido, permitindo ao leitor se reconhecer e se inserir na sociedade por meio dessa estreita relação com a linguagem. Partindo dessa premissa, a pesquisa buscou responder à problemática: como compreender e promover a formação leitora de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando o diário de leituras, por meio do estudo dos gêneros textuais/literários étnico-raciais? O estudo A produção do diário de leituras nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico-raciais consiste em uma proposta de intervenção didático-pedagógica. Seu objetivo geral foi compreender como a abordagem dos gêneros textuais/literários, no ensino da leitura, pode impulsionar e promover a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, município do Estado de Pernambuco. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa-ação com pesquisa de intervenção pedagógica, visando produzir conhecimento educacional sobre o objeto em questão (Damiani, 2013). Para a análise dos dados, fizemos uso da combinação da análise temática (Minayo, 2004) e da análise de conversação (Marcuschi, 2000). O referencial teórico que embasa as discussões inclui autores como Bakhtin (2011), Koch (2022), Machado (2005), Marcuschi (2008), Vygotski (2007) e outros. Os avanços observados são significativos, refletindo uma maior apreciação pelos gêneros textuais/literários étnico-raciais. No entanto, a limitação do tamanho dos textos e a dificuldade em discorrer sobre a proposta nos Diários de Leitura dos estudantes merecem atenção e reflexão. Por fim, através dos resultados obtidos, acreditamos que esta pesquisa promoveu um envolvimento dos estudantes com a leitura, como um processo de interação e experiência, favorecendo um letramento voltado para a cidadania, a inclusão, a criticidade e a formação leitora integral.
id UEPB_3c2665f9d819590401d6056517a152ce
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5074
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciaisFormação leitoraLeituraGêneros textuais/literários étnico-raciaisEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste estudo aborda para além da compreensão da importância e da proposição de estudos e pesquisas voltados para a ampliação da formação leitora do aluno, considerando-a como um instrumento formativo. A leitura deve ser vista não apenas como um fenômeno cognitivo, mas também como uma prática social, um espaço de encontros e diálogos. Sua dimensão no processo educativo vai além da decifração ou decodificação da escrita, pois envolve atribuir sentido ao que foi lido, permitindo ao leitor se reconhecer e se inserir na sociedade por meio dessa estreita relação com a linguagem. Partindo dessa premissa, a pesquisa buscou responder à problemática: como compreender e promover a formação leitora de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando o diário de leituras, por meio do estudo dos gêneros textuais/literários étnico-raciais? O estudo A produção do diário de leituras nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico-raciais consiste em uma proposta de intervenção didático-pedagógica. Seu objetivo geral foi compreender como a abordagem dos gêneros textuais/literários, no ensino da leitura, pode impulsionar e promover a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, município do Estado de Pernambuco. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa-ação com pesquisa de intervenção pedagógica, visando produzir conhecimento educacional sobre o objeto em questão (Damiani, 2013). Para a análise dos dados, fizemos uso da combinação da análise temática (Minayo, 2004) e da análise de conversação (Marcuschi, 2000). O referencial teórico que embasa as discussões inclui autores como Bakhtin (2011), Koch (2022), Machado (2005), Marcuschi (2008), Vygotski (2007) e outros. Os avanços observados são significativos, refletindo uma maior apreciação pelos gêneros textuais/literários étnico-raciais. No entanto, a limitação do tamanho dos textos e a dificuldade em discorrer sobre a proposta nos Diários de Leitura dos estudantes merecem atenção e reflexão. Por fim, através dos resultados obtidos, acreditamos que esta pesquisa promoveu um envolvimento dos estudantes com a leitura, como um processo de interação e experiência, favorecendo um letramento voltado para a cidadania, a inclusão, a criticidade e a formação leitora integral.This study goes beyond understanding the importance and proposition of studies and research aimed at expanding students' reading skills, considering it as a formative tool. Reading should be seen not only as a cognitive phenomenon but also as a social practice, a space for encounters and dialogues. Its role in the educational process goes beyond deciphering or decoding writing, as it involves attributing meaning to what has been read, allowing the reader to recognize themselves and integrate into society through this close relationship with language. Based on this premise, the research sought to answer the question: how to understand and promote the reading development of 9th-grade elementary school students using a reading journal through the study of ethnic-racial textual/literary genres? The study "The production of a reading journal in the final years of elementary school from ethnic-racial textual/literary genres" consists of a didactic-pedagogical intervention proposal. Its general objective was to understand how the approach to textual/literary genres in teaching reading can drive and promote the learning of students in the final years of elementary school. This research was conducted in a public school in the municipal education network of Santa Cruz do Capibaribe, a municipality in the state of Pernambuco. Methodologically, a qualitative approach was adopted, combining action research with pedagogical intervention research, aiming to produce educational knowledge about the object in question (Damiani, 2013). For data analysis, we used a combination of thematic analysis (Minayo, 2004) and conversation analysis (Marcuschi, 2000). The theoretical framework that underpins the discussions includes authors such as Bakhtin (2011), Koch (2022), Machado (2005), Marcuschi (2008), Vygotsky (2007), and others. The observed advances are significant, reflecting a greater appreciation for ethnic-racial textual/literary genres. However, the limitation of text length and the difficulty in discussing the proposal in the students' reading journals deserve attention and reflection. Finally, through the obtained results, we believe that this research promoted student engagement with reading as a process of interaction and experience, fostering literacy aimed at citizenship, inclusion, critical thinking, and comprehensive reading development.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPGonçalves, Fabíola Mônica da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6605154818579119Nóbrega, Marcelo Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/8438556222953242Ferreira, Sandra Patrícia Ataídehttp://lattes.cnpq.br/9445170519526710Alves, Ericles Souza2024-09-16T10:50:24Z2024-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, E. S. A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5074porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-09-16T10:50:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5074Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-09-16T10:50:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
title A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
spellingShingle A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
Alves, Ericles Souza
Formação leitora
Leitura
Gêneros textuais/literários étnico-raciais
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
title_full A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
title_fullStr A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
title_full_unstemmed A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
title_sort A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais
author Alves, Ericles Souza
author_facet Alves, Ericles Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fabíola Mônica da Silva
http://lattes.cnpq.br/6605154818579119
Nóbrega, Marcelo Vieira da
http://lattes.cnpq.br/8438556222953242
Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde
http://lattes.cnpq.br/9445170519526710
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ericles Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação leitora
Leitura
Gêneros textuais/literários étnico-raciais
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Formação leitora
Leitura
Gêneros textuais/literários étnico-raciais
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este estudo aborda para além da compreensão da importância e da proposição de estudos e pesquisas voltados para a ampliação da formação leitora do aluno, considerando-a como um instrumento formativo. A leitura deve ser vista não apenas como um fenômeno cognitivo, mas também como uma prática social, um espaço de encontros e diálogos. Sua dimensão no processo educativo vai além da decifração ou decodificação da escrita, pois envolve atribuir sentido ao que foi lido, permitindo ao leitor se reconhecer e se inserir na sociedade por meio dessa estreita relação com a linguagem. Partindo dessa premissa, a pesquisa buscou responder à problemática: como compreender e promover a formação leitora de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando o diário de leituras, por meio do estudo dos gêneros textuais/literários étnico-raciais? O estudo A produção do diário de leituras nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico-raciais consiste em uma proposta de intervenção didático-pedagógica. Seu objetivo geral foi compreender como a abordagem dos gêneros textuais/literários, no ensino da leitura, pode impulsionar e promover a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, município do Estado de Pernambuco. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa-ação com pesquisa de intervenção pedagógica, visando produzir conhecimento educacional sobre o objeto em questão (Damiani, 2013). Para a análise dos dados, fizemos uso da combinação da análise temática (Minayo, 2004) e da análise de conversação (Marcuschi, 2000). O referencial teórico que embasa as discussões inclui autores como Bakhtin (2011), Koch (2022), Machado (2005), Marcuschi (2008), Vygotski (2007) e outros. Os avanços observados são significativos, refletindo uma maior apreciação pelos gêneros textuais/literários étnico-raciais. No entanto, a limitação do tamanho dos textos e a dificuldade em discorrer sobre a proposta nos Diários de Leitura dos estudantes merecem atenção e reflexão. Por fim, através dos resultados obtidos, acreditamos que esta pesquisa promoveu um envolvimento dos estudantes com a leitura, como um processo de interação e experiência, favorecendo um letramento voltado para a cidadania, a inclusão, a criticidade e a formação leitora integral.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-16T10:50:24Z
2024-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, E. S. A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5074
identifier_str_mv ALVES, E. S. A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico raciais. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813194918789120