Comunicação e resolução de problemas utilizando o modelo Van Hiele para a exploração geométrica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Gilmara Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2381
Resumo: A presente pesquisa analisa limites e possibilidades a partir da resolução de problemas que levam em consideração o Nível de compreensão segundo o Modelo van Hiele. Dessa forma, queremos saber como os alunos se comunicam quando desenvolvem atividades com resolução de problemas geométricos, na perspectiva do referido Modelo. O público alvo para desenvolvimento da pesquisa foi uma turma do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Cabaceiras - PB. O quadro teórico enfatiza a Resolução de Problemas, a relevância do ensino e aprendizagem da Geometria, o Modelo van Hiele, o uso de Materiais Manipuláveis e aspectos da interação social tendo em vista, particularmente, a comunicação oral e escrita dos alunos. Essa pesquisa desenvolvida em conjunto com a proposta do Programa Observatório de Educação/CAPES, do qual fazemos parte, aconteceu em três etapas - com a turma toda trabalhando em Díades; com a turma toda trabalhando individualmente e; com as Díades selecionadas a partir do seu desenvolvimento nos testes van Hiele. Esse estudo é de natureza qualitativa, aconteceu a partir do desenvolvimento da turma em atividades selecionadas que, posteriormente, resultou em três estudos de caso nos quais se analisa o respectivo desenvolvimento na resolução dos problemas subsidiados com o uso do Tangram, bem como o modo como as Díades interagem e se comunicam. Os dados foram recolhidos por meio da observação participante, áudio-gravações e registros da comunicação oral e escrita das Díades. Algumas das principais referências que utilizamos como sustentação teórica foram Boavida et al (2008), Nasser e Sant’anna (2010), Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Van de Walle (2009), Fonseca (2009), Carvalho (2009), entre outros. Os resultados analisados apontam para a fragilidade que há no conhecimento de Geometria por parte dos alunos que concluem o Ensino Médio, refletindo em limitações ao resolver problemas. Além disso, revela as potencialidades que há no trabalho desenvolvido a partir da interação social, suscitando em uma comunicação progressiva que leva os alunos a refletirem por meio do desenvolvimento específico na resolução dos problemas.
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O quadro teórico enfatiza a Resolução de Problemas, a relevância do ensino e aprendizagem da Geometria, o Modelo van Hiele, o uso de Materiais Manipuláveis e aspectos da interação social tendo em vista, particularmente, a comunicação oral e escrita dos alunos. Essa pesquisa desenvolvida em conjunto com a proposta do Programa Observatório de Educação/CAPES, do qual fazemos parte, aconteceu em três etapas - com a turma toda trabalhando em Díades; com a turma toda trabalhando individualmente e; com as Díades selecionadas a partir do seu desenvolvimento nos testes van Hiele. Esse estudo é de natureza qualitativa, aconteceu a partir do desenvolvimento da turma em atividades selecionadas que, posteriormente, resultou em três estudos de caso nos quais se analisa o respectivo desenvolvimento na resolução dos problemas subsidiados com o uso do Tangram, bem como o modo como as Díades interagem e se comunicam. Os dados foram recolhidos por meio da observação participante, áudio-gravações e registros da comunicação oral e escrita das Díades. Algumas das principais referências que utilizamos como sustentação teórica foram Boavida et al (2008), Nasser e Sant’anna (2010), Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Van de Walle (2009), Fonseca (2009), Carvalho (2009), entre outros. Os resultados analisados apontam para a fragilidade que há no conhecimento de Geometria por parte dos alunos que concluem o Ensino Médio, refletindo em limitações ao resolver problemas. Além disso, revela as potencialidades que há no trabalho desenvolvido a partir da interação social, suscitando em uma comunicação progressiva que leva os alunos a refletirem por meio do desenvolvimento específico na resolução dos problemas.This research analyzes limits and possibilities from problems solving that consider the level of comprehension of van Hiele Model. Therefore, we want to know how students communicate with each other when they develop activities with geometric problems solving in the referred Model perspective. The target audience for the research development was a third year class of high school from a public school in Cabaceiras city – PB. The theoretical framework emphasizes the Problem Solving, the Geometric teaching and learning relevance, van Hiele Model, the use of manipulable materials and the aspects of social interaction taking into consideration particularly the written and oral students’ communication. This research, developed together with the Program Observatório de Educação/CAPES proposal, from which we are part of, happenned in three steps – with all the class working on Duo; with all the class working individually and; with the Duo selected from its development on van Hiele tests. Such study is of qualitative nature, it happened from the class development on selected activities that after it resulted in three case studies where it is analyzed the respective development on problems solving subsidized by the use of Tangram and the manner in which the double interact and communicate. The data were collected by participant observation, audiorecordings and recordings of oral and written communication from the Duo. Some of the main references used as theoretical support were Boavida et al (2008), Nasser and Sant'Anna (2010), Rego, Rego and Vieira (2012), Van de Walle (2009), Fonseca (2009), Carvalho (2009 ), among others. The results indicate there is fragility in Geometry knowledge from the students who finish High School, reflecting in limitations to solve problems. Also it reveals the potentialities that exist in the work developed from social interaction, raising a progressive communication that leads the students on reflecting by specific development in problems solving.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMedeiros, Kátia Maria de77270991472http://lattes.cnpq.br/9356901445058009Rêgo, Rogéria Gaudêncio do30911613404http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Nasser, Lilian18595006768http://lattes.cnpq.br/4694849346110414Meira, Gilmara Gomes2016-07-22T15:09:19Z2015-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEIRA, G. G. Comunicação e resolução de problemas utilizando o modelo Van Hiele para a exploração geométrica em sala de aula. 2015. 164f. 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