A retextualização como estratégia de leitura e escrita em sala de aula: elaboração de modelos didáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3817 |
Resumo: | O fato de muitos alunos iniciarem e terminarem o Ensino Fundamental sem desenvolver as habilidades de produção textual, sejam elas orais ou escritas, preocupam os professores de Língua Portuguesa. Tal problema aponta para a necessidade de novas práticas de ensino da língua, que tradicionalmente, abriu pouco espaço para o trabalho com questões relativas à produção textual, pensando nisso, este trabalho teve como objeto de estudo os processos de retextualização dos gêneros textuais discursivos orais e escritos. Tendo como objetivo geral propor um caderno de atividades que servisse de base/modelo para exercícios com retextualização dos gêneros textuais/discursivos nas aulas de produção textual, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se buscar estratégias didáticas que contribuam para aprimorar o nível de desenvolvimento da escrita nos alunos do Ensino Fundamental, tornando-os mais autônomos e competentes. As bases teóricas que fundamentam este estudo são: Bezerra (2003), Machado (2007), Marcuschi (2003, 2008) e Schneuwly & Dolz (2004, 2010) sobre os gêneros textuais; Marcuschi (2003, 2010), Matêncio (2002, 2003) e Dell`Isola (2007, 2012) sobre o trabalho com os gêneros textuais e o processo de retextualização; Marsaro-Pavan (2007) e Rojo (2012, 2017) abordando os protótipos de ensino e a BNCC (BRASIL/MEC 2017) como norteadora das orientações normativas do Ensino Básico. A metodologia da nossa pesquisa apresentou natureza qualitativa, uma vez que fizemos uma avaliação reflexiva das atividades elaboradas para compor o caderno de atividades. Para a execução da proposta foram elaborados modelos de atividades de retextualização com gêneros orais e escritos para compor o caderno de atividades. Assim, esperamos que as aulas de produção textual, muitas vezes descontextualizadas e desprestigiadas, tenham um viés mais significativo ao utilizarem as atividades de retextualização nas suas abordagens em sala de aula. |
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A retextualização como estratégia de leitura e escrita em sala de aula: elaboração de modelos didáticosGêneros Textuais.Retextualização.Produto didático.Ensino.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO fato de muitos alunos iniciarem e terminarem o Ensino Fundamental sem desenvolver as habilidades de produção textual, sejam elas orais ou escritas, preocupam os professores de Língua Portuguesa. Tal problema aponta para a necessidade de novas práticas de ensino da língua, que tradicionalmente, abriu pouco espaço para o trabalho com questões relativas à produção textual, pensando nisso, este trabalho teve como objeto de estudo os processos de retextualização dos gêneros textuais discursivos orais e escritos. Tendo como objetivo geral propor um caderno de atividades que servisse de base/modelo para exercícios com retextualização dos gêneros textuais/discursivos nas aulas de produção textual, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se buscar estratégias didáticas que contribuam para aprimorar o nível de desenvolvimento da escrita nos alunos do Ensino Fundamental, tornando-os mais autônomos e competentes. As bases teóricas que fundamentam este estudo são: Bezerra (2003), Machado (2007), Marcuschi (2003, 2008) e Schneuwly & Dolz (2004, 2010) sobre os gêneros textuais; Marcuschi (2003, 2010), Matêncio (2002, 2003) e Dell`Isola (2007, 2012) sobre o trabalho com os gêneros textuais e o processo de retextualização; Marsaro-Pavan (2007) e Rojo (2012, 2017) abordando os protótipos de ensino e a BNCC (BRASIL/MEC 2017) como norteadora das orientações normativas do Ensino Básico. A metodologia da nossa pesquisa apresentou natureza qualitativa, uma vez que fizemos uma avaliação reflexiva das atividades elaboradas para compor o caderno de atividades. Para a execução da proposta foram elaborados modelos de atividades de retextualização com gêneros orais e escritos para compor o caderno de atividades. Assim, esperamos que as aulas de produção textual, muitas vezes descontextualizadas e desprestigiadas, tenham um viés mais significativo ao utilizarem as atividades de retextualização nas suas abordagens em sala de aula.The fact that many students start and finish elementary school without developing textual production skills, whether oral or written, worries Portuguese language teachers. This problem points to the need for new practices in the teaching of the Portuguese language that traditionally opened up little space for working with issues related to textual production. With this in mind, this work has as its object of study the processes of retextualization of oral and written textual genres. With the general objective of proposing a notebook of activities as a basic service / model for exercises with retextualization of textual / discursive genres in textual production classes, this research is justified by the need to search for didactics that contribute to the level of writing development elementary school students, making them more autonomous and competent. The theoretical bases that underlie this study are: Bezerra (2010), Machado (2007), Marcuschi (2003, 2008) and Schneuwly & Dolz (2004, 2010) about textual genres; Marcuschi (2003, 2010), Matêncio (2002, 2003) and Dell`Isola (2007, 2012) on working with textual genres and the retextualization process; Marsaro-Pavan (2007) and Rojo (2012, 2017) addressing teaching prototypes and BNCC (BRASIL / MEC 2017) as guiding the normative guidelines of Basic Education. The methodology of our research presents a qualitative nature, since it announces a reflexive evaluation of the activities designed to compose the activity booklet. For the execution of the proposal, models of retextualization activities were elaborated with oral and written genres to compose the activity booklet. Thus, we hope that textual production classes, often decontextualized and discredited, have a more significant bias when using them as retextualization activities in their approaches in the classroom.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, FátimaAquino, Maria de Fátima de SouzaCavalcanti, Marineuma de Oliveira CostaLins, Juarez NogueiraXavier, Marcelo Avelino2021-11-16T16:50:30Z2999-12-312021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXavier, Marcelo Avelino. A retextualização como estratégia de leitura e escrita em sala de aula: elaboração de modelos didáticos. 2021. 137 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira - PB .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3817porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-16T16:50:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-16T16:50:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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